Meu Anime #2

Meu-Anime-2Segundo artigo da coluna! Ainda é muito cedo para dizer que venci a mortalidade infantil mas prometo continuar me esforçando! Gostei bastante do retorno que deram ao primeiro artigo e de todos aqueles comentários, mesmo de quem discordou de mim. Discordar faz parte, afinal.

Uma coisa que algumas pessoas perceberam e apontaram nos comentários foi como a semana havia sido “morna”, com a avassaladora maioria dos animes recebendo 3 estrelas (de 5 no total) segundo minha opinião. Nesse a situação é bem diferente: vários episódios muito bons e o número de episódios ruins também aumentou.

A novidade fica por conta de um anime a mais na lista: Prince of Stride. Acho que eu já havia adiantado que ele entraria na coluna essa semana, não é? Há outros que estou assistindo e pretendo me esforçar para tirar do atraso, mas vai ser um pouco mais difícil porque estou bastante atrasado neles.

Como antes, participem, comentem, digam o que estão assistindo e o que estão achando dos animes da temporada! Na coluna dessa semana, animes que saíram por aqui mais ou menos na semana de 21 a 27 de fevereiro.

Active-Raid---8.mkv_001407.072

Active Raid

Episódio 8

A ex-namorada do Sena consegue ser bastante rancorosa e ranzinza hein? E sobre o mau funcionamento no willwear protótipo dela ao mesmo tempo em que uma bomba havia sido instalada tão cuidadosa e perigosamente em um prédio (por sorte – sorte? – em construção) depois de outras missões menores que como bem apontado por alguém que não lembro quem foi dentro do anime pareciam projetadas para testar o willwear, pergunto: será que tem a ver com uma das duas organizações conspiradoras? E será que o exército participa? O exército queria, afinal, fazer algo proibido por acordos internacionais.

Nota: ??

Ajin

Episódio 6

O anime retorna depois de uma semana misteriosa fora do ar. Talvez seja por isso que os episódios 4 e 5 saíram ao mesmo tempo, para compensar o hiato vindouro? Enfim. Episódio de fuga. Algumas revelações importantes, disputando o lugar de maior revelação o fato de que ajins podem morrer e a personalidade “vulcana” do Kei.

Nota: ???

Ao no Kanata no Four Rhythm

Episódio 7

A garota nova com a tal tática nova “que não devia existir” mais atrapalhou do que ajudou o episódio, mas bom, é compreensível, o número de episódios e o tempo são limitados, isso precisava estar aqui. De todo modo, no anime falam em “dominar” mas não é bem isso, é que esse esporte é confuso, mas na prática se trata de humilhar o adversário desnecessariamente. O ponto alto foi, como esperado, a Misaki. Ela está bastante deprimida e ao fim do episódio saiu do time. O problema dela não é não ser tão boa quanto achava que era, mas um tema que histórias de esporte costumam narrar com frequência: o conflito entre talento natural e trabalho duro. A Misaki não está deprimida por ter perdido para o Shindou, ela está deprimida porque a Asuka, contra o mesmo Shindou, foi muito melhor do que ela embora há pouco tempo não conseguisse nem sair do chão. A Asuka é um talento nato e a Misaki sente que não importa o que faça existe uma barreira que para ela é intransponível – e por isso o Flying Circus deixou de ser divertido para ela.

Nota: ???

Assassination-Classroom-2---8.mkv_001031.617Assassination Classroom 2

Episódio 8

A participação da Irina foi diferente do que eu esperava mas mesmo assim muito boa. Dos adultos do anime ela sempre foi a mais jovem, mais imatura, enfim, a mais próxima dos alunos. Uma sequência em particular nesse episódio explora isso de forma belíssima, conforme uma das alunas explica para o professor Karasuma que ela deve simplesmente ter sofrido dificuldades demais enquanto cresceu, se tornando uma adulta incompleta – e visualmente o anime representa isso como um quebra-cabeça da Irina durona sendo montado por cima de uma Irina pequena e assustada. O professor Karasuma foi o herói do episódio e teve tempo ainda para ser galanteador com a professora Irina no final.

