Mais...
    InícioAnimeO desgoverno de Naruto

    O desgoverno de Naruto

    Artigo enviado por Adam.

    Gente, Adam aqui novamente pra falar de um assunto que me peguei pensando por conta das questões políticas que se passam aqui no Brasil em relação ao novo governo, sem entrar nos méritos disso porque não é o foco, lembrei do da revolução aleatória que o Sasuke quis no fim do mangá de Naruto.

    Lembrando antes de mais nada, sem discussões desnecessárias, ultimamente em tudo temos que colocar a política, sejamos otakus de boas e façamos críticas com educação.

    Vou ser objetivo e falar a realidade: O governo do anime Naruto é o pior tipo possível e vou expor os pontos do porquê disso.

    1° Ponto: Escolha

    Se formos pensar quando a Tsunade virou Hokage, a escolha foi totalmente estranha. Os anciãos da vila simplesmente decidiram colocar o Jiraiya no lugar do Sarutobi e ele disse não, mas disse que arranjava outra pessoa e eles simplesmente concordaram, basicamente quem decidia isso era um pequeno grupo, não o povo da vila, e ainda por cima aceitaram o que ele disse como se fosse bem normal dizer que não quer governar e ainda tem alguém pra ficar no lugar.

    As outras vilas tem critérios próximos, mas no fundo a realidade é que os anciãos escolhem quem tem algum apoio popular acima da média, para que não tenham problemas, “Era discípulo do terceiro hokage, então deve ser um bom comandante”. O único que foi diferente era o 4° Hokage, ele foi nomeado com o 3° ainda vivo, porque todo mundo o amava e o considerava um herói, porém não faz sentido algum isso, já que depois da morte dele não colocaram mais ninguém pra ajudar o 3°.

    2° Ponto: Tempo

    Vamos ser sinceros, os kages só se aposentam se morrerem, o Kishimoto só foi mudar isso literalmente no último capítulo de Naruto onde parece que a troca de cargo é exercida mais frequentemente, mas simplesmente para o Naruto poder terminar como Hokage. Antes disso eles só saiam do posto quando morriam, literalmente em todas as vilas foi assim.

    É um tempo de carreira muito considerável se pensarmos no fato do escolhido ter o domínio pra afundar uma vila inteira e não existir processo de impeachment, o único que tentou isso foi o Madara de maneira pouco dialogável.

    3° O governo do Naruto

    Quero escrever sobre a vida pessoal do Naruto depois, mas sobre ele ser hokage mostra o quão falho pode ser um sistema com um governo pouco efetivo.

    Ele literalmente deixa o Orochimaru viver tranquilamente fora da vila, o cara que matou o hokage anterior recebe licença pra viver e conduzir experimentos pouco aceitáveis e mesmo assim o Naruto parece aceitar isso sem nenhum tipo de problema, quem não lembra dos capítulos especiais 700.1 até o 700.12? O cara aparece com cara de mulher e ninguém para pra fazer uma fiscalização do que ele está fazendo, e ainda diz que o inimigo do arco foi experimento dele, tranquilo.

    Outro ponto é o Kabuto, o ser que fez tanta gente morrer simplesmente virou dono de um orfanato, mas sejamos sinceros, se você fosse deixar seu filho com alguém e visse um cara igual ele, o que você pensaria? Eu olho pra ele e não consigo deixar de pensar que as crianças somem do nada com ele.

    Esses pontos mostram o quão frágil é um sistema com um cara só no comando. Pensei na revolução proposta pelo Sasuke que todos criticam, mas se pararmos para pensar aceitamos ela com um outro personagem. Advinha quem? Kira.

    O sistema a ser implantado era um cara com um poder descomunal que vive nas sombras cuidando para que a justiça fosse plenamente executada sendo que o ideal de justiça varia de pessoa pra pessoa, porém o dele seria definitivo, até todos aceitarem o fato que tinham um protetor que também não deixaria de executar qualquer um que fosse longe demais das regras. Literalmente um Death Note humano.

    O fato é que não aceitamos porque temos algo contra o personagem, mas muitas vezes aceitamos com outro personagem a mesma perspectiva.

    Pra finalizar, sabe porque de toda forma isso tudo é errado? Porque o povo depende demais de um e não tem muitas vezes formas de fazer nada, um ensino simples, porém efetivo é um versículo que diz que se o governante for justo o povo será feliz e se o governante for injusto o povo será infeliz (Provérbios 29:2). Isso vale para todos nós.

    Espero que tenham gostado, poderia ser maior, porém é muita coisa e penso em condensar melhor as coisas, logo teremos mais novidades. Se tiverem críticas ou dúvidas podem mandar mensagens que irei responder, assim como sugestões de animes para gerar um texto ou de temas mesmo.

