
Kensuke Tanabe, produtor veterano que trabalhou na Nintendo durante quatro décadas, confirmou que Metroid Prime 4: Beyond foi o seu último projeto na empresa. A revelação surgiu numa entrevista à revista japonesa Nintendo Dream.
Tanabe, que entrou para a Nintendo em 1986, teve um papel fundamental na evolução de várias franquias da empresa. O produtor trabalhou em títulos que vão desde Super Mario Bros. 2 e The Legend of Zelda: A Link to the Past até Paper Mario e Luigi’s Mansion. No entanto, foi a série Metroid Prime que o tornou particularmente conhecido entre os fãs.
Tanabe afirmou:
“Já passaram 40 anos desde que me juntei à Nintendo. Metroid Prime 4 será o meu título final desenvolvido na Nintendo. A conclusão deste jogo demorou muito mais tempo do que o previsto… Além disso, confirmo que não estarei mais envolvido na produção da série. Ainda não se sabe se haverá uma sequela, mas espero sinceramente que um dia a Sra. Tabata e a Retro Studios consigam contar esta história na íntegra e terminá-la”.
Tanabe esclareceu que não procurou criar algo especial por ser o seu último projeto: “No entanto, não nos propusemos a criar nada de ‘especial’ por causa disto. Em vez disso, trabalhámos de perto com a Retro Studios, tal como sempre fizemos com projetos da Nintendo, com o objetivo de oferecer uma experiência divertida e única para jogadores de todas as idades e estilos de jogo”.
O desenvolvimento de Metroid Prime 4: Beyond teve um percurso acidentado. Anunciado na E3 2017, o jogo estava inicialmente a ser desenvolvido pela Bandai Namco Studios. Em janeiro de 2019, a Nintendo anunciou que o desenvolvimento tinha recomeçado do zero com a Retro Studios, o estúdio responsável pelos anteriores jogos Metroid Prime, mantendo Tanabe como produtor.
O jogo foi finalmente lançado a 4 de dezembro de 2025 para Nintendo Switch e Switch 2, 18 anos após Metroid Prime 3: Corruption.
Tanabe não é o único veterano a abandonar recentemente a Nintendo. Hideki Konno, conhecido por lançar a franquia Mario Kart, saiu da companhia em julho de 2025. A confirmação surgiu através da sua conta no Facebook, tendo recebido um agradecimento especial nos créditos do recente Mario Kart World.