Nota: ????

Boku Dake ga Inai Machi

Episódio 8

Satoru conseguiu dar passos largos no sentido de mudar a vida da Kayo, mas sem saber quem é o assassino ele não chegou nem perto de mudar o principal – o professor continua tendo-a na palma da mão. Ele chegou a se irritar quando não sabia onde ela estava, mas depois tudo voltou ao normal. O clima do episódio em si foi bem mais leve e foi bonito assistir a Kayo se emocionar e tudo mais, mas apesar de tudo ela é apenas uma personagem coadjuvante então esse foi o episódio mais fraco do anime até agora. E foi um episódio fraco que mesmo assim foi melhor que muito ponto alto de vários animes da temporada.

Nota: ???

Bubuki-Buranki---7.mkv_001310Bubuki Buranki

Episódio 7

Como suspeitei, os companheiros da Reoko enganaram sim os moleques mas não estavam mal intencionados, bem pelo contrário. E a própria Reoko compartilha a mesma postura. O protagonista se comportou meio como um autista o episódio inteiro ignorando o que seus companheiros falavam e no final descobriu como chegar à Ilha do Tesouro. E aí sua irmã finalmente reapareceu, e ela sim parecer ter endoidado no melhor estilo Chapeleira Louca.

Nota: ????

Dagashi Kashi

Episódio 7

Ao invés de episódios de praia, todos os animes deveriam ter episódios de festival! Festivais são legais de verdade e não precisam apelar para garotas seminuas. Dagashi Kashi essa semana é episódio de festival! Yay! A Saya estava linda de yukata!

Nota: ???

Dimension W

Episódio 7

Episódio fantástico em unir não apenas todos os personagens, como eu já havia previsto, mas todas as tramas do anime. E tudo gira ao redor do Kyouma: para salvar sua namorada que tinha uma doença degenerativa ele se uniu à Grendel, que era uma unidade militar do Dr. Yurizaki cuja esposa era especialista em próteses médicas com bobinas. As divisões internas na New Tesla causaram a guerra, da qual o Kyouma participou e da qual a última batalha foi a fatídica na Ilha de Páscoa, e anos mais tarde tomariam a vida da família do próprio Dr. Yurizaki – não antes dele terminar a Mira, que é, de certa forma, o pináculo do projeto com o qual a Dra. Yurizaki tentou salvar a namorada do Kyouma, mas não conseguiu. E agora, a Mira está ao lado dele, que parece cego para tantas coincidências!

Nota: ????

Durarara!!x2-Ketsu---7.mkv_001215Durarara!!x2 Ketsu

Episódio 7

O anime voltou ao que importa! Teve Celty (oh, bem, aquela massaroca que é a Celty, nesse momento ela é quem menos conta), a Kujiragi, o Yagiri, a Vorona (que eu juro que todo mundo pronuncia Varona, mas tá bom né), e, o maior de todos, o grande Ciclista Negro Shizuo! Ah, e o Izaya também, quando ele aparece pra brigar feito gato e rato com o Shizuo ele é legal (mas espero que ele morra logo). Para completar, a Namie entrou em frênesi raivoso e está provocando o Mikado revelando tudo o que sabe sobre todo mundo do Dollars, e o Mikado parece ter perdido a calma irritante que ele vem conseguindo manter desde a temporada anterior.

Nota: ???

Gate 2

Episódio 8

O que a Tyuule quer afinal? Era a destruição do Império, não era? Por que está se expondo mais e causando mais confusão além disso? E como ela esconde aquele porco na bunda dela? Mas bom, eu estava achando o episódio interessante, se não bom, porque pelo menos estava focado nas questões diplomáticas centrais do anime, muito embora a posição do Japão seja intransigente demais – mas isso é compreensível, há cidadãos japoneses virtualmente cercados na capital do Império. E no final o diplomata jogou tudo pro ar pra salvar uma garotinha – estava bonito até! Até o subtexto pedófilo tornar-se proeminente. Tudo bem ele falar que vai casar com a garota de doze anos, falo sério, era uma situação de emergência e essa poderia ser mesmo a única solução, mas toda a montagem da cena a seguir, com ele a abraçando enquanto o sol nasce, aquele enquadramento que sugeriu um asqueroso beijo entre adulto e criança, que horror, que horror. E ele criou um problemão diplomático com isso ainda por cima. Mais um episódio maravilhoso.

Nota: ??

Grimgar of Fantasy and Ash

Episódio 7

Episódio de treinamento. Conseguiram novas armas, novos equipamentos, mas como continuam sendo um grupo de fracos, pobres e covardes jogando em um servidor hard estão fazendo isso farmando goblin. Pelo menos aos poucos estão se entendendo com a Mary.

Nota: ???

Iron-blooded-Orphans---20.mkv_000051Gundam: Iron-blooded Orphans

Episódio 20

Vinte episódios depois finalmente a missão original foi cumprida: a Tekkadan levou a Kudelia até a Terra! Isso é só o começo da parte mais política da missão, e parece que nem assim eles vão ter folga na parte militar. Para complicar as coisas, Orga e Biscuit se desentenderam quanto aos objetivos (e necessidade de assumir riscos) da Tekkadan, com o gordinho mais simpático da temporada se abalando com as últimas palavras que recebeu de seu irmão e decidindo abandonar a Tekkadan. Ainda bem que no meio desse monte de crianças tem alguns adultos para colocar um pouco de juízo na cabeça deles, né?

Nota: ???

Haruchika

Episódio 8

Se Haruchika é só um slice of life vale até episódio sobre a tia da garota que não entrou para a banda porque tem problemas auditivos, suponho. Não vou dizer que foi de todo ruim, pelo contrário, foi bastante interessante mas a falta de foco do anime ainda incomoda demais. Não é que eu não goste de slice of life, é que eu sei que isso não é só um slice of life: eles estão montando uma banda e treinando para se apresentar em um concurso.

Nota: ??

Kono Subarashii Sekai ni Shukufuku o

Episódio 7

Não disse no episódio anterior que parecia o fim? E foi mesmo. O Kazuma começa esse episódio morto. Depois o anime volta e conta a história de como ele chegou até ali. Mas o episódio em si foi morto. Eles já tinham enfrentado repolhos voadores, o que é absurdo mas eu consigo enxergar algum valor na estupidez da ideia. Nesse enfrentaram bolas brancas semi-disformes e um samurai translúcido – que foi quem matou o Kazuma. Mas tudo bem, KonoSuba não é sobre a ação. Morto, Kazuma finalmente percebeu o quanto havia se apegado a suas novas amigas desastradas e desastrosas. Enquanto ele falava, quase nenhuma animação nova: apenas flashbacks dos episódios anteriores, e nem eram cenas que permitissem uma interpretação diferente. Sei lá, ele poderia estar falando como as odiava mas imaginar cenas em que se divertiam. Não aconteceu, e parte do problema é que eles nunca se divertiram. Até acho difícil acreditar que ele tenha se apegado a elas, mas tudo bem. E a atuação do dublador foi uma lástima. Ele atua muito bem para interpretar o Kazuma cínico ou o Kazuma cruel ou o Kazuma indiferente, mas o Kazuma emotivo simplesmente não existiu – e ainda assim, estava lá o Kazuma a se emocionar. Mas tudo bem, KonoSuba não é sobre drama. Oh, bem, as piadas do episódio foram poucas e fracas. Eu já disse que eles enfrentaram bolas brancas semi-disformes e um samurai translúcido?

Nota: ??