    Obrigado por lerem.

    Helder Archer
    Helder Archer
    Fundou o OtakuPT em 2007 e desde então já escreveu mais de 50 mil artigos sobre anime, mangá e videojogos.

    Artigos Relacionados

    44 COMENTÁRIOS

    Subscreve
    Notify of
    guest

    44 Comentários
    Mais Antigo
    Mais Recente
    Inline Feedbacks
    View all comments
    Wesley GS
    Wesley GS
    26 , Agosto , 2019 6:29

    Tem um erro muito grande ai, os anciões não decidem quem vai ser hokage, eles indicam 1 e o senhor feudal escolhe, donzou virou hokage em contra partida as indicações dos anciões, quanto a questão de morte, quem viu o anime sabe que o substituto sempre foi escolhido com o antecessor ainda vivo, do segundo ao sexto o entecessor sempre esteve vivo

    Não sei.
    Não sei.
    26 , Agosto , 2019 6:29

    Não quero falar sobre o modo do governo e sim algo que você disse que me intrigou, do Kabuto que ele agora é dono do orfanato e você não achou muito justo, – na minha opinião – eu acho que o anime tenta mostrar que existe segunda chance. Um exemplo: Um moço foi preso, passa 6 anos na cadeia, quando é solto ele muda de vida. Na minha opinião eu vejo isso.
    Eu aceito ler a opinião de todos, então espero que aceitem a minha e não saiam xingando.

    Rafaela Rezende
    Rafaela Rezende
    26 , Agosto , 2019 6:29

    Que artigo sem pé nem cabeça.
    As primeiraa duas colocações nem sem falam. Tá faltando dados do mangá.

    A última e mais polêmica
    Orochimaru: O sennin tá tão OP que concordo em vigia-lo. Fora que ele deve estar ajudando na parte da Kaguya. As pesquisas dele com Mitsuki claramente envolve os Ootsukis. Mitsuki afirmou em Boruto que Orochimaru aguentaria Sasuke e Naruto. Acho que a “prisão domiciliar ” sob vigilância 24 horas é a melhor escolha.

    Kabuto: Provavelmente deve ter sofrido uma punição e está em “prisão domiciliar ” no orfanato. Como citaram, tem a novel do Kakashi hokage em que uma mulher no final assume a direção do presídio. Ela também é uma criminosa terrorista, mas Kakashi a deixa assim porque ela foi vítima em dado momento.
    Acho que Kabuto foi enquadado nisso. Foi considerado seu arrependimento e seu passado. Então, sua punição é auxiliar no orfanato e cuidar das crianças das muitas ficaram órfãs até por conta dele mesmo. Não duvido que ele também seja vigiado. Porém, não acho que ele auxilie com pesquisas de Kaguya.

    Como alguém comentou o lema de Naruto parece ser “Bandido bom é bandido trabalhador”. Os caras fizerem muito mal, mas mata-los não vai consertar em nada. Usá-los na reparação é bem mais útil.

    Joelson De Oliveira
    Joelson De Oliveira
    26 , Agosto , 2019 6:29

    Se n fosse tudo definido por uma pessoa colocada la democraticamente e todos decidirem fazer uma escolha seria completo caos

    OtakusTudo
    OtakusTudo
    26 , Agosto , 2019 6:29

    Não sei em que ponto quiseram chegar nessa questão de política, mas se assistir a bosta do boruto iram ver o desenrolar de algumas pontas soltas. Apos a ultima grande guerra, creio eu analisem de novo, que o orochimaru e jabuti continuaram a ser vigiados porem tiveram meio que um perdão pq meio que depois de tanta merda eles acharam a solução pra ajudar o que sobrou da humanidade. O bastao de hokage meio que ficou maleável depois do 3° ele queria um jovem pra ficar no seu lugar e meio que se aposentar e passou essa pro Minato 4°. Toda historia e baseada em meio termo, sasuke e um que era pra estar preso e pagando pelos seus crimes tbm, entretanto meio que se arrependeu e passou a ser guardião da msm vila que tentou destruir… Não levei em consideração a nenhum dos personagens agiu errado era pra estar pagando! Ate o Itachi tbm deveria pagar se estivesse vivo, porem é só um anime precisam os levar em consideração, realidade x ficção ne ???? Nada é muito diferente sendo que um governo oriental não pode nem ser equiparado ao nosso… E a cultura deles se verem com os olhos deles entenderam meio que o anime ?????? e quanto ao governo do Brasil sem comentários, esperamos melhoras. ?

