Black Clover Sword of the Wizard King screenshot 2

Nesta sexta-feira (16 de junho de 2023) estreou na Netflix o filme anime Black Clover: Sword of the Wizard King (Black Clover: A Espada do Rei Feiticeiro / Black Clover: Mahоu Mikado no Ken), o longa baseado na adaptação para anime do manga Black Clover, de Yūki Tabata.

O longa teve animação produzida pelo estúdio Pierrot, com direção de Ayataka Tanemura, história criada por Yūki Tabata, roteiros de Johnny Onda e Ai Orii, designer de personagens de Itsuko Takeda, trilha de Minako Seki e distribuição mundial pela Netflix.

Sinopse de Black Clover: Sword of the Wizard King

Asta, um menino nascido sem magia em um mundo onde a magia é tudo, e seu rival Yuno, um mago genial escolhido pelo lendário Grimório de 4 folhas, lutaram juntos contra vários inimigos poderosos para provar seu poder além da adversidade e apontar para o mago superior “Rei Mago”. Conrad Leto, o antigo predecessor de Julius Novachrono, já conquistou o respeito do povo no Reino Clover. No entanto, ele inesperadamente se voltou contra o reino e foi posteriormente selado pelo próprio Júlio. Agora, Conrad ressurge e empunha a “Espada Imperial” e busca destruir o Reino Clover e trazer uma nova era onde a igualdade prevalece, revivendo aqueles que ele considera merecedores de um lugar em sua sociedade. Ele usa o poder da espada para reviver três reis magos do passado: Edward Avalaché, Princia Funnybunny e Jester Garandaros, que compartilham a mesma visão que ele, a fim de atingir seu objetivo.

Black Clover A Espada do Rei Feiticeiro pv screenshot

Se passando entre os episódios 157 e 158 da adaptação para anime do manga criado por Yūki Tabata, Black Clover: Sword of the Wizard King é um teste para três tipos de pessoas. O primeiro tipo são aqueles que estão esperando ver uma experiência em questão de animação, o que o longa consegue fazer de uma forma satisfatória. O segundo tipo são as pessoas que não se importam de ver um filme bem longo, o que é incomum para filmes anime de obras battle shonen. O terceiro tipo são as pessoas que não se importam com a história e que querem ver apenas lutas entre os personagens animados.

Falando da história desse longa, Black Clover: Sword of the Wizard King é claramente voltado para aqueles que desejam ver algo totalmente voltado para as lutas. O filme até flerta com uma tentativa de desenvolver um embate de ideias, mas isso fica bem longe de ser desenvolvido de forma clara. O fato dos vilões do filme serem antigos Reis Magos é até interessante como contraponto ao ideal do Rei Mago de Asta, porém, a falta de desenvolvimento da história deles acaba fazendo com que eles pareçam bem genéricos e com frases prontas que são repetidas milhares de vezes. 

Os protagonistas e personagens secundários do longa não são tão diferentes dos vilões em questão de desenvolvimento. Os mesmos personagens da série anime começam e terminam o filme da mesma, creio que isso ocorreu por causa dos acontecimentos que viriam a ocorrer no arco antes do final do anime. Ainda assim, chega a ser quase insuportável algumas frases de efeito serem repetidas diversas inúmeras vezes, algumas vezes em variações diferentes.

Black Clover Sword of the Wizard King screenshot Yuno

Não dá para saber qual o objetivo da produção em fazer um filme tão longo. Isso pode até agradar o segundo tipo de pessoa, mas outras irão achar que o tempo não está passando. Diferente de outras filmes anime de battle shonen, sendo Dragon Ball Super: Broly o melhor que eu já assisti e que também é um filme que se passa em quase uma luta inteira, o filme de Black Clover acaba passando muito do ponto e tendo muitas reviravoltas diversas vezes. O filme até tenta trazer uma grandiosidade de acordo com que as batalhas vão escalando, mas a queda de braço entre heróis e vilões fica tão longa que chega a se tornar massante.

Mesmo sendo um filme bem longo, o ritmo do filme anime não para em nenhum momento. As lutas e os acontecimentos engatam o 220 em um determinado ponto e não param em nenhum momento. Após mais de uma hora de filme as coisas estavam em velocidade alta e não paravam de acelerar ou dando qualquer oportunidade de respiro. Chegou ao ponto que fui obrigado a dar uma parada no filme pra respirar e repor o copo com água antes de voltar na velocidade máxima que ainda iria chegar no filme.

No fim quem se deu bem é o primeiro tipo pessoal, os que gostam de boa animação. Black Clover: Sword of the Wizard King é muito bem produzida em questão de animação, suas cenas de luta são grandiosas e com poderes visualmente legais. Diversos momentos da luta entre Asta e Conrad possuem troca de golpes que são impressionantes visualmente. Sem falar do incrível prólogo inicial do longa. Mesmo sendo extremamente longo, é interessante como a produção do filme conseguiu manter a qualidade da animação com um ritmo são acelerado o tempo todo. A edição e montagem também possuem seus méritos neste quesito, apesar da aceleração do ritmo do filme.

A trilha sonora do longa não possui nenhuma música em destaque e em alguns momentos chega a ter temas musicais genéricos. Já o elenco do longa, que é o mesmo do anime, mantendo o mesmo estilo de atuação da série, incluindo os gritos característicos do Asta. Já o quarteto de vilões possuem uma atuação que casa bem com seus personagens, com destaque para o personagem Conrad.

No geral, Black Clover: Sword of the Wizard King consegue ser uma experiência interessante. Mesmo com uma animação bem trabalhada e ritmo alucinante, o longa acabou deixando de lado que deveria desenvolver seus personagens para se focar em lutas grandiosas, mas com muitas reviravoltas. No fim, o longa pode até não agradar todo mundo, mas consegue deixar sua marca em questão de qualidade de animação.

Black Clover Sword of the Wizard King pv int screenshot 2

Subscreve
Notify of
guest

4 Comentários
Mais Antigo
Mais Recente
Inline Feedbacks
View all comments
Carolina Moreira
Carolina Moreira
Membro
18 , Junho , 2023 21:55

Gostei muito da análise, Felipe, ecoou muitos dos sentimentos que eu também tive ao ver o filme!!

Hugo
Hugo
Reply to  Carolina Moreira
19 , Junho , 2023 2:25

concordo, e acabei de assistir. MINHA MAGIA É NÃO DESIIIIITIR! *HARUKA MIRAI TOCA*

Samuel Silva
Samuel Silva
19 , Junho , 2023 20:48

Boa review e concordo em maioria com a análise! Mas Felipe, faltou enquadrar uma categoria de público do filme: os fãs de Black Clover que andavam a salivar por este filme desde que foi anunciado! Hype, hype hype! Eu vi o filme pelos olhos de um fã que andava a ressacar de Black Clover há mais de 3 anos! Adorei cada segundo!