Adeus temporada anime Verão 2020 – Japão estende estado de emergência até 31 de maio

Indústria anime vai continuar parada até 31 de maio

Adeus temporada anime Verão 2020 - Japão estende estado de emergência até 31 de maio

Shinzō Abe, o primeiro ministro do Japão anunciou hoje que o Japão estendeu o seu estado de emergência devido ao Covid-19 até ao dia 31 de maio.

O atual estado de emergência deveria terminar a 6 de maio e já a semana passada tínhamos noticiado que o prolongamento do estado de emergência era uma forte possibilidade.

Tóquio, Osaka e outras 11 prefeituras continuarão sob o mesmo estado de alerta, mas os governos de outras prefeituras trabalharão para equilibrar a prevenção da propagação da doença com o regresso das atividades económicas.

Existiam muitas dúvidas sobre a grande maioria dos animes da temporada de Verão 2020 e com este prolongamento do estado de emergência é praticamente garantido que muitos dos animes agendados para julho de 2020 serão afetados. Aliás, os animes de outubro também serão afetados com o primeiro a ser The Promised Neverland 2 a ser adiado para janeiro de 2021.

Até animes adiados de janeiro para julho terão dificuldades em estrear, como é o caso da 2ª parte (2º cour) de Sword Art Online: Alicization – War of Underworld e a segunda temporada de Re:Zero.

O primeiro-ministro japonês, Shinzō Abe, declarou estado de emergência em Tóquio, Kanagawa, Saitama, Chiba, Osaka, Hyogo e Fukuoka de 7 de abril a 6 de maio. O governador de Kyoto, Takatoshi Nishiwaki, pediu ao governo japonês a 10 de abril para adicionar Kyoto ao estado de emergência. O governador de Aichi, Hideaki Ōmura, pediu igualmente ao governo japonês a 16 de abril que acrescentasse a sua prefeitura à lista e depois declarou independentemente um estado de emergência a 17 de abril. Hokkaido havia levantado o seu próprio estado de emergência por três semanas a 19 de março, apenas para declarar um segundo estado de emergência a 12 de abril.

FONTENHK
Fundou o OtakuPT em 2007 e desde então já escreveu mais de 40 mil artigos sobre anime, mangá e videojogos.