Análise de anime: Hayate no Gotoku

Untitled

Sinopse:

Hayate Ayasaki é um garoto trabalhador cujos pais irresponsáveis chegam a dá-lo como pagamento de uma dívida fútil para a Yakuza. Fugindo de seus perseguidores, ele encontra a garota Nagi Sanzen e decide sequestrá-la mas, atrapalhado, parece fazer a ela uma declaração de amor; tampoco consegue fazer o pedido de resgate. Nesse momento, surgem dois verdadeiros sequestradores que levam Nagi, mas Hayate vai atrás. Ele consegue salvá-la e pede como recompensa um emprego, mas acaba machucado. Assim começa a carreira de Hayate como o mordomo e guarda-costas de Nagi, junto com a empregada Maria.

Gênero: Ação, comédia, harém, paródia, romance

Geral:

Primeira coisa a se dizer, eu acho que não dá para escolher os gêneros certos deste anime…..eu nunca vi algo ter de tudo um pouco como esse, de comédia a nonsense a referências hard de se pegar, um anime de comédia quase que clássico pelo seu tempo, mas muitos não gostam pela falta de seriedade da obra, até mesmo eu tenho de ter paciência porque haja progressão lenta, ah e mais um detalhe, esse é curiosidade, eu tenho a ligeira impressão que o autor desta obra gosta do Brasil, porque até hoje é o anime com mais referência a nós que eu já assisti!!! sério mesmo, chega a ser engraçado.

Untitled

Bom outro detalhe a cerca da obra é que ela é enorme, o mangá já passou dos 500 caps e que por sinal esta entrando finalmente em seu clímax final, aliás finalmente não porque ele era até divertido, mas como leitor devo assumir que ele estava ficando enrolado, outros detalhes são a adaptação que não é la das melhores e a peculiaridade dos estúdios que vou dizer tudo a baixo, mas me pergunto hayate não vende muito ( algo perto de 80k) como durou tanto tempo? acho que os leitores amavam muito a obra.Untitled

História:

Sobre a história hummm, é difícil descrever, quem curte uma comédia nonsense cheia de referências vai amar o anime, por este motivo comédia é um dos gêneros mais difíceis de se analisar, porque no fim é gosto, mas então pulando isso tem duas coisas que posso criticar sobre a história, antes devo dizer que na minha opinião o anime é bem divertido e tem uma premissa até única, se você ai já viu um mordomo de combate em um anime de comédia nonsense pode falar, acho que eu mal sei 2 animes assim, mas enfim vamos as críticas.

1º Esta é mediana a fraca, e nem todos veem como defeito, mas em minha opinião a série é meio enrolada, temos centenas de capítulos no mangá e dezenas de episódios no anime que não são exatamente necessários, e servem apenas para alívio cômico, ai que vem a dúvida, isso é perdoável pelo fato do anime ser de comédia que deve abusar disso para “enrolar” a história? ou não deveria ter menos episódios assim e ter mais plot principal? eu realmente concordo que são engraçados os episódios, mas alguns tem o sentimento se realmente precisava deles entendem? por isso acho que em partes é um problema.

2º Esse é crítico, de uma importância sem igual, como vocês viram eu falei o mangá tem mais de 500 capítulos, e o anime que não é um “infinito” como os que vocês conhecem, tentou adapta-lo, acho que muitos já devem ter percebido o que daria….PULOS IMENSOS o anime tem 4 temporadas e ovas, de uma temporada para outra eles simplesmente pulam dezenas de capítulos, ao ponto de muitos personagens vocês sequer entenderem o que são e o que estão fazendo ali, você tem de aceitar pela comédia, mas muitos como eu temos raiva disso, sendo que uma das principais personagens no desenvolvimento do protagonista tem seu arco INTEIRO cortado, e ai ela aparece depois no anime, na primeira vez que vi o anime ( não lia o mangá) eu fiquei pensando ” quem é essa ai e de onde veio?” depois eu fui ler o mangá e MDS MELHOR PERSONAGEM DA OBRA E NEM TEVE SEU ARCO NO ANIME??? pois bem isso foi só um exemplo, isso aconteceu em  outro anime que eu já analisei é triste mesmo, isso praticamente força a pessoa a ver o mangá.Untitled

Personagens:

E quanto aos personagens? bom é até difícil descrever, o anime tem muitos mas MUITOS personagens, tanto que os desta foto ai em cima são só os principais, sobre eles aqui eu tenho críticas e elogios.

