LEGO vai organizar o primeiro Dia Mundial da Brincadeira a 10 de Agosto

Comemora 90 anos de construções e emoções

O Grupo LEGO está prestes de comemorar quase um centenário.

Isto porque na próxima quarta-feira vai soprar 90 velas do seu bolo de blocos. Para assinalar esta ocasião, a marca vai organizar no dia 10 de agosto o primeiro “Dia Mundial da Brincadeira”, uma iniciativa repleta de atividades lúdicas, colaborações e surpresas concebidas para facultar às famílias e a comunidade meios para brincar e a desenvolver as suas capacidades.

Desde que Ole Kirk Kristiansen, um jovem carpinteiro dinamarquês, pegou nas suas ferramentas e construiu um pequeno carro de madeira em 1932, que se especializou em criar brinquedos de alta qualidade que ensinassem e oferecessem às crianças, capacidades para prosperarem no mundo. O nome “LEGO”, de “Leg Godt”, que significa “Brincar Bem” em dinamarquês. Na sua pequena oficina, em 1958 em Billund na Dinamarca, Ole esculpiu inicialmente uma coleção de veículos, e outros objetos, mais tarde começou a fazer experiências com tijolos de construção de plástico. O seu filho Godtfred acrescentou alguns pequenos tubos para que os tijolos encaixassem e se unissem, inconscientemente produziu o sistema de encaixe que conhecemos hoje.

Este famoso tijolo de plástico já integrou mais de 18 000 sets LEGO e inspirou milhões de crianças e fãs a brincar e a criar. Ajudou-os a dominar a engenharia com a LEGO Technic, a aprender sobre robótica e programação com a linha LEGO MINDSTORMS, a desenvolver amizades e aventuras por mundos de fantasia com os LEGO Friends e LEGO NINJAGO, a explorar novos parques digitais, com mais de 85 videojogos para dispositivos móveis e para consolas, e a desenhar alguns dos sets mais populares da marca com a LEGO Ideas. A LEGO até viajou já pisou os palcos de Hollywood com O FILME LEGO.

Como base nestes e muitos mais feitos e registos o Grupo LEGO vai comemorar o “Dia Mundial da Brincadeira” dado descobriu que as famílias deviam brincar mais. Um estudo inquiriu 55 000 pais e crianças em 30 países distintos e constatou-se que embora a brincadeira mude vidas e aproxime as pessoas, no mundo de hoje, as famílias têm dificuldades em estabelecer prioridades. Quase todos os pais acreditam que a brincadeira ajuda as crianças a desenvolver competências para a vida, como a criatividade (93%), a comunicação (92%), a capacidade de resolução de problemas (92%) e a confiança (91%). A diversão, de acordo com 95% dos pais, torna também mais feliz todo o seio familiar, desenvolve laços mais fortes e até melhora o nosso bem-estar no geral.

Mas apesar dos muitos benefícios da brincadeira, as famílias sentem diversos entraves para a desfrutar — a maioria das crianças (82%) gostaria de poder brincar mais, e um terço (34%) dos pais sente que a família não brinca em conjunto o suficiente. As responsabilidades diárias, como cargas laborais elevadas (31%), as tarefas da casa (28%) ou simplesmente não ter tempo e disposição suficiente (32%) representam os maiores problemas sociais.

Contra tudo e todos, o Grupo LEGO e a LEGO Foundation vão lançar o primeiro bloco num conjunto de atividades lúdicas perfeitas para qualquer dia bem passado em família. O programa consiste em ajudar as famílias e a comunidade a encontrar um momento rápido, independentemente de idade, localização ou tempo.

As mesmas vão consistir no seguinte:

  • Inauguração de um entusiasmante novo espaço de brincadeira em West Harlem inspirado pelas crianças do bairro e as suas ideias, para criar mais brincadeira na comunidade, e projetado e construído para o verão pelo artista visionário Hebru Brantley
    Inspirar famílias com 24 horas de ideias de brincadeira emocionantes, desafios de construção e o quiz ‘What Brick Are You?’, disponível no website da marca, nas contas LEGO nas redes sociais e em LEGO Life.
  • Encontro com ícones da brincadeira e artistas de renome mundial, incluindo a premiada cantora e compositora Alicia Keys, a lenda do futebol Thierry Henry, a conceituada jogadora Loserfruit, a artista visionária Ruohan Wang, a inventora pioneira Simone Giertz, o reconhecido chefe de cozinha Yotam Ottolenghi e a DJ de música de dança internacional e ícone da moda Peggy Gou, para, com desafios entusiasmantes, lembrar as pessoas do quão simples e divertida pode ser a brincadeira.
  • Receber famílias e fãs nas nossas lojas LEGO, transformadas em espaços de brincadeira com atividades de construção divertidas e ligadas ao aniversário, brindes e áreas de exposição para apresentar criações. As lojas de Bruxelas, Copenhaga, Estocolmo, Barcelona, Berlim e Wroclaw também terão personalidades do entretenimento e artistas de pintura facial.
  • A recém-ampliada loja de Leicester Square, em Londres, que tem reabertura no dia 10 de agosto com uma cerimónia repleta de brincadeira naquela que é hoje a maior loja LEGO do mundo.
  • Colaboração com a adidas, para, com entusiasmantes ocupações lúdicas das lojas de referência, levar a brincadeira às principais ruas de Londres, Nova Iorque e Berlim
    Convidar os hóspedes da LEGOLAND em parques* para ‘Play YOUR Way’, enquanto experimentam cinco tipos de atividades de brincadeira e colecionam crachás ao visitarem a LEGOLAND.
  • Mostrar as capacidades das crianças de transformar momentos quotidianos em aventuras lúdicas e inspirar os pais a fazer o mesmo como parte do movimento #PlayPledge da LEGO Foundation.
  • Revelar, por fim, um lúdico bolo de aniversário de 94 128 peças de LEGO e convidar os fãs de todas as idades a viver um mundo de atividades de aprendizagem lúdicas na LEGO House em Billund, Dinamarca.

Em Portugal, os espaços LEGO Fan Factories vão ter várias atividades especiais. A 10 de agosto a LEGO Fan Factory do Marshopping Matosinhos vai dar a oportunidade de construirmos uma figura LEGO Super Mario gigante. Sigam a hashtag #LEGO90years ou visitem LEGO.com/90-Years-Of-Play para mais informações.

Vindo de vários mundos e projetos, juntou-se à redação do Otakupt em 2020, pronto para informar todos os leitores com a sua experiência nas várias áreas da cultura alternativa. Assistiu de perto ao nascimento dos videojogos em Portugal até à sua atualidade, devora tudo o que seja japonês (menos a gastronomia), mas é também adepto de grandes histórias e personagens sejam essas produzidas em qualquer parte do globo terrestre.
Subscreve
Notify of
guest

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments