Yukiko Nozawa, a artista do mangá The 100 Girlfriends Who Really, Really, Really, Really, Really Love You (Kimi no Koto ga Daidaidaidaidaisuki na 100-nin no Kanojo) que conta com história por Rikito Nakamura pediu nas suas redes sociais para não enviarem ideias para as próximas noivas da série.
Nozawa escreveu:
Não é que não aprecie o apoio, mas se começarem a enviar-me ideias, isso pode causar problemas no futuro. Se alguma ideia acabar por ser semelhante ao que já tínhamos planeado, isso pode causar problemas e, pessoalmente, tenho um pouco de medo disso.
Incendiário da Kyoto Animation revela que cena ele acha que o estúdio copiou e o levou a atacar
A mensagem rapidamente gerou um debate nas redes sociais, com muitos utilizadores a recordarem o trágico ataque incendiário à Kyoto Animation em 2019, onde um homem atacou o estúdio motivado por um alegado caso de plágio, que levou à morte de mais de trinta animadores e funcionários.
Podemos ler comentários como:
- Um ‘grande incidente’ já aconteceu antes, quando uma pessoa mentalmente instável acusou uma empresa ou um criador de plágio e causou um grande desastre. Enviar ideias sem ser solicitado para a equipa oficial é basicamente o mesmo que declarar-se um “potencial criminoso”
- Quantos futuros Aoba existem por aí? Isto é praticamente uma ameaça de assassinato!
- Que assustador. Mesmo que sejam avisados, a próxima coisa que farão é tentar enviar as suas ideias diretamente para os cérebros dos criadores.
- É algo que já existe há muito tempo. Ouvi dizer que em Hollywood isso geralmente acaba em processos judiciais.
Essa é uma precaução que eu concordo, ainda mais devido a certas questões, como as que causaram o incêndio na kyoto animação.