O desgoverno de Naruto

Artigo enviado por Adam.

Gente, Adam aqui novamente pra falar de um assunto que me peguei pensando por conta das questões políticas que se passam aqui no Brasil em relação ao novo governo, sem entrar nos méritos disso porque não é o foco, lembrei do da revolução aleatória que o Sasuke quis no fim do mangá de Naruto.

Lembrando antes de mais nada, sem discussões desnecessárias, ultimamente em tudo temos que colocar a política, sejamos otakus de boas e façamos críticas com educação.

Vou ser objetivo e falar a realidade: O governo do anime Naruto é o pior tipo possível e vou expor os pontos do porquê disso.

1° Ponto: Escolha

Se formos pensar quando a Tsunade virou Hokage, a escolha foi totalmente estranha. Os anciãos da vila simplesmente decidiram colocar o Jiraiya no lugar do Sarutobi e ele disse não, mas disse que arranjava outra pessoa e eles simplesmente concordaram, basicamente quem decidia isso era um pequeno grupo, não o povo da vila, e ainda por cima aceitaram o que ele disse como se fosse bem normal dizer que não quer governar e ainda tem alguém pra ficar no lugar.

As outras vilas tem critérios próximos, mas no fundo a realidade é que os anciãos escolhem quem tem algum apoio popular acima da média, para que não tenham problemas, “Era discípulo do terceiro hokage, então deve ser um bom comandante”. O único que foi diferente era o 4° Hokage, ele foi nomeado com o 3° ainda vivo, porque todo mundo o amava e o considerava um herói, porém não faz sentido algum isso, já que depois da morte dele não colocaram mais ninguém pra ajudar o 3°.

2° Ponto: Tempo

Vamos ser sinceros, os kages só se aposentam se morrerem, o Kishimoto só foi mudar isso literalmente no último capítulo de Naruto onde parece que a troca de cargo é exercida mais frequentemente, mas simplesmente para o Naruto poder terminar como Hokage. Antes disso eles só saiam do posto quando morriam, literalmente em todas as vilas foi assim.

É um tempo de carreira muito considerável se pensarmos no fato do escolhido ter o domínio pra afundar uma vila inteira e não existir processo de impeachment, o único que tentou isso foi o Madara de maneira pouco dialogável.

3° O governo do Naruto

Quero escrever sobre a vida pessoal do Naruto depois, mas sobre ele ser hokage mostra o quão falho pode ser um sistema com um governo pouco efetivo.

Ele literalmente deixa o Orochimaru viver tranquilamente fora da vila, o cara que matou o hokage anterior recebe licença pra viver e conduzir experimentos pouco aceitáveis e mesmo assim o Naruto parece aceitar isso sem nenhum tipo de problema, quem não lembra dos capítulos especiais 700.1 até o 700.12? O cara aparece com cara de mulher e ninguém para pra fazer uma fiscalização do que ele está fazendo, e ainda diz que o inimigo do arco foi experimento dele, tranquilo.

Outro ponto é o Kabuto, o ser que fez tanta gente morrer simplesmente virou dono de um orfanato, mas sejamos sinceros, se você fosse deixar seu filho com alguém e visse um cara igual ele, o que você pensaria? Eu olho pra ele e não consigo deixar de pensar que as crianças somem do nada com ele.

Esses pontos mostram o quão frágil é um sistema com um cara só no comando. Pensei na revolução proposta pelo Sasuke que todos criticam, mas se pararmos para pensar aceitamos ela com um outro personagem. Advinha quem? Kira.

O sistema a ser implantado era um cara com um poder descomunal que vive nas sombras cuidando para que a justiça fosse plenamente executada sendo que o ideal de justiça varia de pessoa pra pessoa, porém o dele seria definitivo, até todos aceitarem o fato que tinham um protetor que também não deixaria de executar qualquer um que fosse longe demais das regras. Literalmente um Death Note humano.

O fato é que não aceitamos porque temos algo contra o personagem, mas muitas vezes aceitamos com outro personagem a mesma perspectiva.

Pra finalizar, sabe porque de toda forma isso tudo é errado? Porque o povo depende demais de um e não tem muitas vezes formas de fazer nada, um ensino simples, porém efetivo é um versículo que diz que se o governante for justo o povo será feliz e se o governante for injusto o povo será infeliz (Provérbios 29:2). Isso vale para todos nós.

Espero que tenham gostado, poderia ser maior, porém é muita coisa e penso em condensar melhor as coisas, logo teremos mais novidades. Se tiverem críticas ou dúvidas podem mandar mensagens que irei responder, assim como sugestões de animes para gerar um texto ou de temas mesmo.

Obrigado por lerem.