    Caiocairo
    Caiocairo
    26 , Agosto , 2019 6:29

    Vc falou tanta merda,que vc mesmo se contradiz,o terceiro Hokage quando quis se queria que o Jiraya fosse seu sucessor, porém o sannin não quis, Orochimaru pensou que ia se indicado porep Sarutobi conhecia seu aluno e sabiá das suas ambições e comportamento, assim decidiu que Minato por ser um grande ninja e discípulo de seu aluno seria a melhor opção para se tornar Hokage,outra merda que vc diz é que o autor mudou o tempo de aposentadoria de kage só para que narutN se tornaset Hokage já que o 4° Hokage foi elegível quand 3° ainda era vivo e que não se foi votado nenhum outro para o cargo pois não tinha ninguém com poder e sabedoria para se tornar Hokage,fazendo com que o 3° voltasse ao cargo, fora que a palavra kage não tem nada a ver com presidência já que TD vila é comandada por um senhor feldal,as vilas ninjas são nada mais do que exercitodessae nação,ou seja um kage nada mais é do que um general ou um ministro da defesa

    Alexandre
    Alexandre
    26 , Agosto , 2019 6:29

    Isso é papo de quem não conhece a história do anime direito é seus personagens. Todos merecem segundas chances.

    Carloskout
    Carloskout
    26 , Agosto , 2019 6:29

    1* Governar não é impor, sasuke tá mais pra um Darth Vader do que um justiceiro. Leis são de acordo com o senso comum da sociedade que se vive, se o sasuke quer impor algo que não é normal a ela e tornar isso uma lei já gera um problema, pois as regras sempre tem um criador e se vc discordasse vc seria morto segundo a lógica do sasuke.
    2* o naruto e um ótimo governante, ele sabe passar bem o que é um governante amado nos dias de hoje, uma pessoa que debate , que prefere discutir e ouvir e respeitar opiniões do que simplesmente matar quem discorda, isso é tanto bom pra uma sociedade justa tanto pra uma economia promissora.

    3* na vida real o tempo passa, passamos por monarquias, ditaduras e hoje somos repúblicas, o mesmo vale pro naruto.

    Igor
    Igor
    26 , Agosto , 2019 6:29

    Teve um arco que explicou o porquê do Minato ter sido nomeado com o Hiruzen ainda vivo

    Luciano Oliveira
    Luciano Oliveira
    26 , Agosto , 2019 6:29

    Bacana seu ponto de vista, porém creio que os Kages comandam as vilas e não os países inteiros. Para isso exestiam os senhores feudais (que por sinal tinham que participar nas escolhas dos seus respectivos Kages). E além disso, se não me engano, quando o Sarutobi sensei indicou o Minato para ser Hokage, ele o fez para se apresentar, tanto que após a morte do Minato, Ele volta a ativa como 3°Hokage.

    Rodrigo Pereira
    Rodrigo Pereira
    26 , Agosto , 2019 6:29

    o Bunka Pop fez um bom video sobre governo nos animes, e o sistema de poder de Naruto é uma Oligarquia, onde o poder é concentrado na mão de poucos, porém com Naruto se tornando o Herói da vila, certamente houve pressão popular para que ele fosse o líder no lugar do Kakashi, que só se tornou líder pq o Naruto não estava preparado e era já uma antiga opção para Hokage, porém vc pode perceber um padrão em quem assume a liderança, normalmente é um discípulo ou parceiro de um Hokage anterior. Sobre o Orochimaru e o Kabuto, provável que receberam perdão pela ajuda no final da Guerra Ninja, Orochimaru por ressuscitar os Kages que fizeram uma grande diferença na batalha e o Kabuto, não lembro direito, mas depois de reaver a consciência do jutsu do Itachi ele fez algo não? até parei pra pesquisar, mas não achei, mas tenho a vaga lembrança das pessoas surpresas com ele chegando e curando alguém

    Anonimos
    Anonimos
    26 , Agosto , 2019 6:29

    Como q alguém perde tempo escrevendo algo tão sem lógica kklkkkl
    Mds esse não sabe de nada do universo de Naruto

    GuiZoide
    GuiZoide
    26 , Agosto , 2019 6:29

    naruto se passa na era feudal mano então so os senhores feudais e ancioes decidiam, e cara kkkk o sarutobi não morreu pra surgir o 4º hokage (minato pai de naruto) então meio q sua analogia com a atualidade não faz sentido pq a historia se passa em era de poder diferente.

    Jessé Oliveira
    Jessé Oliveira
    26 , Agosto , 2019 6:29

    caraca se todos não perceberam Naruto é um anime na era feudal os anciãos são senhores feudais então são os únicos com poder político paraescolher como o hokage deve agir que ate mesmo o hokage ta abaixo deles é um sistema simoles e exato. e2 um governo ja existente nao é democracia simples assim então não ha por que questionar isso . é mais creio que para o Naruto e mais fácil manter o orochimaru sobre sua vigilância. do que esperar q o pesquisador maluco q dividiu a suas celulas em varias pessoas ressurgiram outra vez do nada como ja vez carias vezes com o intuído de destruir tudo ao menos está colaborando. alguém de nível muito alto q pode dar muita dor d cabeça

    Gabriela
    Gabriela
    26 , Agosto , 2019 6:29

    Grande merda o povo tá confundindo o mundo de Naruto com a vida real, pelo amor de Deus né? Se você que um anime perfeito então faça você ué. Isso é um anime não um sistema presidencial.

    Mystogan Caixeta
    Mystogan Caixeta
    26 , Agosto , 2019 6:29

    Naruto: Bandido bom é bandido trabalhando!
    Eles tem uma vigilância em cima das pesquisas do Orochimaru e provavelmente do Kabuto também.

    Mackson Freitas
    Mackson Freitas
    26 , Agosto , 2019 6:29

    Em relação ao Orochimaru,ele mudou desde o começo da Grande guerra,acho q depois de ter morrido e quase ter ido p buraco de novo,o Yamato ta lá de enfeite de vigia,só p ar um ar cômico mesmo.
    O kabuto realmente teve que mudar p sair do Izanami,ele queira ser tanta coisa que não sabia mais quem ele era e o jutso o ajudou a se descobrir.
    O discurso no Jutsu de Naruto é o poder mais forte p governar..?

    victor
    victor
    26 , Agosto , 2019 6:29

    Cara, todo respeito, muito confuso, você julga as coisas com seu preconceito ocidental, onde a democracia é cultuada, mas esquece que é uma história Made in Japan. Fora alguns pontos tecnicamente errados: 1° Hiruzen Sarutobi/Sandaime Hokage abriu mão do cargo antes de morrer, mas Minato morreu e ele voltou pro cargo. 2° Não foi Naruto em si que decidiu o que fazer com Orochimaru, ele não era Hokage na época, MAS ele aceitou o acordo, quem fez esse acordo foi Tsunade+Kakashi+Anciões. O mesmo vale pro Sasuke. 3° A história mostra que os comandantes são aqueles que tem força pra impor sobre os demais, uma época em que o poder militar era tudo.

    Renato Augusto
    Renato Augusto
    26 , Agosto , 2019 6:29

    Kkkkkkk cara quem escolhe o hokage e o sr feudal dono da terra os conselheiros indicam

    Pedro Marcos
    Pedro Marcos
    26 , Agosto , 2019 6:29

    A mente de Kabuto foi mudada por Itachi quando ele usou o Izanami ele se arrependeu de tudo que fez.

    Otaku MasterX
    Otaku MasterX
    26 , Agosto , 2019 6:29

    essa cena de os kages so se aposentarem depois de morrem não é verdade! O 3 hokage aposentou-se para a entrada do Minati, pai do Naruto, a Tsunade também se aposentou antes de morrer, sendo que ainda está viva, o mesmo aconteceu com o Kakashi! não acho estranho o que aconteceu com o Naruto!

    anderson juliano
    anderson juliano
    26 , Agosto , 2019 6:29

    Devolva meus 2 minutos

    Dougfulll
    Dougfulll
    Reply to  anderson juliano
    26 , Agosto , 2019 6:29

    kkkkkkkkk

    Matheus Santiago
    Matheus Santiago
    26 , Agosto , 2019 6:29

    O sistema de Naruto parece bem mais com um sistema feudal de poder, onde o kage é um vassalo/primeiro ministro/comandante de exércitos.

    Asuma Yon
    Asuma Yon
    26 , Agosto , 2019 6:29

    Lembrando que Vila de Konoha não é País do Fogo.
    Um arco filler abordou sobre o problema de ter dois reis atuantes.
    A Vila Ninja é o exercito do país, mas ela depende ainda do financiamento do Lorde Feudal, ele pode reduzir ou aumentar o investimento da vila. Por isso que na 4º guerra teve reunião deles antes de iniciar, era dinheiro deles e os mesmo tinham medo dos ninjas usarem seus investimentos contra eles no fim da guerra.