Elogio:

1º Os personagens mostrados são bem abordados, e acho bem difícil uma pessoa que viu o anime todo ao menos não os entender, mas ainda assim este elogio perde para a crítica, pois mesmo que sejam bem abordados ainda não é tudo que poderia ser. Não são personagens tão profundos, são mais típicos de comédia, eu em especial gosto muito deles, por isso mesmo não posso perdoar quando são mal aproveitados.

Crítica:

1º Tem haver com o que eu disse da história, com os cortes tem personagens que você nem ao menos conhecia que são de cara expostos a você como protagonistas ou pessoas bem importantes, resultando que dificulta a compreensão deles e até mesmo da história.

2º Mesmo os personagens que já são abordados ainda cortam umas coisas aqui e ali que definem melhor eles, mas não é de todo um defeito, afinal era impossível colocar tudo no anime, isso foi apenas para mencionar mesmo.

UntitledMúsicas:

As músicas em especial são na maioria bem legais, até mesmo Kawada Mami esteve envolvida com o anime ( por sinal ela fez a op 1), por este motivo posso garantir que em geral realmente não vão desapontar, nos “extras” devo por alguma música que eu achei interessante, pois vale a pena, mas aqui irei por somente a primeira OP e ED como sempre, até porque este anime tem muitas.

OP 

* Devo dizer que tenho nostalgia toda vez que vejo, muita linda a música

ED

* Bonita também

Parte técnica:

Devo dizer que este vai ser o anime mais difícil de julgar quanto a isso, nunca vi um caso igual a esse, já que na sua maioria o anime é calmo ( calmo um cara*** mas eu me referia as cenas) irei julgar mais pelo design.

Untitled

Acho que a imagem descreve bem o que eu disse, olhem essa mudança enorme, vou citar o estúdio de cada temporada, deixando claro que minha preferência vai para a primeira temporada e depois a terceira eu acho, mas reparem o quanto foi ficando “fofo” mostrando como a geração foi mudando.

1º  Incrível que a temporada que mais gostei é de um estúdio que nem eu nunca ouvi falar  se vocês conhecerem podem falar  dele ai nos comentários, mas enfim acho o design bem bonito, tem ar de clássico, a animação não é ostentadora mas não desaponta, considerando que o anime tinha 52 episódios.

2º Esse todo mundo quase conhece a   que é o nome mais famoso aqui, mas por contradição eu acho a pior temporada no quesito animação, foi MUITO simplificada fora que ao mesmo tempo tinha muita “tela estática” que são cenas que deveriam estar em movimento os frames mas são simplesmente congeladas na tela, resumindo a animação é bem mediana fraca aqui.

3º e 4º Foram feitas pelo falecido estúdio  ( descanse em paz) que não era nem bom nem ruim, achava o design muito “fofo” mas nada exagerado até a 3º na 4º eles exageraram demais, muitos se incomodaram como eu, fosse assim desde o início eu não ligava mas foi algo brusco ( sim eu entendo que de 2007 para 2013 ouve bastante mudança, mas mesmo assim…), a animação seria o meio termo das temporadas, algo mediano normal, tinha algo aqui e ali, mas nada demais, por isso a 3º temporada era minha 2º preferida.

 

Conclusão:

Nota pessoal: 8/10 ( por conta que amo os personagens e a comédia)

Nota análise crítica: 7/10

O anime tinha muito potencial, mas foi estragado por uma má adaptação, é triste ver isso, eu raramente dou uma nota assim e vocês sabem, mas não posso dar uma nota alta para esse, justamente por eu saber o quanto ele poderia ser melhor que me desaponta, garanto que muitos já passaram por isso de uma má adaptação, são tantos que nem vou citar exemplos.

Nota mangá: 9/10

O mangá é outra história, os personagens são mais aprofundados, todos tem sua devida explicação ( inclusive aquela que eu disse que era a melhor) fora que a comédia funciona melhor as vezes, o único ponto negativo é como eu disse, esta um pouco enrolado, só agora começou a ficar mais sério porque esta perto do final, mas apesar disso eu fiquei triste….vai fazer falta.

Extras:

* Uma das futuras ops do anime, muito boa por sinal.

Screenshot_3

* Sim tem uma cena assim mesmo kkk e isso é só uma delas.

Bom resolvi falar deste anime até porque ele não é muito famoso, mas que é divertido de assistir, só não precisa levar muito a sério e ter calma, eu recomendo muito mas muito mais o mangá, mas só citei porque a maioria vê anime mesmo, queria ter feito uma análise maior, mas é anime de comédia louca kkkk não tem muito o que se dizer sobre apenas os erros e algumas qualidades, o resto é subjetivo de vocês, bom é isso até a próxima XD. 

Edit: Esqueci de mencionar mas este anime foi recomendado na semanada Crazywolf especial de natal.