Vem festejar o aniversário de Usagi Tsukino neste artigo

Criada por Naoko Takeuchi, Usagi Tsukino é uma personagem da popular série manga e anime: Sailor Moon. Os moldes desta série partiram de Codename: Sailor V, uma espécie de prequela para Sailor Moon, que foi várias vezes referenciada na sua versão animada, sob a forma de um videojogo. No nosso país Usagi Tsukino, ficou conhecida como Bunny Tsukino, enquanto no Brasil o seu nome foi modicado para Serena Tsukino. Nesta data de aniversário da personagem vamos descobrir um pouco a sua vida e o que a tornou numa das personagens mais reconhecidas na cultura pop.

Usagi Tsukino, na sua versão animada original é uma típica jovem de 14 anos, que não presta atenção os seus estudos, e prefere sonhar com o seu príncipe encantado. Mesmo sendo chorona, infantil e desistir facilmente dos seus objetivos, a nossa amiga possui uma qualidade única, é portadora de um coração de ouro.

A sua vida dá uma autêntica volta de 180º quando um dia encontra um grupo de crianças na rua, agredindo uma gata. Devido as suas qualidades, a nossa jovem, não perde tempo e salva o animal. Com surpresa descobre que o felino tem uma forma de lua crescente na testa, e assim que trocam breves olhares esta foge. Mais tarde no seu quarto, a gata reaparece, e por incrível que pareça consegue comunicar com a Usagi. A mesma como forma de agradecimento decide tornar a frágil e inocente Tsukino, numa campeã do amor e da justiça, e assim nasce a navegante da lua, ou se preferirem Sailor Moon.

Mais tarde descobre outras jovens, cada uma ambientada num planeta do sistema solar que se aliam à sua causa, e um misterioso rapaz, autointitulado Tuxedo Kamen. Na verdade, este trata-se de uma encarnação do príncipe Endymion, e o futuro marido de Usagi, já que esta é uma encarnação de Serenity, a antiga princesa da lua, e ambos noutra vida foram amantes.
Ao longo de toda a série, a nossa amiga adota diversas formas e recebe vários poderes. Super Sailor Moon, e Eternal Sailor Moon, são duas das suas formas mais poderosas. Também é visitada pela sua filha do mundo futuro, fruto da sua união com Mamoro (Tuxedo Kamen), e que curiosamente também comemora o seu aniversário neste dia na série.

Usagi no seu percurso enquanto Sailor Moon, gradualmente afasta-se da sua natureza infantil e despreocupada, passando a alcançar a liderança dentro do seio do resto da equipa. Contudo, perante tantas transformações quer a nível cosmético como psicológico, a jovem não perdeu a sua bondade e inocência.

Sailor Moon, é uma das personagens japonesas mais acarinhadas pelos portugueses, eternalmente recordada pelos seus gritos estridentes e muito humor. Para muitos Usagi, está para as jovens, como Son Goku está para os rapazes, a mesma é imediatamente referencia quando o termo anime surge em personagens femininas.

Foram incontáveis os cameos desta personagem quer em obras orientais como ocidentais, onde o seu fato e penteado são as suas maiores referências.

Sailor Moon, também foi a primeira série a misturar elementos de Sentai e Mahou Shoujo, dois géneros que Takeuichi admirava. A série animada de 1992 também possui leves mas divertidos elementos de slice of life.

Embora não seja a primeira obra Mahou Shoujo, Sailor Moon foi a série que certamente popularizou o género e abriu portas para um sem fim de séries desde a vibrante Wedding Peach à desconstrutiva Mahou Shoujo Magica Madoka. Recentemente Sailor Moon recebeu uma adaptação animada na forma de Sailor Moon Crystal, onde adapta a sua história mangá original e terá um filme a estrear nos cinemas com base no último arco.

Por estas e muitas mais razões o contributo de Sailor Moon, ainda é sentido nos dias presentes e jamais será esquecido, dentro e fora da indústria de manga e anime.

Feliz aniversário Usagi Tsukino!!

Que momentos querem destacar desta personagem?