Mais...
    InícioJogosNaruto to Boruto: Shinobi Striker! - Análise

    Naruto to Boruto: Shinobi Striker! – Análise

    Chegou Naruto to Boruto: Shinobi Striker, o título inspirado no mangá de Masashi Kishimoto que vem suceder a saga deixada pela CyberConnect 2, Ultimate Ninja StormÀ medida que essa serie se focou em recriar a história do anime e com as mecânicas de jogo das convencionais batalhas 1 vs 1, Naruto to Boruto: Shinobi Striker segue uma nova abordagem uma vez que permite aos jogadores criar o seu próprio Shinobi e participar em combates cooperativos online. Esta nova aventura sucede-se cronologicamente nos eventos de Boruto: Naruto Next Generations, possivelmente retratando um possível futuro da série desenvolvida pelo estúdio japonês Soleil Ltd.

    Shinobi Striker inicia com a novidade mais desejada pelos fãs da série, a criação do próprio avatar. Temos a oportunidade de personalizar com um vasto conjunto de opções que nos permite escolher uma das cinco nações, o género do personagem incluindo mudanças de aparência que vão de roupas, a cabelos, feições faciais, passando pelos acessórios, vozes até ao pormenor cromático dos mesmos. Para a nossa satisfação a personalização inicial vai desenvolvendo ao longo da experiência, retirando a sensação de pouco conteúdo sentido nas versões beta lançadas anteriormente. Os jogadores terão a oportunidade de criar personagens idênticos aos protagonistas originais da série Naruto, tirando assim maior proveito pessoal da sua jogabilidade. Porém, em alternativa podemos adotar por jogar com as personagens da série, ao todo são vinte e duas, contando com Sasuke, Boruto Uzumaki, Itachi, Naruto, apenas para salientar alguns. Aliado a nova mecânica de criação foi implementado um sistema de evolução, permitindo ao nosso personagem aumentar o seu nível e progredir de rank.

    Depois de criarmos o nosso personagem somos encaminhados para a Vila Oculta da Folha, onde somos recebidos pelo neto do terceiro hokage, Konohamaru servindo como guia, preparando-nos para o torneio, começando por apresentar a sala VR Ninjutsu Arena controlada pelo sexto hokage, Kakashi. No interior temos acesso as missões a solo, tanto como missões Co-Op (encontrar aliados) e missões Co-Op (aliar-se). No principio das missões a solo são disponibilizados apenas os tutoriais que são divididos por três partes que ajuda-nos a compreender os controlos e como usar as técnicas do nosso personagem. Durante o percurso do jogo, as missões vão sendo desbloqueadas que por sua vez estão divididas por ranks. Infelizmente, como podemos perceber que Shinobi Striker deixou de lado a narrativa do novo arco mas ainda assim baseia-se nos eventos passados do anime, recreando alguns momentos familiares aos jogadores. De referir que também temos oportunidade de ser acompanhados pelos protagonistas do anime ou dos jogadores online caso queiramos ajudar ou ser ajudados para completar as nossas missões, todavia, algumas delas vão tornando-se repetitivas. Isto acontece porque apesar da variedade, algumas delas são muito parecidas entre si. Por exemplo, capturar pergaminhos ou a eliminar todos os inimigos, repetindo com alguma regularidade. Ocasionalmente, o tempo de espera na procura de jogadores para fazermos as missões cooperativas pode levar algum tempo, levando de certa forma a realizar as missões a solo.

    Voltando à Vila Oculta da Folha, estamos perante um cenário detalhado de cor que remontam ao traço do manga de Kishimoto, podemos encontrar todas as atividades e as personagens criadas pelos outros jogadores. Neste momento podemos interagir com os outros participantes podendo aceder ao perfil do jogador ou interagir com um simples comando com mais de cinquenta mensagens e ações interativas. Uma das opções é a recruta do jogador para a formação de uma equipa e a possibilidade de convidar os “friends” que também estejam a jogar Shinobi Striker.

    Ainda na vila podemos encontrar Tenten a comandar a Ninja tools shop na qual podemos desbloquear os pergaminhos recebidos das missões da VR Ninjutsu, comprar armas de combate, roupas itens com a moeda ganha do jogo (ryo) e como em todas vender os itens que não necessitamos. Logo a seguir a INN de Sakura que possibilita a mudança do nosso equipamento em combate e personalização do nosso avatar, que por sua vez é dividida entre 4 classes: Ataque, Longa-Distancia, Defesa e Cura. Estas tem um papel importante no jogo, cada uma delas disponibiliza um conjunto de armas, acessórios, habilidades comuns ou finais, que podemos aproveitar para combate. Essa personalização vai ajudar a aprimorar o nosso personagem em combate, com armas conhecidas e Ninjutsus poderosos como Giant Fan usada pela ninja da areia Temari e uma das lendárias espadas da Akatzuki, Shark Skin: Samehada. Podemos também escolher títulos dados pelo jogo e a opção de refazer o nosso personagem.

