InícioJogosMicrosoft vai revelar mais da próxima Xbox já na próxima semana

Microsoft vai revelar mais da próxima Xbox já na próxima semana

Project Helix: a Microsoft tem um evento a 7 de maio e os programadores não são os únicos interessados

Game Dev Update 7 maio visual

Quem tem seguido o desenvolvimento do Project Helix vai ter mais para digerir na próxima semana. A Microsoft confirmou que o Game Dev Update de Primavera 2026 acontece a 7 de maio, às 18h00 (hora de Lisboa), no canal Microsoft Game Dev no YouTube. Chris Charla, diretor-geral de portfolio e programas, e Jason Ronald, vice-presidente responsável pela próxima geração, vão apresentar uma visão mais aprofundada sobre a consola da próxima geração da Xbox.

Um programa voltado para programadores, mas com interesse mais alargado

O Xbox Game Dev Update é um formato novo da Microsoft, descrito pela empresa como uma forma de “trazer destaques diretamente das equipas que constroem a Xbox e partilhar contexto técnico e o que isso significa para o vosso trabalho, tudo num só lugar”. O objetivo declarado é “facilitar a manutenção de informação atualizada, ligar os pontos e compreender como estas mudanças surgem no vosso dia-a-dia enquanto programadores”.

O programa é claramente pensado para quem cria jogos para a plataforma Xbox, não para o público geral. Ainda assim, quando o tema é hardware de próxima geração, há naturalmente interesse fora desse círculo.

Além da apresentação sobre o Project Helix, o episódio inclui ainda uma retrospetiva dos anúncios de ferramentas de programação feitos na GDC de março, uma apresentação dedicada ao DirectStorage por Shawn Hargreaves, e atualizações sobre o Xbox Marketplace.

O que se sabe até agora sobre o Project Helix

O Project Helix foi anunciado oficialmente pela Microsoft durante a Game Developers Conference, a 11 de março de 2026. Na keynote, Jason Ronald descreveu a consola como um sistema que vai correr tanto jogos de Xbox como de PC, um posicionamento que a distingue claramente das gerações anteriores.

O Project Helix é alimentado por um SoC (System on a Chip) personalizado da AMD e foi co-desenhado para a próxima geração do DirectX. A Microsoft descreve o salto em ray tracing como “uma ordem de magnitude” em relação ao que existe hoje, com inteligência integrada diretamente no pipeline gráfico e de computação. As versões alpha dos dev kits estão previstas para chegar aos programadores a partir de 2027.

A Microsoft foi deliberadamente cautelosa em não avançar uma janela de lançamento para o público. A nova CEO da Xbox, Asha Sharma, confirmou que a empresa ainda não está em condições de partilhar um calendário definido.

Rumores apontam que o GPU RDNA da AMD que equipa o Project Helix não será uma solução completamente personalizada, o que na prática pode facilitar a portabilidade de jogos para a consola. Também está confirmado que o SoC AMD da consola, conhecido internamente como “Magnus”, estará disponível em máquinas Windows de fabricantes como a ASUS, alargando o ecossistema além da consola em si.

O Game Dev Update de 7 de maio vai rever o que foi apresentado na GDC em março, mas há alguma expectativa de que possa trazer detalhes adicionais, sobretudo do lado técnico e das ferramentas para programadores.

Helder Archer
Helder Archer
Fundou o OtakuPT em 2007 e desde então já escreveu mais de 60 mil artigos sobre anime, mangá e videojogos.

Artigos Relacionados

Subscreve
Notify of
guest

0 Comentários
Mais Antigo
Mais Recente
Inline Feedbacks
View all comments
- Publicidade -

Notícias

Populares