A NVIDIA anunciou que a tecnologia NVIDIA DLSS 4 vai estar disponível em novos jogos e que a NVIDIA App recebeu novas atualizações que incluem uma versão experimental do Project G-Assist System Assistant.
O Project G-Assist é uma ferramenta impulsionada por IA que roda localmente em PCs com placas gráficas GeForce RTX. O projeto foi criado para otimizar configurações de jogo e sistema, mas também permite monitorar FPS, gerenciar componentes e melhorar a eficiência energética através de comandos de voz ou texto. Também oferece diagnósticos em tempo real, ajustes de overclock e recomendações para melhorar o desempenho do PC.
Para produtores e entusiastas de IA, a NVIDIA disponibilizou um guia no GitHub que permite a criação de plug-ins personalizados para ampliar as funcionalidades do G-Assist que incluem o controlo de periféricos e integração com APIs de terceiros. O assistente foi desenvolvido com a tecnologia NVIDIA ACE, a mesma usada para criar NPCs em jogos modernos. O Project G-Assist pode ser acedido na seção Discovery da NVIDIA App.
Outra novidade é a ampliação das funcionalidades da NVIDIA App, que agora permite substituir configurações de DLSS em diversos jogos. Com a atualização, os jogadores com GeForce Game Ready Driver ou NVIDIA Studio Driver versão 572.83 WHQL ou superior já podem personalizar a escala de resolução entre 33% e 100%, além de ajustar qualidade de imagem e desempenho. As configurações de exibição e cor também foram movidas para a aplicação para cada vez mais unificar um local.
A NVIDIA confirmou que novos jogos vão receber suporte à DLSS 4 com Multi-Frame Generation:
- Enlisted: O Shooter MMO ambientado na Segunda Guerra Mundial já suportava as tecnologias DLSS Frame Generation e NVIDIA Reflex. Com a DLSS 4, o desempenho na resolução 4K pode aumentar em até 3 a 4 vezes em placas gráficas da série RTX 5000.
- FBC: Firebreak: Desenvolvido pela Remedy Entertainment, o spin-off de Control vai ter suporte à DLSS 4 e Ray Tracing Completo para proporcionar gráficos avançados logo no seu lançamento.
- Half-Life 2 RTX Demo: A demo do Half-Life 2 RTX, desenvolvida com o RTX Remix, apresenta suporte a DLSS 4, DLSS Ray Reconstruction e novas tecnologias gráficas para modernizar o lendário clássico da Valve.
- KARMA: The Dark World: Jogo de terror psicológico ambientado numa Alemanha Oriental distópica de 1984. Com lançamento previsto para o dia 27 de março de 2025 vai contar com suporte à DLSS 4 e novos ajustes através da NVIDIA App.
- The First Berserker: Khazan: O novo jogo ambientado no universo de Dungeon & Fighter, disponível a partir do dia 27 de março de 2025 vai ter acesso à DLSS 4 para melhorar o desempenho até 5 vezes na resolução 4K com configurações no máximo.
- Warhammer 40,000: Darktide: Com a atualização Nightmares and Visions, o jogo recebe o suporte DLSS 4 para placas gráficas RTX Série 5000 para melhorar gráficos e desempenho.
- Control: O jogo da Remedy Entertainment agora permite atualização do DLSS Super Resolution para o modelo de IA transformer para proporcionar maior nitidez e qualidade de imagem.
- Kingdom Come: Deliverance II: A nova versão do jogo medieval oferece suporte às tecnologias DLSS 4 e NVIDIA DLAA para garantir uma fidelidade visual superior.
- RF Online Next: O MMORPG da Netmarble N2 lançado na Coreia do Sul conta agora com o suporte à DLSS Super Resolution.Além destas melhorias, a NVIDIA anunciou que os microsserviços NVIDIA NIM já estão disponíveis para PCs e estações de trabalho RTX AI e que em breve também vão ser compatíveis com AI Blueprints.