Para marcar o 30º aniversário da saga Simon the Sorcerer, a Leonardo Interactive anuncia Simon the Sorcerer Origins, um novo jogo que vai ser lançado em 2024 para Playstation, Xbox, Nintendo Switch e PC. Esta prequela, criada pela Smallthings Studios, conta a história de um jovem indisciplinado e irreverente que entra num mundo repleto de magia.
Segundo as palavras da equipa, o novo projeto é impulsionado pela paixão e dedicação de Massimo Calamai, fundador e diretor de jogos do estúdio, e Fabrizio Rizzo, designer líder de jogos e de narrativas. A dupla inspirou-se no icônico clássico dos anos 90 para criar um novo ponto de partida que celebra o passado da série, ao mesmo tempo em que abraça a inovação moderna.
Simon the Sorcerer Origins passa-se um pouco antes dos eventos do primeiro jogo, criando uma ligação direta com esses momentos únicos, mas com uma perspetiva totalmente nova. O estilo gráfico do jogo, com as suas ilustrações e animações desenhadas à mão, demonstra uma combinação perfeita de expressões artísticas modernas e é um testemunho visual do espírito de renovação defendido pela Smallthings Studios. O novo Simon ainda preserva as características definidoras da série que se destacaram ao longo das décadas: a forte personalidade do protagonista jovem, rebelde e um tanto sarcástico continua a ocupar o centro do palco, agora enriquecido com nuances mais emocionais, profundas e contemporâneas. Essa abordagem estende se aos modos de jogo, oferecendo uma mistura do passado e presente que permite aos fãs de longa data e aos novos jogadores escolherem entre a jogabilidade clássica de apontar e clicar ou uma versão mais atual, otimizada para todos os dispositivos, com o controlo direto de Simon.
Para além disso, a banda sonora será concebida pelo renomado cantor e compositor dos anos 80s e 90s, Rick Astley (Never Gonna Give You Up, Together forever). O jogo estará disponível no formato físico e digital e será localizado em mais de 10 idiomas diferentes.