Será dia 28 de janeiro de 2022 que UNCHARTED: Coleção Legado dos Ladrões (UNCHARTED: Legacy of Thieves Collection) chega à PlayStation 5 trazendo consigo duas aventuras remasterizadas que os fãs podem experimentar na nova geração, são elas UNCHARTED 4: O Fim de um Ladrão (Uncharted 4: A Thief’s End) e de UNCHARTED: O Legado Perdido (UNCHARTED: The Lost Legacy).

Não nos vamos debruçar nesta análise no aspecto narrativo e gameplay dos jogos, mas sim nos seus aspectos técnicos e o que estas duas aventuras remasterizadas da Naughty Dog trazem à PlayStation 5.

Começamos obviamente pelo aspecto visual, algo que é imediatamente notório. UNCHARTED: Coleção Legado dos Ladrões presenteia-nos com 3 modos de qualidade gráfica.

  •  Modo Fidelidade, oferecendo ao jogador uma experiência 4K nativa com um framerate de 30fps.

Modo Desempenho

  • Modo Desempenho, oferecendo ao jogador uma experiência fluida a 60 fps, tal é conseguido de duas maneiras

    • Se estiverem a jogar num ecrã 4K, a imagem em 4K resulta de um upscale de uma resolução base de 1440p.
    • Se estiverem a jogar num ecrã 1080p, a imagem HD resulta de um supersampling de uma resolução base de 1440p com anti-aliasing melhorado.

  • Modo Desempenho +, vão ter uma experiência super fluida a 120fps mas o jogo é apresentado a uma resolução de 1080p

A escolha dos modos vai sempre depender do estilo de jogo da cada jogador, entre prioridade à qualidade de imagem ou à fluidez de animações. Notamos que em ecrãs com resoluções superiores a 1080p quando ativam o modo “Desempenho +” por breves segundo o ecrã fica sem imagem e chegou mesmo a ir ao HUB principal da Playstation 5 para regressar novamente ao ecrã de jogo, por isso não achem estranho se ativarem este modo e o ecrã ficar sem imagens, o jogo não “crachou”, está apenas a mudar a resolução para 1080p para correr o jogo a 120fps.

Tal como podem ver em cima se tiverem ecrã para tal, não se esqueçam de ativar o HDR, vai mudar literalmente como vêm o mundo do jogo.

UNCHARTED 4: O Fim de um Ladrão foi lançado para Playstation 4 em maio de 2016

Visualmente as aventuras de Nathan Drake e Chloe Frazer estão mais detalhadas, requintadas e o destaque vai definitivamente para os efeitos de luz, muito bem conseguidos, para além claro de um maior detalhe dos ambientes consequência de uma maior resolução e aplicação de anti-aliasing. UNCHARTED: Coleção Legado dos Ladrões apresenta assim mundos mais vibrantes, interessantes e ainda mais cinemáticos

Ou provocado pelas mecânicas de jogo ou arquiteturas dos ambientes, ficamos com a ideia de que UNCHARTED: O Legado Perdido será dos dois jogos o que visualmente conseguiu mostrar-se mais competente na Playstation 5.

O destaque seguinte vai para o DualSense, já aqui nos viram a tecer grandes elogios ao comando da Playstation 5 e em UNCHARTED: Coleção Legado dos Ladrões ele não foi esquecido. Cada vez mais o DualSense se mostra a “arma secreta” da Playstation 5.

UNCHARTED: O Legado Perdido foi lançado para Playstation 4 em agosto de 2017

O DualSense vai mudar a maneira como sentem os mundos de UNCHARTED: Coleção Legado dos Ladrões tornando tudo mais imersivo e é algo que mal lançam qualquer um dos jogos imediatamente se apercebem. Desde os impactos das balas, ao derrapar de um veículo a passar por diferentes tipos de terreno o feedback transmitido é super imersivo e claro não nos podemos esquecer dos ex-líbris do DualSense, os seus gatilhos adaptáveis e a tensão que estes transmitem como por exemplo quando estamos a fazer escalada com uma corda.

Algo que muitas vezes é subvalorizado, mas que marca presença em UNCHARTED: Coleção Legado dos Ladrões é a implementação das capacidades de 3D Audio da Playstation 5. Se tiverem uma TV com um bom som ou melhor ainda, os auscultadores PULSE 3D, vão ver que a experiência será muito mais imersiva quer na vossa orientação espacial ao aperceberem-se de que direção vem o som, como na envolvência com o resto do mundo do jogo.

Uma menção também para os míseros segundos de loading em UNCHARTED: Coleção Legado dos Ladrões muito graças ao SSD ultrarrápido da Playstation 5 para uma experiência de jogo fluida.

Têm também a oportunidade de transferir o vosso Save da vossa versão Playstation 4 dos jogos, mas recomendamos começarem de novo a aventura com gráficos melhorados e o Dualsense na mão pois verão que é uma experiência aprimorada.

Com o filme de UNCHARTED a chegar aos cinemas em fevereiro esta é a desculpa ideal para mergulharem nestes jogos.

Em jeito de conclusão UNCHARTED: Coleção Legado dos Ladrões é uma apresentação requintada do mundo de UNCHARTED à Playstation 5.

Subscreve
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments