Numa recente entrevista com a Kotaku, Jason Schreier, um ex-funcionário da Naughty Dog, afirma que a empresa está a pressionar demasiado os seus funcionários para terminarem o desenvolvimento de The Last of Us: Part II a tempo do seu lançamento no dia 20 de maio.
O mesmo vai mais longe e indica que alguns destes funcionários devido a este acontecimento estão a colocar a sua saúde em risco trabalhando sem cessar. Esta não foi a primeira vez que a empresa ficou marcada por este facto. Em 2016 Amy Hennig, afirmou numa entrevista com a Games Industry Biz, que trabalhava mais de 80 horas por semana para a companhia lançar Uncharted 4, o que culminou no seu desgaste.
Em resposta a estes desenvolvimentos Jonathan Cooper, outro ex-funcionário que saiu da Naughty Dog, quando já estava a ser desenvolvida a sequela de The Last of Us, refere via Twitter que grande parte destes eventos devem-se à má gestão da empresa, e que pela companhia o jogo teria sido lançado no início deste ano, e que se não fosse a Sony a financiar alguns projetos os produtos e talento não seriam tão bons.
When I left Naughty Dog late last year they threatened to withhold my final paycheck until I signed additional paperwork stating I wouldn't share their production practices. They finally relented when I assured them that was most likely illegal…
— Jonathan Cooper (@GameAnim) March 12, 2020
Numa nota muito pessoal apelo a vossa consciência e indico que por muito que queiramos um jogo como The Last of Us: Part II, não devemos submeter estas cargas horárias e a saúde de pessoas no processo.
tomara que o game não chegue com muitos BUGS kkkk
Cara, péssima hora pra fazer piada.
Que lástima.
Parece que isso não é algo exclusivo doa japoneses…
Nunca foi…
Mas entendi a referência
Até na indústria dos videogames tem essas merdas de sufocar funcionários, é foda viu. Logo numa obra e duma empresa que gosto…
Infelizmente vivemos em todo o lado, a nossa saúde e bem-estar estão acima de qualquer coisa. Não duvido que em muitas outras aconteça o mesmo, apenas ainda não saiu cá para fora.
Com certeza, se a Naughty Dog já faz isso, eu nem quero imaginar empresas como EA, Actvision, Ubisoft e afins…
Ubisoft na teoria e no que temos de artigos disponíveis, não pratica crunch agressivo, até porque um jogo é produzido em simultâneo por vários estúdios deles em locais diferentes. Quando alguns caras tão indo dormir em um no Quebec (só pra ilustrar), tem gente sei lá, trabalhando na Europa por exemplo. Agora EA, Rockstar, CD Projekt (sim, tá botando pra torar nos funcionários de Cyberpunk ao infinito e além), só a tristeza…
Sabe se pelo menos eles tem folga depois?