Mais...
    InícioAnimeRemake de Rurouni Kenshin não está a agradar aos Japoneses

    Remake de Rurouni Kenshin não está a agradar aos Japoneses

    Sofre do mesmo problema de muitos remakes

    Na temporada de animes de verão 2023 está a ser exibido um remake de Rurouni Kenshin, com novos seiyuu, uma boa qualidade de animação e vai adaptar toda a história do mangá. Contudo, após estrear esta modernização parece não estar a corresponder às expetativas iniciais e gradualmente está a perder interesse por parte dos espetadores japoneses a cada semana que passa.

    Soubemos destes registos porque o site Myjitsu resolveu perguntar aos japoneses porque o novo anime de Rurouni Kenshin não está a ser comentado, apesar de ser um dos trailers mais vistos e debatidos nas redes sociais. O site comparou os números de visualizações do Tweeter e dos anúncios no Youtube com os números atuais dos espetadores semanais. Enquanto o primeiro episódio teve muitas visualizações, após a sua exibição os comentários e destaque nas redes sociais desceram vertiginosamente.

    O Myjitsu especula que o remake de Rurouni Kenshin sofre do mesmo problema de vários remakes de animes antigos. O anime original de Rurouni Kenshin de 1996 ainda é muito apreciado, e como já foi assistido os seus fãs sentem que não existe nada de novo para conhecer. Quando adaptamos uma versão moderna de um anime antigo, este apenas é citado e adorado quando supera o original. JoJo’s Bizarre Adventure, Hunter x Hunter e Dragon Quest: The Adventure of Dai são exemplos de remakes que superaram as adaptações clássicas originais.

    O Myjitsu citou as seguintes opiniões dos fãs sobre este tema:

    Estou desfrutar porque não assisti ao anime antigo.

    “Será que não foi divulgado o suficiente? Queria assistir, mas nem percebi que já tinha começado.”

    “Muitas pessoas estão a reclamar porque estão a compará-lo com o anime antigo. Quantos anos têm?”

    “Rurouni Kenshin é bom, mas a voz da Kaoru não combina. Além disso, o primeiro episódio teve uma animação parada por isso foi difícil de apreciar.”

    “Hunter x Hunter teve muita atenção na época. Realmente não sei que pensar aqui.”

    “Deveria estar fiel à obra original na adaptação para anime, mas algo não me parece estar bem. Talvez o estilo da obra esteja desatualizado.”

    “Eu não vi o anime antigo, então não sei, mas até agora, a Kaoru é fofa e a qualidade não está nada mal.”

    “Os seiyuu… é impossível para mim já que assisti ao anime antigo.”

    “Deveriam tornar as cenas de luta tão espetaculares quanto em Demon Slayer.”

    “No passado, não tínhamos tantas opções de entretenimento.”

    “O início foi chato, então não achei interessante.”

    “Rurouni Kenshin só começa a ficar bom quando o Saito Hajime aparece.”

    “É complicado porque a abertura não se tornou popular. Por que escolheram uma música assim?”

    “Parei de assistir porque a música da abertura é muito fraca…”

    SourceMyjitsu
    Bruno Reis
    Bruno Reis
    Vindo de vários mundos e projetos, juntou-se à redação do Otakupt em 2020, pronto para informar todos os leitores com a sua experiência nas várias áreas da cultura alternativa. Assistiu de perto ao nascimento dos videojogos em Portugal até à sua atualidade, devora tudo o que seja japonês (menos a gastronomia), mas é também adepto de grandes histórias e personagens sejam essas produzidas em qualquer parte do globo terrestre.

    Artigos Relacionados

    12 COMENTÁRIOS

    Subscreve
    Notify of
    guest

    12 Comentários
    Mais Antigo
    Mais Recente
    Inline Feedbacks
    View all comments
    ana
    ana
    3 , Agosto , 2023 20:47

    “O anime original de Rurouni Kenshin de 1996 ainda é muito apreciado, e como já foi assistido os seus fãs sentem que não existe nada de novo para conhecer.”