    1° Ponto: Escolha

    Você em sua analise excluiu praticamente o Lord Feudal, antes do Danzou ser escolhido como hokage, teve uma reunião, o Lord falou claramente que gostava mais dos seguidores do terceiro hokage. Porém, seus conselheiros, já comprados pelo Danzou, falaram que poderia confiar nele ou eles não iriam mais cooperar de forma politica e econômica com o lorde. Falaram mal das ações do sandaime. O Lord meio assustado, vendo que sem saída, aprovou o Danzou como hokage. Não teve decisão unanime de velhos e nem nada disso. Os anciões indicam os ninjas, mas o posto de Hokage só é aceito após a aprovação do Lord Feudal.

    O povo paga os impostos ao Senhor Feudal, ele administra o dinheiro e permite o crescimento do país. Não tem de povo escolher um líder de exercito sendo que eles nem sequer escolhem seus governantes políticos.

    Na vila da areia, é feita uma reunião em uma mesa redonda, mas também fica a um grupo pequeno. Nas demais nem mostrou…Talvez a da Pedro o Kage escolhia um aluno e este seria o próximo kage…

    Como condenar Konoha se nem as outras vilas temos dados direito….

    2° Ponto: Tempo

    Estamos falando de um líder de um exercito, se ele se dá bem com o Lord Feudal pra que trocar? No enredo é claro que as lutas internas são muito perigosas pois permitem ataque externo. Itachi matou seu clã pra evitar uma guerra civil e assim condenar não só Konoha e o País do Fogo. Não se mexe em time que tá ganhando.

    3° Ponto: Governo do Naruto

    Já ouviu falar no ditado “deixe seus amigos próximos e seus inimigos mais próximos ainda”.
    Sasuke, Orochimaru e Kabuto provavelmente tiveram um certo nível de perdão por colaborarem na luta contra a Kaguya. Sendo que o Kabuto foi vitima também do sistema shinobi de Konoha, fácil condenar ele depois de enganarem a mãe adotiva dele e por isso ele foi com Orochimaru.
    Orochimaru está sob vigilância, melhor deixar ele perto e vigiando do que tentar ir contra ele, o cara se esconder e voltar suas atividades criminosas. Nem Jiraya vigiando uma vida inteira pegou ele, agora que Mitsuki confirma que ele praticamente alcançou a imortalidade, vai fazer o que? Selar alguém que tem conhecimento de invocar mortos?
    Kabuto pode ter conseguido algo por ter sido vitima em dado momento, mesmo colaborando ativamente na guerra, o Naruto é bem capaz de ter dado essa carta branca por conta disso. Seria a unica chance dele também. Agora, ele está com umas 50 crianças geneticamente modificadas, vai me dizer que o povo vai adota-las e cuidar delas? Kabuto cuida exatamente daquelas crianças mais que orfãs, até as renegadas. Acho que ele deve ter pago alguma pena sim por um tempo e depois foi solto ou até é prisão domiciliar dentro do orfanato.
    Não sei se lembram, tem um filme onde o Kakashi é Hokage e deixa uma criminosa ser a diretora da prisão. Ela paga a sua pena, mas também chefia o lugar. (Motivo é pq ela perdeu seu marido e seu filho pequeno em um conflito, ou seja, também foi vitima).

    (se não lembram, Kabuto foi adotado por uma ex-ninja, Danzou a obrigou voltar a ativa ameaçando as crianças orfãs, Kabuto se torna ninja medico para ajudar a mãe, mas mesmo assim a mesma é enganada por Danzou e quase mata eu filho)

    O COMETA LOUCURAS
    O COMETA LOUCURAS
    26 , Agosto , 2019 6:29

    O sistema de vilas e países assemelhaase com o feudalismo. De um lado, os Daimyōs, os Senhores feudais, e do outro, os Hokages, que no caso são os Vassalos do Rei. É um sistema semelhante, porém com diversas mudanças, e o Naruto é como um Vassalo focado em poderio militar muito útil e é muito valioso para o Rei, no caso o Daimyō. Saco? De resto, concordo que é errado, mas classificar um mundo como Naruto com a atualidade é difícil. É mais como a Idade média, só que com menos Igreja catolica e mais paz idealizada (obvio, nao existe isso, em Naruto é um simples armistício)

    Caio Patrick
    Caio Patrick
    26 , Agosto , 2019 6:29

    A governabilidade das vilas de Naruto não podem ser comparadas com a nossa pois se assemelha mais com a monarquia. Provavelmente para nos levar a uma linha do tempo aonde as vilas estavam em desenvolvimento, assim como aconteceu com a maioria dos países chegando ao modelo de governo atual.
    Sobre o Horochimaro, Konoha não confia nele, por isso é vigiado o tempo inteiro, mas infelizmente o cara é um gênio e ajuda a vila com pesquisas.
    Kabuto só está livre pois conseguiu sair do Izanami. Um Dojutso do clã Uchiha, que se não me engano aprisiona a vítima em um ciclo infinito, obrigando-o a aceitar suas ações ruins e aceitar seu destino. E Kabuto surpreendentemente sai do Genjutso levando a acreditar que ele deixou a vida de crimes rs

    Dell Cordovil
    Dell Cordovil
    26 , Agosto , 2019 6:29

    O governo em Naruto funciona com duas grandes autoridades de cada país: Daimyõs e Kages.

