Google presta homenagem à gata Tama

6

Google presta homenagem à gata Tama

Os mais atentos vão reparar que o Google decidiu hoje prestar homenagem com um doodle à gata Tama, a chefe de estação mais famosa do Japão.

Com 4.8 kg a gata Tama tornou-se um sério caso de popularidade e o seu trabalho como chefe de estação e diretora de operações da Estação Kishi em Kinokawa fez disparar a economia local sendo que um estudo concluiu que só a publicidade à volta da gata contribuiu com 1.1 bilhões de Yen para a economia.

Mas como é que uma gata chegou a chefe de estação? Num esforço para economizar em 2006 a Wakayama Electric Railway decidiu que todas as estações da Linha Kishigawa deixariam de ser tripuladas automatizando todo o processo.

No entanto todas as estações necessitavam de ter um chefe e a solução encontrada foi selecionar nas empresas locais perto das estações um funcionário para servir de chefe de estação. No caso da Estação de Kishi, o selecionado foi Toshiko Koyama que era o dono de uma mercearia local e que acabou por adotar Tama e outros gatos que alimentava na estação.

A popularidade de gata Tama que estava sempre presente na estação disparou e no ano seguinte ele foi mesmo eleita chefe de estação. Em troca de comida ela usava um chapéu e cumprimentava os passageiros.

Os japoneses têm um fascínio por gatos e quando a notícia de uma gata chefe de estação se espalhou por todo o Japão o número de passageiros disparou. Só no primeiro mês de trabalho como chefe de estação Tama provocou um aumento de 17% no número de passageiros.

Mas não pensem que Tama se contentou em ser chefe de estação à medida que a sua popularidade foi aumentando também a sua função na empresa foi subindo. Em 2008 ela foi promovida para “super chefe da estação” numa cerimónia que contou com o prefeito e o presidente da Wakayama Electric Railway. Por incrível que parece ela tornou-se na primeira “mulher” numa posição de gerência na empresa.

Já em 2010 ela foi promovida a “Diretora Operacional” tornando-se no primeiro gato a tornar-se num executivo de uma empresa ferroviária.

Tama tornou-se num foco de atração turístico e rapidamente ganhou outros ajudantes felinos como os chefes de estação Chibi e ainda a gata malhada Miiko. Tama acabou por falecer em 2015 em resultado de problemas cardíacos e mais de 3 mil pessoas compareceram no seu funeral.

Durante o Verão ela trabalhava das 9:00 horas até às 17:00 e durante o Inverno das 10:00 horas às 16:00. Quando a estação tinha poucos passageiros ela era colocada em cima de uma mesa em frente ao quiosque mas quando a estação recebia muitos visitantes ela era colocada numa sala da estação dentro de uma caixa de vidro.

Tama chegou mesmo a receber o seu próprio manga que mais tarde em 2009 inspirou mesmo a decoração de uma das máquinas.

Atualmente a estação de Estação Kishi tem um novo chede de estação, é ele Nitama (ou “Tama o segundo”).

COMPARTILHAR
  • historia engraçada

  • Cada historia kkkkk

  • Shuujin

    Nem reparei no Google, mas legal a história e a homenagem.

  • Shuya Goenji

    GÊNIOS! Só no japão mesmo kk

  • Lua

    Que coisa mais fofa

  • Nahel Filho

    O Animal aparenta estar incomodado com aquele chapéu, seria tão fácil providenciar um que tivesse dois furos para as orelhas do felino, mas parece que todo esse show é só pra capitalista mesmo, em pleno Japão felinista …