A mais recente edição da revista Monthly Big Gangan publicou o primeiro capítulo de Higurashi no Naku Koro ni Rei: Hoshi Watashi-hen, um mangá spinoff escrito e ilustrado por Seigo Tokiya que é protagonizado pelos filhos dos protagonistas da obra original, Higurashi: When They Cry (Higurashi no naku koro ni).

Sinopse de Higurashi no Naku Koro ni Rei: Hoshi Watashi-hen

O cenário de “Higurashi no Naku Koro ni Rei: Hoshi Watashi-hen” é a vila de Hinamizawa no primeiro ano da Era Reiwa (2019). Keitaro, filho de Keiichi Maehara, muda-se de Tóquio para Hinamizawa e aproveita a sua nova vida com Kihiro, filho de Rena Ryuuguu, Sakiko, filha de Satoko Houjou, e Tamaki, filha de Mion Sonozaki. Um dia, Keitaro conhece uma menina misteriosa chamada Inori na escola e questiona o seu comportamento misterioso. Surge então outra misteriosa menina que se autodenomina Kururu…

A primeira temporada do novo projeto de franquia estreou no Japão em outubro de 2020 e contou com um total de vinte e quatro episódios, seguido por uma segunda temporada de quinze episódios lançada em julho de 2021. A franquia é inteiramente baseada numa série de visual novels cujo primeiro lançamento foi em 2002. A partir daí, várias adaptações para mangás, anime e projetos de live-action começaram.

Com animação pelo estúdio Passione (Interspecies Reviewers, Joshikousei no Mudazukai, Citrus), a direção é de Keiichiro Kawaguchi (Please Tell Me! Galko-chan), a história é de Naoki Hayashi (Black Fox, Citrus), o design de personagens é de Akio Watanabe (Monogatari Series anime franchise) e a sua composição é de Kenji Kawai (Ghost in the Shell, Patlabor, Mobile Suit Gundam 00). Este será um projeto original da Ryukishi07 e 07th Expansion. A produção é da Infinite.

A história acontece em Junho de 1983, numa vila rural fictícia chamada Hinamizawa baseada na vila de Shirakawa, Gifu, que possui uma população de aproximadamente 2000 habitantes. O personagem principal da série, Maebara Keiichi, muda-se para a vila e torna-se amigo de Ryuugu Rena, Sonozaki Mion, Furude Rika, Houjou Satoko e posteriormente Sonozaki Shion. Keiichi junta-se às atividades de clube após a escola, que consistem, na maioria das vezes, em jogos de cartas ou tabuleiro.

A vila de Hinamizawa, aparentemente é normal e pacífica. Entretanto a tranquilidade termina quando é iniciado o festival anual Watanagashi, que comemora e agradece ao deus local, Oyashiro-sama. Keiichi aprende que no dia do festival, nos últimos quatro anos, uma pessoa é assassinada e outra desaparece e nunca mais é vista. Keiichi começa então a investigar os estranhos eventos envolvendo o festival Watanagashi e o deus Oyashiro-sama. Em cada arco da história, um dos amigos torna-se paranoico e comete os crimes. Geralmente os crimes envolvem o assassinato dos seus próprios amigos.

A primeira série anime de Higurashi: When They Cry (Higurashi no naku koro ni) estreou em 2006 com 26 episódios e When They Cry II: Solutions (Higurashi no Naku Koro Ni Kai) estreou em 2007 com 24 episódios.

A Geneon Entertainment Inc. lançou o primeiro anime em DVD em 2007-2008. A Funimation lançou o anime em DVD em 2009 e 2010. Já a Sentai Filmworks lançou mais recentemente o anime em Blu-ray e DVD em 2016.

07th Expansion lançou o primeiro capítulo de Higurashi: When They Cry (Higurashi no naku koro ni) na Comiket. Ryukishi07 e 07th Expansion lançaram Higurashi: When They Cry Hou para PC no Japão em 2014 como um “obrigado” aos fãs da franquia.

A obra também inspirou vários OVA, dois filmes live-action e adaptações mangá por vários artistas.

FONTEComic Natalie
Fundou o OtakuPT em 2007 e desde então já escreveu mais de 40 mil artigos sobre anime, mangá e videojogos.