    A função dos Daimyõs parece ser apenas simbólica e/ou bem pontual, além de monetária. No período da 4 Guerra Ninja, em quanto os Daimyõs estão sob proteção, a preocupação desses era apenas qual seria o título que os ninjas iriam receber ao fim da Guerra. Um dos ninjas que estava de guarda questiona seu companheiro algo como “O mundo está em guerra e eles estão preocupados com isso?”, a resposta do companheiro é algo como “Essa é a função deles”.

    Os Kages já parecem ser as maiores autoridades efetivas dos países. Isso se dá por um motivo, os países são governos completamente militares e os Kages representam a chefia desses. Uma crítica contra esse modelo de governo aparece na saga de Sora, ainda no início de Naruto Shippuuden, apenas na animação.

    Não existe votação, pois os governos são decididos pelos chefes militares maiores de cada vila principal de cada país, Conselheiros e/ou Kages. Não é uma democracia, mas um regime que pode ser visto como uma ditadura ninja. A participação civil no governo é nula, apenas os ninjas pertencem aos cargos de administração. O tempo de governo pode ser definido assim: “Até onde me der na telha”. Os Kages podem se aposentar quando quiserem. Alguns morrem no cargo, outros preferem sair antes. No caso de Konoha creio que o menor governo até agora tenha sido o de Kakashi e o mais longo de Hiruzen – carece de um cálculo mais minucioso comparando o tempo de Tsunade e Kakashi.

    Para compreender como se formaram esses governos temos que tomar o exemplo da Vila da Folha, a única de qual sabemos muitos detalhes sobre sua criação e desenvolvimento. A vila surgiu de um acordo militar entre os ninjas de dois grandes clãs. A gestão e controle da população era feito desde o início pelos ninjas. O diálogo com os outros países sempre se mostrou como um diálogo entre as forças militares desses.

    Algo que dificulta um pouco a análise é o fato de quase nada ser explicado sobre a motivação das grandes guerras. A disputa de território é mencionada, mas por conta de que? Alimentação, recursos naturais, conflitos entre clãs rivais? Com um aprofundamento disso poderíamos entender melhor como funciona o governo dos países.

    No entanto a participação civil parece ser nula nas decisões políticas, exceto a possibilidade de revoltas, mas os últimos que tentaram uma grande revolta foram os Uchihas, e olha no que deu.

    Sobre o governo específico de Naruto Uzumaki. Naruto chegou ao governo de Konoha em um momento de grande desenvolvimento da aldeia. Pelo que dá para perceber no anime e mangá, o governo de Kakashi Hatake foi responsável por maior parte do desenvolvimento que a aldeia se encontra. Dá para entender que os investimentos na área da tecnologia médica e militar estão ocorrendo há bastante tempo, seria entre o fim da Era Tsunade e toda a Era Kakashi. Com isso é de pensar que Naruto precisa apenas continuar o que já estava em desenvolvimento.

    Sobre Orochimaru: A decisão sobre o destino de Orochimaru é realizada em seguida ao fim da 4º Guerra. Ele adquiri grande liberdade por conta de ter ajudado a finalizar a guerra, como uma anistia, assim como Sasuke, depois de um tempo preso, apenas por intercessão de Kakashi. Em quanto Sasuke não é supervisionado, Orochimaru tem um supervisor exclusivo: O Capitão Yamato. Yamato o supervisiona desde pouco depois da guerra.

    Kabuto é realmente um problema, mas não do governo de Naruto. Lembre que a Guerra acabou ainda na Era Tsunade, depois vem a Era Kakashi e só depois a Era Naruto. Kabuto deveria ser julgado em âmbito internacional por conta de ter sido um dos principais arquitetos da guerra, mas por conta de também ter ajudado a dar fim na guerra, recebeu anistia e foi permitido de voltar para Konoha e chefiar o seu antigo orfanato. Talvez um perdão ilógico, mas que não foi culpa de Naruto, quem aceitou essa decisão foi Tsunade.

    No mais, eu particularmente não concordo com o modelo de governo apresentado em Naruto.

