Sega Saturn image wikipedia

Uma leak revelou agora um documento da Sega of America de 1996 onde é mostrado que a SEGA acreditava que a sua Sega Saturn estava a vencer de longe a “guerra das consolas” sobre a PlayStation original da Sony.

Olhando para trás, não foi a melhor avaliação de mercado e a SEGA acabou por parar de fabricar consolas após o mau desempenho da Sega Saturn e da Sega Dreamcast em 1999, para em 2001 anunciara que se ia dedicar apenas ao desenvolvimento de software.

O que o documento de 272 páginas mostra é que na época a SEGA demonstrava uma quantidade surpreendente de confiança na Sega Saturn na sua luta contra a PlayStation.

São reveladas muitas informações sobre a Sega e a Saturn na época, incluindo vendas, correspondência por e-mail e as baixas margens de lucro com que as lojas tinham de lidar. O detalhe mais estranho da leak é a conversa sobre o desempenho da Sega Saturn em comparação com a PlayStation. Num e-mail de Tom Kalinske, ex-CEO da Sega of America, para outros grandes executivos da Sega na época diz:

Estamos a matar a Sony. Em todas as lojas, o hardware Saturn está esgotado e há pilhas de PlayStation.

Kalinske então pergunta ao grupo de e-mail a melhor forma de mostrar esse sucesso na E3, para que mais pessoas fiquem confiantes no eventual sucesso do Saturn nos Estados Unidos.

Certamente Kalinske terá apanhado posteriormente uma desilusão. A estimativa mais liberal das vendas da Sega Saturn é de cerca de 17 milhões de unidades vendidas. Estima-se que a PlayStation 1 tenha vendido mais de 102 milhões de unidades em todo o mundo. A console da Sony permaneceu em produção até 2006, cinco anos completos depois da sucessora da Saturn, a Sega Dreamcast, sair de produção.

Subscreve
Notify of
guest

1 Comentário
Mais Antigo
Mais Recente
Inline Feedbacks
View all comments
Bruno ReisD
Bruno Reis
Membro
6 , Julho , 2023 0:35

Sinto uma certa “verdade” nessa confiança. O grande problema da Sega Saturn foi a adaptação ao mercado. A consola foi criada para ser uma besta no processamento 2D. Jogos como Guardian Heroes, Astral, Street Fighter Alpha (completamente fiel às arcadas) e Tempo 2 são incríveis e alguns ainda surpreendem pelas suas animações e sprites 2D. O problema é que o mundo estava vidrado em polígonos 3D e a SEGA Saturn não conseguia produzir grafismos 3D, aliás para produzir esse efeito em jogos como Tomb Raider tiveram de ser utilizadas diversas técnicas como colocar triângulos sobrepostos.

Penso que essa confiança seja em grande parte dos jogos 2D e do hardware muito superior (primeiro processador multicore), mas deu que fazer aos programadores. Claro que a PlayStation estava atenta ao mercado e desde muito cedo reuniu produtoras para lançar jogos 3D na sua máquina e dominar o mercado.