Koukaku-no-Pandora---8.mkv_001556Koukaku no Pandora

Episódio 8

Melhor episódio de Koukaku no Pandora até agora, sem dúvidas. A ação foi diferente do normal, as androides não tiveram que enfrentar ninguém, mas sim salvar pessoas de um incêndio – e isso lembrou a Nene de seu próprio passado. Parece que ela foi abandonada pelos pais durante um desastre, e o resultado disso é seu corpo mecânico. O prefeito primeiro achou que Nene e Clarion eram robôs e não pessoas com corpos totalmente robóticos (como todo mundo confunde, aliás), e mudou completamente de comportamento ao descobrir que eram humanas (como todo mundo faz!). Mas ao contrário de todo mundo, ele não deixou de se fazer a pergunta, mesmo que elas estivessem salvando a vida dele: quando um humano se torna tão robô assim, ele continua sendo humano? A Clarion particularmente eu nunca consegui ver como uma humana. Ela tem e fala em “diretivas”, e parecia ser mesmo programável para obedecer a Uzal, então ela ainda é humana? Mais ainda: ela nunca expressa emoções. Mas eis que justamente a Clarion sorriu nesse episódio. Ela é humana?

Nota: ????

Myriad Colors Phantom World

Episódio 8

Episódio “obrigatório” de (mostrar as garotas seminuas na) praia/piscina/termas. E é tão preguiçoso que ao invés de levar os personagens até lá, as termas vão até os personagens. Usou uma das prerrogativas do anime? É, usou, tá. Foi um episódio horrível, já escrevi demais.

Nota: ?

Prince-of-Stride---8.mkv_001742Prince of Stride

Episódio 8

Faltou no artigo anterior porque eu estava atrasado, mas agora assisti tudo! Eu gosto da arte de Prince of Stride, a paleta de cores, o traço, e a grande saturação, contraste e brilho que o anime tem, além dos elementos visuais que ele usa. É tudo muito bonito e sem dúvida combina com um anime esportivo ao ar livre. Mas o esporte em si … eu esperava bem mais. Estamos falando de parkour/free running aqui, poxa vida! Mas bom. O episódio 8 pelo menos foi muito eficiente em usar aqueles mesmos elementos gráficos que eu citei acima para dar o clima pesado que foi a derrota esmagadora da equipe para a outra liderada pelo pai de uma protagonista e cujo principal corredor é o irmão de outro protagonista: estava bem mais escuro, às vezes cinzento. Merece uma nota alta pela incrível direção de arte que não está ali só para enfeitar, mas para ajudar a contar a história.

Nota: ????

Schwarzesmarken

Episódio 7

Os bravos soldados lutam em terra estrangeira para proteger seu país, mas correm o risco de quando voltarem seu país não existir mais! É um tema interessante, não é? Com grandes sacrifícios (mas nenhuma baixa) o Esquadrão 666 conseguiu cumprir suas missões no episódio, mas foram atacados por traidores tão logo voltaram. A novidade? A Lise é mesmo uma traidora. Outra novidade? O Theodor foi mesmo pra cama com ela no episódio anterior, e ainda bem que sua unidade é sossegada com isso porque todo mundo ficou sabendo mas nenhum deles recebeu qualquer tipo de punição.

Nota: ???

Shoujo-tachi-wa-Kouya-wo-Mezasu---8.mkv_001902.942Shoujo-tachi wa Kouya wo Mezasu

Episódio 8

Mais um episódio chato desse anime chato e sem nada de especial. Eu queria colocar uma imagem da Yuuka dormindo engraçado para ilustrar, mas a droga da Kuroda tinha que ir lá e beijar o Buntarou. Bom, agora já são duas oficialmente apaixonadas pelo protagonista. Qual será a próxima? Aposto no Atomu!

Nota: ??

Shouwa Genroku Rakugo Shinjuu

Episódio 8

Oh, então o Yakumo gostava mesmo da Miyokichi, só evitou se envolver demais porque “pegava mal”? E por isso vai se separar dela também? Bom, eu acertei que ele estava querendo se separar e só não tinha coragem de dizer isso. A Miyokichi diz que sente isso com todas as letras, e ela está certa. Tradicionalista como ele é, isso é esperado. O Sukeroku é o contrário dele, então dá para entender como ele e a Miyokichi podem acabar juntos. A animação essa semana foi excelente e o episódio explicou várias coisas – está tudo virtualmente pronto para o grande final.

Nota: ????

Fabio já está pensando no que vai assistir temporada que vem.
 
Ele tem seu próprio blog e você pode encontrá-lo no facebook também.