    Ainda nao comecei a assistir por isso nao posso opinar se é bom ou nao mas o anime antigo nao adaptou o ultimo arco por isso o quote de cima nao é propriamente correcto.
    Eu creio que em vez do remake eles deveriam era ter voltado a passar o antigo na tv dado uma melhorada na qualidade de imagem e fazer o ultimo arco com os mesmos traços (se possivel com os mesmos dobradores)
    Enfim vamos a ver se a opiniao das pessoas muda um pouco no arco do shishio. Espero que sim por se nao acontecer voltamos mais uma vez a ter o anime incompleto
    Eu creio que por aqui no ocidente muita gente esta a boicotar ou a ver ilegalmente por causa do autor

    Ana
    Ana
    Reply to  ana
    3 , Agosto , 2023 20:59

    esqueci-me de dizer que se este remake fizesse sucesso talvez eles ate adaptariam os mangas recentes do RK lançados em 2016 e o especial “A Sakabatou de Yahiko” enato iamos ter sim novo conteudo mas agora nao tenho mais esperanças pra isso se as audiencias estao assim tao más 😥
    Outro motivo que queria esse remake ter tanto sucesso como o antigo e o live action pois assim a editora devir talvez tb traduzisse os mangas lançados em 2016. Nao sei se eles vao sequer lançar o especial do Yahiko ja que as vendas nao tao assim tao boas pra esse manga

    João
    João
    Reply to  Ana
    4 , Agosto , 2023 15:46

    Em relação à Devir. Claro que as vendas não estão boas para esse mangá. Os gajos lançam 1 ou 2 volumes por ANO!!! Ao tempo que publicam já teriam publicado 3 vezes o death note…. falta de consideração pelos fãs…

    Samuel Silva
    Samuel Silva
    3 , Agosto , 2023 21:19

    A minha opinião sincera é que estes 3 episódios que vi até agora não são tão superiores em termos de animação (se é que são) quanto os mais de 20 anos de diferença poderiam fazer crer que iria acontecer. Mas isso só é um elogio á versão animé original. O início é slow paced. Mas também foi no original! Kenshin vai em crescendo, quem viu o anime até á saga de Kyoto e quem leu o mangá sabe perfeitamente. A praticamente constante introdução de novas personagens e as suas backstories é um dos pontos fortes de Kenshin. Quem não conhece a obra e decidiu não ver por causa de não gostar do op ou dos primeiros episódios vai perder a oportunidade de ver uma obra extraordinária. Eu só espero é que no médio/longo prazo acabe por adaptar o arco final do mangá. É isso que a geração que conhece e viu o anime original está á espera!

    DARK
    DARK
    3 , Agosto , 2023 22:09

    Não está agradar, apenas a uma dúzia de fãs, nem todos desses comentários sequer falaram mal do anime. Mas é natural se ficar comparando com original, o pessoal vai preferir o primeiro porque tinha um toque impactante no estilo antigo, mas sequer sabem que o original mudaram muita coisa comparando com o manga. Entendo que não tenham gostado das op e end.

    hinaYake
    hinaYake
    3 , Agosto , 2023 23:50

    Eu vi até ao mais recente (5º episódio) e posso dizer que estou a gostar. E consigo dizer, não por ser fã, mas o remake no geral está realmente superior ao antigo. Entendo que ritmo seja um pouco diferente dos animes que muita gente está acostumado a ver, mas verdade que o antigo era igual, o anime tem muita construção no que diz respeito há história, e é através do mesmo que muita gente gostou do antigo. No que diz respeito há animação, ficou boa, apesar de ainda não ter grandes chances de ver um duelo a sério onde o kenshin tem de se aplicar, o mais próximo disso foi este ultimo EP contra o Sano, ficou realmente bem superior ao antigo, e acredito que eremos ver muito melhor quando aparecer os verdadeiros vilões. Nos próximos 2 Ep’s será o verdadeiro teste para deles, pois se eles acertarem logo no primeiro vilão(que é o Udō Jin-e) talvez dê para dar uma animada em quem ainda não está. O que mais sinto falta até agora é do humor que tinha o samurai x logo de inicio, percebo o porquê e aceito como está esta nova versão, e claro, as OST épicas que isso será insubstituível, pelo menos para mim, apesar que a nova não está ruim, também gostei, mas não é a mesma coisa.