    Freedom
    Freedom
    26 , Agosto , 2019 6:29

    Primeiro ponto – Escolha:
    O Kage, no mundo ninja, vai lidar com todos os assuntos relacionados à vila, sejam as coisas boas ou as sujas. Danzou também tinha passe livre para fazer o que quisesse lá, pois suas ações ajudavam a vila, fazendo o fim justificar o meio. Considerando que o mundo ninja era uma constante batalha(mesmo não estando em guerras, ninjas se enfrentavam), o posto de Kage não poderia ser dado por uma escolha popular, deveria ser uma escolha dentre os melhores ninjas da vila em uma reunião com pessoas que soubessem considerar tudo o que seria necessário para o candidato assumir esse cargo.
    Segundo ponto – Tempo:
    A troca de kages não poderia ser feita tão comumente, como já vimos, o ninja que vai ocupar o cargo precisa estar apto para lidar com tudo, isso significa que ele vai conhecer os segredos da vila. Se a troca acontecesse frequentemente, os antigos kages se tornariam alvos de outras vilas por saberem esses segredos. Vimos a importância dessas informações quando elas foram a garantia de que o Sasuke não seria morto pelo Danzou.
    Terceiro ponto – o Governo:
    Após a quarta grande guerra, as cinco grandes nações passaram a cooperar para prosperarem, por isso vemos o crescimento econômico e tecnológico em Boruto. Isso tudo só foi possível graças ao Naruto e já é muito para mostrar que o governo dele não é frágil.
    Em relação ao Orochimaru e Kabuto, eles estão “sob controle”, todos aprontaram e estão em redenção, como o Sasuke. O Orochimaru é realmente diferente, a supervisão que ele recebe do Yamato não o impede em nada, é certo que ele, indiretamente, ajudou na guerra e isso conta como motivo para não matá-lo.

    O sistema de governo foi criado pelo Hashirama. Na época dele, para ir ao campo de batalha, só precisava conseguir segurar uma espada. As crianças em Boruto tem tempo até para trapacear no exame chunnin, isso graças a evolução do sistema que o primeiro hokage criou.

    Tude Cast
    Tude Cast
    26 , Agosto , 2019 6:29

    Nunca li tanta merda em um post só.
    Se eu fosse o cara, parava de falar de Naruto.

    Hollowfied
    Hollowfied
    26 , Agosto , 2019 6:29

    Como já falaram aqui,sistema de Hokage é diferente de Presidencial,tem muita coisa Oriental do que Ocidental no sistema de governo deles.

    Anda tem questão dos Daimayos,que parece tem mais poder político que o Hokage.

    Dougfulll
    Dougfulll
    26 , Agosto , 2019 6:29

    O sistema politico do Naruto é parecido com o do próprio Japão por motivos óbvios kkkk
    Cada uma das regiões tem um Imperador, o kage que seria como um 1°ministro. E tem os conselheiros que é quase um plenário ou senado de lá só que é mais restrito, pois não é qualquer um que pode entrar.

    Joe
    Joe
    26 , Agosto , 2019 6:29

    Creio eu que o melhor modelo de governo seja o de HunterxHunter. Onde o líder da organização é escolhido pelo voto de todos os outros Hunters. Basicamente uma “democracia”. Já o governo em Naruto é falho mesmo. Questões como a do Kabuto e Orochimaru vivendo na vila após matarem centenas de pessoas, um hokage, e causarem a maior guerra ninja de todos os tempos, são furos de roteiro. Furos esses que o Kishimoto não tratou de fechar, e que o Ikemoto sendo um belo incompetente como é, ignorou, escancarou, e tratou de abrir novos.

    Dougfulll
    Dougfulll
    26 , Agosto , 2019 6:29

    Olha no caso do 4° Hokage o 3° Hokage queria se aposentar e passar o bastão pro 4° Hokage, pois tbm ele confiava muito nele tbm e tinha um grande potencial como todos sabem.
    Sim basicamente o cargo de Kage era definitivo até a morte. Mas isso de poder se aposentar do cargo começou com o 3° Hokage. Agora o cargo está mais flexível e se a pessoa quiser se aposentar do cargo pode.

