Kentarou Miura já estaria a preparar o fim de Berserk

Kentarou Miura já estaria a preparar o fim de Berserk

Nas redes sociais japonesas tornou-se viral uma entrevista do Animate Times aos mangakás Kentaro Miura (Berserk) e Shizuya Wazarai (Kentou Ankokuden Cestvs) que foi publicada a 14 de abril de 2021.

Num dos segmentos, os dois comentaram se tinham planos de terminar os seus respectivos mangás.

“Berserk” está a ser lançado há mais de trinta anos, enquanto “Cestvs” está a ser lançado há mais de vinte anos, quanto tempo achavam que a vossa obra duraria quando começaram?

Miura: Tens ideia de como Cestvs vai acabar?

Wazarai: Esse é o problema (risos). Vou ser franco contigo e perguntar de uma vez, quanto da história de Berserk já fizeste?

Miura: Tenho planeado começar o arco final muito em breve. De agora em diante, estou a pensar em terminar sem expandir a história mais do que o necessário.

Wazarai: Eu ainda não estou nem a metade da minha ideia original. O que deveríamos fazer?

Miura: Acho que, no final das contas, é uma corrida contra a nossa saúde.

Wazarai: Algo como uma competição para ver qual é a primeira coisa a acabar.

Miura: Bem, sabes o que dizem, que todos nós temos 100 anos de vida. Mas tem gente que mesmo aos 90 anos continua a trabalhar muito, então é melhor tomarmos cuidado.

Kentaro Miura começou a publicar Berserk em 1989 na revista Monthly Animal House da editora Hakusensha, para posteriormente transferi-lo para a revista Young Animal em 1992, onde continuou a publicá-lo até à sua morte em maio de 2021. O mangá inspirou uma adaptação para série anime de 25 episódios lançada em outubro de 1997 e produzida pelo estúdio OLM, bem como uma trilogia de filmes intitulada Berserk: Ougon Jidai-hen em fevereiro de 2012, junho de 2012 e fevereiro de 2013. Posteriormente, o mangá foi novamente adaptado para anime pelo estúdio GEMBA em julho de 2016 com 24 episódios.

Sinopse de Berserk

Marcado para a morte e destinado a ser assombrado por demónios até ao dia da sua morte, Guts embarca numa jornada para desafiar um destino terrível, enquanto ondas de bestas o perseguem implacavelmente. Armando com a sua determinação e a sua monstruosa espada, ele jura vingança contra o responsável, caçando o mesmo homem que ele admirava e considerava um amigo. Ao longo do caminho, ele encontra alguns aliados improváveis, como um pequeno elfo chamado Puck e Isidro, um jovem ladrão que quer aprender a lutar com o ex-mercenário. Conforme o grupo lentamente se reúne após decidir juntar-se a Guts na sua missão, eles enfrentarão um perigo incrível como nunca experimentaram antes.

Subscreve
Notify of
guest

8 Comentários
Mais Antigo
Mais Recente Mais Votado
Inline Feedbacks
View all comments
luiz
luiz
22 , Maio , 2021 23:24

já que é hora de especular, vou jogar a minha teoria aqui kkkk

pensando em todas essas situações, os treinamentos do Miura de jovens para ajudá-lo, o medo de não terminar a obra, essa preocupação com a saúde, entre tantas outras coisas, será q ele não deixou algo pronto como conclusão da história?

digo um roteiro destacando tudo que deveria ser feito para q se chegasse ao final que ele desejava e/ou esperava, como uma precaução?

pq claramente ele tinha um grande receio de não terminar sua obra, o que pode ter levado ele a eventualmente ter um “plano b” para caso alguma tragédia acontecesse (como aconteceu)

Paulo De Lima Ramos
Paulo De Lima Ramos
22 , Maio , 2021 21:31

O manga ia para os últimos arcos mesmo, pois ele disse que não ia mais expandir a historia para poder terminar.

ZoldyckP
ZoldyckP
22 , Maio , 2021 14:00

Por essa entrevista e uma outra que o Miura diz temer falecer antes de terminar a obra, acho que fica bem a impressão que a saúde dele não estava normal e que estava lutando a um tempo com isso. Não acompanhei os motivos dos hiatos de Berserk, mas pode ser que isso tenha tido um peso considerável para muitos deles.

Por valorizarmos muito a genialidade de pessoas como ele, às vezes esquecemos que também são humanos, que tem seus lados privados e problemas.

Joe
Joe
Reply to  ZoldyckP
22 , Maio , 2021 14:07

Com certeza isso deve ter sido um dos motivos dos hiatos. Porém, absolutamente ninguém tinha ideia de que ele tinha problemas de saúde, então eu deixo o questionento: Será que se a editora ou o próprio Miura não nos comunicasse sobre o seu estado de saúde a coisa não teria sido diferente? A cobrança, as piadas, enfim.

ZoldyckP
ZoldyckP
Reply to  Joe
22 , Maio , 2021 14:12

Eu já pensei sobre isso com relação ao Togashi. E temos que relevar que estamos falando de japoneses… Claro que comunicação seria o ideal, mas seria justo exigir ainda mais desses caras? Não podemos ter um pouco de empatia e deixar eles fazerem o que quiserem? Eu pelo menos penso dessa forma.

Joe
Joe
Reply to  ZoldyckP
22 , Maio , 2021 14:21

Calma, voce tá misturando as coisas um pouco. Sim, em primeiro lugar empatia é necessário, mas não é exatamente assim que funciona na internet.

Quando uma pessoa está passando por problemas graves de saúde eu acho que seja necessário sim um comunicado oficial para que os fãs possam saber da gravidade real da situação e poder moldar suas expectativas e compreensão a partir daí.

NASH
NASH
22 , Maio , 2021 13:55

será que ele passou as ideias do final para alguém continuar ? comecei a ver esse Cestvs não sabia que ele era tão longo.

Miguel Neves
Miguel Neves
Reply to  NASH
22 , Maio , 2021 14:06

Duvido um pouco, até porque pela importância da obra será dificil ou mesmo impossivel alguém conseguir dar continuidade á obra mesmo sabendo das ideias do final. Acho que é algo que vai ficar na imaginação de cada um como seria o final. Eu por exemplo tinha a sensação que a obra ia a pouco mais de meio, pelo simples facto de ainda nem termos uma ideia das história dos outros demónios por exemplo. Ainda havia muitas pontas soltas na obra