    lorZD
    lorZ
    4 , Agosto , 2023 0:20

    Existem duas velhas máximas no meio audiovisual:

    • o livro é melhor que o filme ou que a série;
    • o original é melhor que o remake.

    Este remake Rurouni Kenshin está a sofrer do mal da segunda máxima, pois ainda não tinha saído e já estava a ser criticado. A maior parte dos fãs não queria este remake, apenas queria a última parte da manga adaptada para anime.

    Outra coisa que acredito que causou um grande impacto negativo na visualização deste anime é o seu mangaka e respetivo cadastro criminal. Isto é uma realidade, pelo menos no Ocidente. Não sei quão forte está a cultura do cancelamento no Japão, mas não deixaria de parte esta possibilidade.

    Por fim, temos de ser honestos e admitir que este início é pouco apelativo. Ainda estamos na fase de apresentação de personagens que se tornarão regulares daqui para a frente e eu julgo que o público atual já não tem muita paciência para tantos episódios de introdução. Querem ação e querem-na já! Prevejo que o público que já viu está à espera que a saga de Kyoto comece para ir espreitar e ver como está o anime.

    Sakura Hibiki
    Sakura Hibiki
    Reply to  lorZ
    4 , Agosto , 2023 14:16

    Realmente, mesmo em casos quase inquestionáveis, ainda há muita discussão entre se o Hunter x Hunter clássico ou o remake é melhor, qual adaptou melhor York Shin e Greed Island. As trilhas sonoras, o fator suspense, pausas dramáticas, pacing… Sempre o antigo é considerado melhor.

    E mesmo Fullmetal Alchemist, há muito questionamento sobre o retorno comercial de Brotherhood ter sido menos de um terço do sucesso comercial do clássico…

    E sobre o caso do autor, acho que você está correto. Isso está a prejudicar o apelo geral, a publicidade do remake poderia ter sido muito maior, mas o autor ficaria em destaque e seria prejudicial pelo escândalo. Por isso, ainda deve ter muita gente que nem sabe que esse remake existe.

    Last edited 8 meses atrás by Sakura Hibiki
    Sakura Hibiki
    Sakura Hibiki
    4 , Agosto , 2023 14:08

    O que mais me incomodou nesse remake é que não tem uma música de abertura marcante, e isso está a fazer diferença na experiência geral.

    No mais, eu achei que não tem diferencial algum neste anime. Está muito regular e coisas de nível regular tem em todo lugar.

    Além do anime clássico ainda ter apelo, tivemos os live actions que foram maravilhosos. Realmente, qual o objetivo deste remake? Tentar pegar a empolgação de Kimetsu com lutas de espada?

    Se não houver retorno comercial, esqueça uma adaptação total do mangá. Pra adaptar tudo, nesse ritmo serão mais de 100 episódios. O arco de Kyoto vai ficar lá pra segunda temporada (se houver).

    Fora citados como remakes de sucesso Hunter x Hunter (incontestável), Jojo (nem deveria ser considerado remake, pois só a parte 3 tinha sido adaptada em OVAs), e Dai (sucesso questionável).

