OtakuPT - 480 anos de amizade entre Japão - Portugal

OTA Makoto, Embaixador do Japão para Portugal, deixou no primeiro dia de 2023 uma mensagem sobre os 480 Anos das Relações de Amizade entre o Japão e Portugal.

Podemos ler na sua mensagem:

No ano de 2023 marca-se os 480 anos da chegada dos portugueses à ilha de Tanegashima em 1543, dando início ao intercâmbio com os japoneses. Fiquei impressionado com essa longa história que dura até hoje.

Esse encontro em 1543 foi primeiro contato entre os europeus e os japoneses. A interação entre os dois povos depois desse encontro trouxe vários documentos, artes, mentalidade e religião, tendo florescida a cultura Nanban. Existem as palavras japonesas oriundas da língua portuguesa tais como botão(ボタン), pão(パン), tabaco(タバコ), carta(カルタ) e confeito(コンペイトウ) etc. Essas palavras são símbolos da influência da interação de então. Quanto à língua portuguesa, também há algumas palavras oriundas de japonês como catana(刀) e biombo(屏風) etc.. Os museus sitos em Portugal estão a preservar cuidadosamente estes biombos Nanban que retratam e recordam-nos desta época. Não é exagero afirmar que esse tipo de história e laço é a base da atual relação amistosa existente entre o Japão e Portugal.

O Japão e Portugal partilham valores fundamentais como o respeito pelos direitos humanos, a democracia e o estado de direito, e são parceiros importantes que têm a intenção de manter a ordem do mar livre e aberto. Nestes últimos anos, a interação entre os dois povos tem estado muito ativa. Por exemplo, em 2014, o então Primeiro-Ministro, ABE Shinzo, fez a primeira visita a Portugal como Primeiro-Ministro do Japão e isso simboliza a entrada na próxima fase das relações bilaterais. Depois disso, apesar da época da pandemia, o então Ministro dos Negócios Estrangeiros, MOTEGI Toshimitsu, visitou Portugal em 2020 e o então vice-ministro do meio ambiente, Mutai Shunsuke, e o então Vice-Ministro Parlamentar dos Negócios Estrangeiros, MIYAKE Shingo, fizeram uma visita com o objetivo de participar na Conferência dos Oceanos das Nações Unidas, sediada na nação marítima que é Portugal. Essas visitas demostram o aprofundamento da relação entre os dois países e esperamos que se desenvolvam ainda mais interações depois da pandemia.

Em 2023, a Embaixada do Japão realizará vários eventos comemorativos ao longo do ano com o intuito de promover a interação entre os dois países. Faremos o maior esforço para que esse ano se torne frutífero. Agradecemos muito se pudermos contar com a vossa participação e precioso apoio a esta iniciativa.

Sobre o Logo que celebra os 480 anos de amizade entre Japão – Portugal

Quer o azulejo português, quer a sakura (flor de cerejeira) japonesa, são elementos bastante reconhecidos visualmente, como parte da identidade cultural de cada país. Aqui, estes dois padrões que se conjugam harmoniosamente, representam a singularidade de cada um dos países, assim como dão expressão e força a este “elo de ligação”, numa relação de equilíbrio, interação e amizade. O número “480” assume-se como a forma intrínseca que representa – o tempo – com uma presença sólida, clara e inequívoca, pois é isso que se pretende destacar e celebrar: o tempo da relação entre o Japão e Portugal!

Fundou o OtakuPT em 2007 e desde então já escreveu mais de 50 mil artigos sobre anime, mangá e videojogos.
Subscreve
Notify of
guest

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments