A ASUS ROG anuncia o lançamento da placa gráfica ROG Matrix GeForce RTX 4090, que desde a apresentação na Computex 2023 já atingiu oito recordes de overclocking. A principal razão para tais desenvolvimentos é por que esta é a primeira placa gráfica no mundo a adotar um composto de metal líquido no chip gráfico que lhe permite alcançar maiores frequências sob temperaturas baixas e consequentemente menor ruido.
A ROG Matrix GeForce RTX 4090 é a primeira placa gráfica de consumo a apresentar metal líquido como material de interface térmica para aproveitar a sua incrível condutividade para um arrefecimento eficaz. O circuito de arrefecimento all-in-one inclui uma placa fria personalizada, uma ventoinha incorporada e um caudal de líquido de arrefecimento otimizado. Esta configuração envia o calor através de 700 mm de tubagem e um radiador de 360 mm.
A ROG Matrix RTX 4090 não apresenta apenas hardware único, também possui funcionalidades de software personalizadas. A maioria das placas gráficas possui um sensor de temperatura na matriz na placa gráfica e outro nos seus módulos de memória que permite uma visão básica do calor de um sistema. A ROG foi mais além com sensores adicionais nos módulos reguladores de voltagem, indutores e circuitos de entrada de energia. A construção é apenas metade da magia desta placa. A ASUS também ampliou o conjunto de funcionalidades do GPU Tweak III com mais funcionalidades de overclocking do que nunca: Modo OC com um clique, o OC Scanner automático e controlos deslizantes manuais que tornam a ROG Matrix GeForce RTX 4090 o sonho de qualquer overclocker.
A ROG Matrix GeForce RTX 4090 vai estar disponível para compra a partir de outubro por um custo de 3.399€.