    Mas não vamos esquecer de remakes patéticos ( Sailor Moon Crystal e Shaman King), e remakes ótimos que foram ignorados pelo público (Captain Tsubasa, Ginga no Eiyuu Densetsu) e realmente acho que esse Rurounin Kenshin vai ficar no lado deles. IGNORADO.

    hinaYake
    hinaYake
    Reply to  Sakura Hibiki
    4 , Agosto , 2023 20:42

    Não sei o porque que toda a gente gosta de colocar kimetsu “ao barulho”, principalmente quando se fala em lutas de espada, que pelo amor da santa, ele pode ser bonito, mas tem muito que aprender nas coreografias e dinâmicas em lutas de espadas, tem muita luta que parece que estou a jogar RPG por turno. animes com batalhas de espada melhores tem vários, alias, destro do R.K temos kenshin contra saito que ainda em 2023 é uma batalha muito boa de se assistir. A mais dinâmica de kimetsu foi a do rengoku vs akaza e porque era versão filme, mas enfim…!
    Toda gente está com a língua grande por conta do autor, porque é exatamente isso que esta a gerar polémica, não o anime em si, ele mal começou ainda, alias, quem mais tem falado menos bem do anime são os próprios fãs antigos, porque quem está a ver pela primeira vez, esta a gostar bastante (o que não é difícil derivada a fraca qualidade de animes que sai hoje em dia, mas isso são outros assuntos). O povo tem que decidir o quer, ou deixa de ver porque não quer ligação com o autor, e de deixam dizer disparates, ou aceitam a nova versão e desfrutem dela como muita gente esta a desfrutar. E não estou a querer que o anime está tipo wow, fantabolastico, ou coisa do género, mas verdade é também não está como muita gente pinta. O anime ainda está a decorrer ainda nem tivemos o 1º vilão para ver o que estúdio consegue fazer com esse remake. E me desculpem a todos, mas fazer polemica também por conta de um opening e um ending, minha nossa senhora gente, tenham juízo, obviamente não agrada a todos, mas não é razão de alvoroço…onde vai parar este mundo dos animes, meu deus do céu….!

    Felipe Soares
    Felipe Soares
    Membro
    5 , Agosto , 2023 17:24

    Acho muito cedo para definir de esse remake de Samurai X é um bom anime ou não. A historia original, tanto no mangá como no anime original, só vai crescer pra valer a partir do arco do Shishio, creio que o teste de fogo real desse remake será a partir deste arco. No anime original o arco do Shishio possui muitas qualidades de desenvolvimento de historia, de animação e de trilha que (na minha opinião) cria uma grande dificuldade para esse remake superar. Sem falar que os filmes live-action da obra ainda estão muito destaque por causa dos ultimos filmes e parte do publico (incluindo os japoneses) que já acompanharam algo da obra devem estar meio que saturados.

    Last edited 8 meses atrás by Felipe Soares
    Juliano Alves Carneiro
    Juliano Alves Carneiro
    30 , Novembro , 2023 23:54

    Bom, estou acompanhando o remake e amando, como faz tempo que vi a animação “Samurai X” óbvio que senti falta das músicas entre as cenas, mas, acho que o Remake está explorando todo o potencial do mangá (li faz algum tempo então não me lembro muito bem dos arcos, por exemplo, não me lembrava que Raijuta era canônico e nem o amigo do Sano o Katsu o ex- membro da Sekihotai). Para quem leu recentemente, por favor, poderiam alencar se há muitas diferenças no arco do Raijuta do mangá para esse remake? Já que o autor falou que fez ajustes no mesmo! (como li há muito tempo o mangá não me lembro, talvez no mangá Raijuta foi mais explorado que no remake, mas, para não demorar em um arco assim e atrapalhar o cronograma dos episódios talvez Nobuhiro fez esses ajustes pro arco ser mais curto do que originalmente previsto, pelo menos é o que eu penso)
    Bem…creio eu que a primeira temporada terminará com a Despedida de Kenshin do Dojo Kamya Kashin, já a Segunda Temporada girará em torno do Makoto Shishio e a Terceira (e creio ser a última) será de Enishi! Quanto ao total de episódios para cada temporada eu manteria 24 episódios, acho que daria uma boa quantidade pra explorar todas as fases dessa incrível obra!

    Last edited 5 meses atrás by Juliano Alves Carneiro
    - Publicidade -

    Notícias

    Populares