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    Space Crew – Análise

    Review de Space Crew

    Space Crew, desenvolvido pelo estúdio indie inglês Runner Duck (que conta com uma equipa de apenas duas pessoas!) e publicado pela também inglesa Curve Digital, é um jogo de estratégia em tempo-real com elementos de simulação, sobrevivência e sci-fi com um pouco de rogue-like à mistura, lembrando um pouco o aclamado FTL: Faster Than Light.

    O jogo é uma sequela do jogo anterior da Runner Duck, Bomber Crew, e desta vez trocamos a Segunda Guerra Mundial e o Avro Lancaster do jogo original por um setting de ficção científica num futuro onde a Terra é atacada por alienígenas e cabe à United Defense Force levar a cabo missões de exploração e defesa contra os Phasmids.

    Tal como em Bomber Crew, cabe ao jogador costumizar e fazer upgrades à sua nave estelar que substitui o bombardeiro do jogo original, assim como treinar e atribuir a tripulação para os seus postos individuais a bordo da nave, restando ao jogador dar ordens e executar algumas tarefas específicas durante as missões, onde a tripulação terá de fazer o seu melhor contra os ataques dos Phasmids.

    É assim necessário fazer o melhor para navegar a nave, ter atenção às naves inimigas que têm de ser “tagadas” manualmente antes de os nossos artilheiros as poderem atacar, controlar os níveis de energia que são distribuídos pelos vários sistemas, movendo a tripulação pelos postos onde são necessários, assim como fazê-los resolver situações de emergência como fogos, reparações e até possíveis invasores, com o jogo a passar de um calmo e relaxante passeio pelo sistema Solar para um frenesim de pânico para resolver todos os problemas (não se preocupem, em caso de emergência, há um modo slow down).

    Resolvida a missão que nos é indicada, regressamos à Terra, onde temos a nossa base espacial em órbita, recebendo research points que desbloqueiam equipamento para a nave e tripulação, assim como créditos para o comprar (com possíveis objectivos bónus a dar pontos e créditos extra, que tornam o processo mais rápido) e XP que desbloqueia novos skills para a tripulação que os tornam melhores nas suas posições e eventualmente permitem que eles ganhem uma segunda especialização, podendo assim ter skills para duas posições diferentes na nave.

    Embora o jogo seja em 3D com gráficos bem polidos, as suas texturas são artisticamente pixelizadas mantendo um charme retro, sendo possível ao jogador editar as cores e decoração da sua nave, e até importar desenhos para colar em certas partes! (Pelo menos na versão PC).

    Dito isto, Space Crew conta com o mesmo problema que o seu antecessor… Queremos sempre fazer mais uma missão, desbloquear mais upgrades para facilitar as próximas missões, mas com o tempo torna-se difícil de as distinguir… Por variados que sejam os objectivos, o gameplay é sempre idêntico e poderá tornar-se cansativo. Ainda assim, continuamos a voltar para mais (desde que seja em sessões mais curtas).

    Análise por Tiago Vasconcelos.

    Helder Archer
    Helder Archer
    Fundou o OtakuPT em 2007 e desde então já escreveu mais de 50 mil artigos sobre anime, mangá e videojogos.

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