    Rafael Agomes
    Rafael Agomes
    26 , Agosto , 2019 6:29

    Acho que vc está analisando o sistema de Hokage como se fosse um sistema presidencial sendo que o sistema se assemelha mais a uma monarquia. Mas eu concordo com a incompetência ou simplesmente excesso de bondade do naruto, em deixar o Orochimaru e kabuto soltos e sem nenhuma punição sendo que os caras são praticamente cientistas nazistas que estão constantemente fazendo experiencias desumanas em crianças, mas como eles ajudaram um pouco no fim da guerra que eles mesmo criaram então o bondoso naruto os perdoou

    antonio carlos
    antonio carlos
    26 , Agosto , 2019 6:29

    eu n sei muito de naruto mas eu acho q vc esta confundindo as coisas,a vila n e o pais inteiro,pense nos kages como comandantes do exércitos e nas vilas como o centro de moradia dos policiais e exércitos

    partizanm
    partizanm
    26 , Agosto , 2019 7:19

    Relendo o post (que é muito bom) acho que também deixou passar um erro que comprometeu boa parte do resto da análise. O mundo dos shinobis é só a parte militar, como o nosso Exército. Já o governo civil é administrado pelos daymios (como no Japão em épocas passadas). É preciso separar. E o hokage não é só eleito pelos anciãos conselheiros. No anime é mostrada uma reunião para decidir o Yondaime. Danzou tenta indicar Orochimaru por ser um dos Sannins, mas Hiruzen indica Minato por este ser mais confiável e também por ter se sobressaído na guerra. No fim, Minato é eleito pelo voto dos conselheiros, do daymio, do representante dos ninjas da vila (Shikaku, pai do Shikamaru) e do próprio Hiruzen (Hokage em exercício). Danzou dá chilique, mas é voto vencido (o choro é livre).

    E vale a frase do Itachi, quem é aceito é que vira Hokage, não o inverso.

    Leandro Dias
    Leandro Dias
    26 , Agosto , 2019 7:19

    Eu comecei a rir na parte do orfanato fala como se criança tivesse indo para escola em vez de um lugar para elas serem esquecidas pelas pessoas que abandonaram elas la.

    Leandro Dias
    Leandro Dias
    26 , Agosto , 2019 7:19

    E a substituição dos Kages, devia ser feita com + cuidado, por causa q os Kages tinha que ser provavelmente o ninja + forte do Pais por causa dos tempos de Guerra que ela se passava no início, tanto que o Gaara se tornou Kage muito rápido provavelmente por conta disso.

    Leandro Dias
    Leandro Dias
    26 , Agosto , 2019 7:19

    Acho que o sistema de Naruto e baseado no Shogunato.

    Leandro Dias
    Leandro Dias
    26 , Agosto , 2019 7:19

    O 3* Hokage tava se aposentando não? Por isso o Minato ia pegar o posto que eu me lembre.

    partizanm
    partizanm
    26 , Agosto , 2019 7:19

    A liberdade de Kabuto se explica por ter mudado a maneira de ver as coisas após sair do Izanami do Itachi. Também por ter salvado a vida de Sasuke, que estava a beira da morte logo após ter sido ferido por Madara. Está “sob controle” pois chefia o orfanato da vila e fica sempre ao alcance por 2 personagens muito mais fortes (Naruto e Sasuke). Já o caso do Orochimaru é parecido pois acabou sendo essencial na guerra trazendo os 4 Kages por Edo Tensei, além de ter prestado auxílio a Tsunade quando estava quase morta, partida ao meio (depois esta salvou os outros Kages feridos gravemente). No final também ficou “sob vigilância” (Yamato). Portanto a idéia de que estes personagens teriam de morrer ou estar em “prisão perpétua” pelo que fizeram não se aplica tanto assim nesse caso pois meio que “se redimiram”. Na verdade quem “devia morrer”, morreu (Zetsu, Madara e Obito), os grandes mentores por trás da guerra.

    Diógenes Lucas
    Diógenes Lucas
    26 , Agosto , 2019 7:19

    Quem escreveu esse texto certamente não assistiu o anime direito.

    1- Escolha: existe um conselho na vila formado pelo lorde feudal e varios conselheiros que determinam o posto de Hokage, os anciões que você viu era apenas 2/10 de todo o conselho, tanto que foi por esse motivo que danzou não assumiu o posto como ele queria, teve que fazer isso a força.

    2- Ponto certo, pelo menos alguma coisa certa você aprendeu.

    3- Isso é uma questão filosófica, o orochimaru está sendo vigiado e realmente não vejo motivo para deixá-lo solto, muito menos vivo.

    Foi um bom texto, há coisas que você deixou passar que simplesmente foram coisas terríveis, mas também acertou em muitos pontos, parabéns.

    Cheshire Cat
    Cheshire Cat
    8 , Janeiro , 2020 12:39

    o 2° ponto ta meio errado..bom…se me lembro bem Sarutobi deixou a vaga de hokage anos atras pro Minato…e ele só voltou a ser Hokage pq ne…o Yondaime morreu..

    - Publicidade -

    Notícias

    Populares