Com alguns produtores de jogos a queixarem-se das limitações de terem de criar jogos compatíveis com a Xbox Series S e até o CEO da Game Science a afirmar que Black Myth Wukong ainda não foi lançado na Xbox devido a problemas de otimização na Xbox Series S, muitos podem pensar que a Microsoft poderá relaxar ou permitir jogos exclusivos Xbox Series X, mas tal não vai acontecer segundo Phil Spencer, o CEO da Microsoft Gaming.
A justificação de Phil Spencer é simples, ao criarem jogos a pensar também nos recursos mais limitados da Xbox Series S os produtores estão também a otimizar esses jogos para consolas portáteis.
Questionado sobre o potencial abandono ou relaxamento dos requisitos da Xbox Series S, Spencer disse numa entrevista a Destin Legarie:
De certa forma, penso nisso quase exatamente da forma oposta agora. Com o aparecimento dos PCs portáteis e até a introdução da Switch 2, enquanto programadores, estamos a construir mais especificações de dispositivos, desde dispositivos de menor potência — porque são alimentados por bateria — até coisas que se ligam à tomada. Na verdade, penso que temos uma vantagem real porque temos como alvo a S há algum tempo, os nossos jogos foram desenvolvidos e são portáteis em muitas especificações diferentes.
Assim, quando olhamos para algo como uma Steam Deck ou ROG Ally ou algo do género, temos esta versão S dos jogos, que estão mais adaptados às especificações de muitos dispositivos que, francamente, estão a ser introduzidos agora, e penso que isso nos ajuda.