    Outras habilidades mais personalizadas podem ser adquiridas através da evolução dos “VR Masters” usados nas Missões VR, esses mesmos encontram-se em Konoha e são desbloqueados através de missões entregues pelos mesmos para no fim ficarem registados na Ninjutsu Library controlada por Sasuke. Os diversos mentores vão dar acesso a diferentes Jutsus, acessórios e outros que os caracterizam. Para o inicio temos disponível Naruto, Yamato, Sakura e Sasuke.

    Por fim o jogo dispõe da sala dos Hokages onde podemos combater de forma cooperativa de 4 vs 4 com outros jogadores no modo Quick Match Ninja World League. Existem quatro modos de jogo: Batalha de Barreira; Batalha de Base; Captura da Bandeira e Batalha de Combate que são selecionados de forma aleatória. Tive oportunidade de experimentar duas delas, a Captura da Bandeira onde consiste conquistar a bandeira do território inimigo e a Batalha de Base ao qual o objetivo baseia-se em capturar e manter os pontos indicados no mapa vencendo a equipa com mais pontos. Por esta altura, é aconselhável fazer uma avanço que seja bastante significativo pois a maioria dos restantes jogadores encontram-se em níveis muito elevados dificultando a competição para os iniciantes.

    Relativamente ao sistema de batalha inicialmente funciona de forma simples e eficaz, onde podemos usar um ataque básico ou secundário, utilizar a defesa e podemos equipar com duas habilidades especiais e uma técnica secreta. Temos acesso a bastantes habilidades atrativas como Kirin ou The Eight Inner Gates. Há uma enorme habilidade de salto na qual carregamos o Chakra permitindo saltar para locais distantes, em caso de queda podemos usar a Wire Kunai para aderir ás muralhas ou paredes do ambiente. Uma das novidades é a  habilidade de correr pelas paredes, o que facilita em combate como para escapar ou explorar o campo. Inicialmente podemos ter problemas com a câmara e principalmente com o foco no inimigo, o que leva o personagem a vaguear sem tomar a direção que desejamos e o ângulo da perspetiva não se enquadra com o inimigo.

    Visualmente, Naruto to Boruto: Shinobi Strike apresenta algumas semelhanças com o título lançando na PS2, Naruto: Ultimate Ninja, onde o traço de Masashi Kishimoto é bastante evidente. Os ambientes são surpreendentes onde se consta perfeitamente a preocupação aprimorada da equipa que desenvolveu este jogo a nível gráfico. Principalmente, pela quantidade de detalhes evidentes nos mapas disponíveis. Dos quais poderia salientar os mapas da Vila Oculta da Chuva e o da Vila Oculta Areia  como favoritos. Estes mapas são tão pormenorizados, que em certos momentos, quase que nos faz sentir parte do universo Naruto.

    Naruto to Boruto: Shinobi Striker é nada mais nada menos como Xenoverve num mundo Shinobi com uma perspetiva muito singular, que por sua vez poderá estar num bom caminho, principalmente para os fãs do anime, apesar de parecer monótono após algumas horas e pecar pela falta de história. Esperemos de qualquer das forma que estes detalhes sejam desenvolvidos com mais atenção para uma possível sequela ou através de novas atualizações ou DLCs. 

    Apesar de alguns lapsos e de certamente não se igualar com os títulos anteriores, Naruto to Boruto: Shinobi Striker ainda assim é um jogo bastante agradável que nos proporciona a umas longas horas de entretenimento. Um jogo indicado a quem gosta de desafios online coletivos. 

    Um exemplar deste jogo foi gentilmente cedido pela Bandai Namco Entertainment e jogado numa PS4 Slim.

    Ricardo M
    Ricardo M
    Interessado em videojogos com o gosto acentuado para JRPG, está presente na equipa do OtakuPT desde 2013 com o propósito de acompanhar e informar sobre o que de melhor se faz na área do entretenimento gamer.

    Artigos Relacionados

    2 COMENTÁRIOS

    Subscreve
    Notify of
    guest

    2 Comentários
    Mais Antigo
    Mais Recente
    Inline Feedbacks
    View all comments
    Black Rat King
    Black Rat King
    11 , Julho , 2019 18:49

    naruto xenoverse? interessante…

    Dougfulll
    Dougfulll
    11 , Julho , 2019 18:49

    O jogo parece bacana, mas vou demorar um pouco pra pegar…

    - Publicidade -

    Notícias

    Populares