AMD FidelityFX chega às consolas Xbox Series

A linha que separa consolas e PC recebeu desenvolvimentos interessantes

A AMD está prestes a dar um passo de gigante para unificar os mercados dos PC e das consolas. Isto porque as consolas Xbox Series receberam o suporte para o AMD FidelityFX, uma tecnologia de código aberto proprietária da AMD que contem também os recursos Image Sharpening, Variable Shading e Ray Traced Shadow Denoiser.

A partir de hoje os produtores de jogos, poderão utilizar quaisquer uma destas tecnologias nos seus produtos, por intermédio de uma atualização no Xbox Series Game Development Kit (GDK). Estes desenvolvimentos apenas são possíveis porque ambas as consolas são alimentadas por processadores AMD Zen2 e chips gráficos RDNA2. Unificar mercados será a meta da AMD, e este será apenas o primeiro passo para esse efeito, pois a Team Red, planeia mesmo transportar o FSR (Fidelity Super Resolution) para as consolas atuais.

AMD indica que a tecnologia FidelityFX Super Resolution será lançada ainda durante este ano para o PC

A tecnologia FidelityFX dará a possibilidade de produtoras melhorarem os grafismos e oferecer maior desempenho nas suas criações.

A AMD comentou o seguinte:

A chegada do AMD FidelityFX na Xbox Series X | S significará que os jogadores dos futuros jogos da Xbox poderão beneficiar de todas as otimizações específicas da plataforma e visuais incríveis que o FidelityFX oferece nos jogos para PC.

Para já o FidelityFX apenas está disponível nas consolas Xbox mais recentes, embora a PlayStation 5 seja alimentada pela mesma arquitetura ainda não dispõe destes recursos.  Existem rumores que estes ficarão disponíveis durante o mês de maio.

Vindo de vários mundos e projetos, juntou-se à redação do Otakupt em 2020, pronto para informar todos os leitores com a sua experiência nas várias áreas da cultura alternativa. Assistiu de perto ao nascimento dos videojogos em Portugal até à sua atualidade, devora tudo o que seja japonês (menos a gastronomia), mas é também adepto de grandes histórias e personagens sejam essas produzidas em qualquer parte do globo terrestre.
Subscreve
Notify of
guest

3 Comentários
Mais Antigo
Mais Recente Mais Votado
Inline Feedbacks
View all comments
Elivelton Silva
Elivelton Silva
21 , Abril , 2021 6:57

Esse console é um verdadeiro pedaço de papel! O primeiro console na história que foi lançado sem nenhum jogo exclusivo, parabéns Microsoft, vocês são uma piada no mundo dos games!

Praxt
Praxt
Reply to  Elivelton Silva
21 , Abril , 2021 7:21

O ps5 só teve um remake de um jogo nichado do ps3, que veio custando 300 reais e tirando que jogos exclusivos o Xbox vai ter de monte depois da compra da Bathesda

Elivelton Silva
Elivelton Silva
Reply to  Praxt
21 , Abril , 2021 8:08

Vai sonhando, Microsoft não se importa mais com exclusivos, o que ela quer é vender game pass e nem venha falar sobre os jogos da Sony no PC, são coisas totalmente diferentes. Daqui uns dias os donos de PS estarão jogando o mais novo jogo da Housemarque, enquanto isso Xbox pegando poeira!