CD Projekt RED: de bestial a besta numa semana

A simpatia da comunidade pela CD Projekt RED chegou ao fim!

CD Projekt RED logo

A comunidade gamer consegue ser brutal para com os produtores de jogos e se num momento uma companhia está nas boas graças dos jogadores tal não significa que rapidamente possa descer para um autêntico calvário.

Já vimos isso acontecer com a Blizzard e a BioWare, e foi agora a vez da polaca CD Projekt RED enfrentar a ira dos jogadores.

Uma semana após o lançamento do seu Cyberpunk 2077 dois eventos parecem ter diluído a almofada de proteção proporcionada pela simpatia dos jogadores que parecia estar a proteger a CD Projekt RED até então.

Mesmo antes do lançamento de Cyberpunk 2077 já alguns jogadores olhavam com desconfiança para o jogo. Foram distribuídas poucas cópias para review e as que foram eram para a versão PC sendo que as versões consola foram omitidas. Para esclarecimento aqui no OtakuPT recebemos uma cópia enviada pela Bandai Namco Entertainment para PC e não nos foi imposto qualquer tipo de embargo ou limitação. Podem ler a nossa review aqui.

Com o lançamento de Cyberpunk 2077 os jogadores rapidamente se aperceberam que o jogo foi desenvolvido primariamente para o PC e estava pouco otimizado para as consolas que claramente não têm o hardware para correr este jogo que é claramente de nova geração.

Após alguma polémica com reembolsos chegamos ao dia de hoje, uma semana antes do Natal, em que a Sony Interactive Entertainment pura a simplesmente remove o jogo da PlayStation Store por achar que este não atinge o patamar de qualidade exigido pela companhia nipónica.

A CD Projekt RED tem uma história de lançamento de jogos que são aprimorados ao longo do tempo com a iluminação de bugs e grandes melhorias. Foi isso o que aconteceu com os jogos de The Witcher, aliás o primeiro jogo demorou um ano a ser composto desde o seu lançamento e é exatamente isso o que vai acontecer com este Cyberpunk 2077 e os jogadores podem estar assegurados que daqui a um ano terão em mãos um jogo muito mais capaz e completo.

Mas o que levou a CD Projekt RED a lançar um jogo que sabia estar claramente incompleto?

Aqui entra uma decisão que poderá ter comprometido para sempre a companhia polaca que decidiu lançar-se na bolsa de valores, o que significa que tem agora de responder aos acionistas, o que inevitavelmente se traduz em maior pressão para obter resultados.

Após muito hype, e sucessivos adiamentos muito provavelmente a CD Projekt RED viu-se encurralada pelos seus acionistas e mesmo tendo um produto inacabado foi forçada a um lançamento no Natal. E as consequências estão à vista.

Outro acontecimento que erodiu a boa impressão dos jogadores envolveu a loja da CD Projekt RED, a GOG. Com a loja a revelar que não iria listar o jogo de terror Devotion. Essa revelação veio poucas horas depois da produtora Red Candle Games, anunciar o lançamento do jogo no GOG.

O anúncio da Red Candle Games foi recebido com entusiasmo pelos jogadores. Devotion foi inicialmente lançado no Steam em fevereiro de 2019, mas só ficou lá disponível por seis dias antes de ser removido. Devotion incluía um meme crítico do presidente chinês Xi Jinping, irritando os jogadores chineses que criticaram o jogo e acabou por gerar uma guerra de ideologias online.

Muitos suspeitam que o não lançamento de Devotion no GOG se deve ao medo da CD Projekt RED em ver barrado na China o jogo Cyberpunk 2077 que como sabem tem elementos que claramente são conflituosos com as censuras praticadas naquele país. Neste momento o GOG optou por se manter em silêncio relativamente ao Ban de Devotion.

A CD Projekt RED tem o potencial para voltar às boas graças dos jogadores, mas terá agora de enfrentar uma comunidade muito mais séptica e um caminho bem mais penoso.

Subscreve
Notify of
guest
6 Comentários
Mais Antigo
Mais Recente Mais Votado
Inline Feedbacks
View all comments
KingStone
KingStone
21 , Dezembro , 2020 4:41

Não consigo ter pena de empresas bilionárias…

classic_naruto
classic_naruto
21 , Dezembro , 2020 4:41

o jogo não estava pronto mas a comunidade gaming não quis esperar que saisse em boa qualidade, jogaram com a qualidade que deu para preparar.

coming when ready become coming not ready xd

Rodrigouchiha10
Rodrigouchiha10
21 , Dezembro , 2020 4:41

O que a CD fez foi uma palhaçada. Ela enviou as cópias do jogo para as reviews primeiro para o PC, que é algo que as empresas não costumam fazer já que elas enviam as cópias para os consoles primeiro, ou seja, eles sabiam do estado do jogo nos consoles e tentaram enganar o consumidor para pegar notas boas no Metacritic e fazê-los acreditar que o jogo estava bom. Esse tipo de atitude é um crime e nenhuma empresa deveria fazer essa palhaçada com seus consumidores, fora as promessas mentirosas sobre o jogo que ela disse durante o Marketing dele.

Dougfulll
Dougfulll
21 , Dezembro , 2020 4:41

¯ _ (ツ) _ / ¯

Joe
Joe
21 , Dezembro , 2020 4:42

Quem mandou ser gananciosa? Que pague o preço agora. E eu ainda pensei em juntar um grana e pegar esse jogo, ainda bem que não fiz.

Dougfulll
Dougfulll
Reply to  Joe
22 , Dezembro , 2020 2:57

Eu tava com a grana pra pegar na Pré, mas depois desses tantos adiamentos fiquei com o pé atrás e acabei esperando pra ver como ia ta o jogo. E ainda bem q esperei kkkkkkkkkk
Daq 3meses esse jogo vai ta com 50% e arrumado kkkk