Mais...
    InícioAnimeAnimadores da Coreia do Norte estariam a trabalhar em vários animes e...

    Animadores da Coreia do Norte estariam a trabalhar em vários animes e produções ocidentais

    Parte 2 de Invincible 2 - Poster (2)

    A Wired revelou que investigadores descobriram que animadores da Coreia do Norte estariam alegadamente a trabalhar em vários animes e produções ocidentais.

    No outono de 2023, um servidor de armazenamento em nuvem com endereço de protocolo de Internet (IP) norte-coreano foi descoberto, estava configurado incorretamente e obsoleto. Esta descoberta desencadeou uma investigação que revelou um panorama impressionante: ficheiros diários fluindo de e para este servidor, mostrando evidências de que animadores norte-coreanos estavam a trabalhar em grandes produções para empresas ocidentais.

    Entre os ficheiros encontrados estavam o que pareciam ser arquivos de trabalho de “Invincible”, uma série original da Amazon produzida pela Skybound Entertainment e de “Iyanu, Child of Wonder”, uma produção da Lion Forge Entertainment para a HBO Max.

    Foram também encontrados ficheiros de produção da adaptação para série anime da novel Dahlia in Bloom: Crafting a Fresh Start with Magical Tools (Madо̄gushi Dahlia wa Utsumukanai: Kyō kara Jiyū na Shokunin Life) escrita por Hisaya Amagishi e ilustrada por Kei que vai estrear em julho de 2024 (temporada anime de Verão).

    Trailer da série anime Dahlia in Bloom revela estreia em Julho 2024

    Alguns dos ficheiros também receberam o nome de Ekachi Epilka, um estúdio anime japonês.

    A descoberta deste servidor expôs uma complicada rede de colaboração transnacional na indústria do entretenimento. Os arquivos sugerem que animadores norte-coreanos estavam a trabalhar nestas produções sem o conhecimento das empresas ocidentais contratantes. Não foram encontradas provas que sugerissem que estas empresas tivessem conhecimento de que uma parte dos seus projetos tinha sido subcontratada a animadores norte-coreanos.

    A Skybound Entertainment já reagiu publicamente emitindo o seguinte comunicado:

    Para os nossos fãs: A Skybound tomou conhecimento de um relatório não confirmado sobre um servidor de armazenamento em nuvem conectado a um endereço IP norte-coreano. Este servidor supostamente contém um esboço de animação de Invincible. Segue nosso comunicado oficial.

    Não trabalhamos com empresas norte-coreanas, ou quaisquer entidades afiliadas, e não temos conhecimento de nenhuma empresa norte-coreana a trabalhando na nossa animação. As nossas políticas proíbem estritamente qualquer subcontratação a terceiros sem o nosso consentimento prévio e expresso por escrito, que, neste caso, não foi solicitado nem concedido. Também mandamos que todos os nossos prestadores de serviços cumpram integralmente todas as regras e regulamentos aplicáveis e proíbam a divulgação de materiais por parte dos nossos prestadores de serviços a terceiros.

    A Skybound Entertainment leva estas alegações a sério e iniciou uma revisão interna completa para verificar e corrigir quaisquer possíveis problemas. Também notificamos as autoridades competentes e estamos a cooperar com todos os órgãos apropriados.

    Como tudo começou!

    A história começa em 2023 com a descoberta deste servidor num endereço IP norte-coreano. Configurado incorretamente e sem uso aparente, permitia que qualquer pessoa sem senha tivesse acesso aos ficheiros que circulavam por ele diariamente. Esta prática é comum na Coreia do Norte, onde o acesso à Internet é altamente restrito e controlado.

    O servidor foi descoberto por Nick Roy, que dirige o blog NK Internet. Ao longo de janeiro deste ano foram observados ficheiros que incluíam instruções para o trabalho de animação e os resultados daquele dia.

    A identidade da pessoa ou pessoas que faziam upload dos ficheiros não pôde ser determinada, mas muitas vezes continham comentários de edição e instruções em chinês, presumivelmente escritos pela produtora, juntamente com uma tradução coreana, sugerindo a existência de um intermediário entre a companhia de produção e os animadores norte-coreanos.

    Embora a identidade do parceiro norte-coreano nunca tenha sido revelada em nenhuma documentação observada, é provável que seja o estúdio Korean April 26 Animation Studio, também conhecido como SEK Studio. Este estúdio com sede em Pyongyang é conhecido por ser a principal produtora de animação na Coreia do Norte, tendo trabalhado anteriormente em vários projetos internacionais, inclusive durante a era da “Política do Sol” no início dos anos 2000.

    No entanto, em 2016, o estúdio foi sancionado pelo Departamento do Tesouro dos EUA como uma empresa estatal norte-coreana, e o governo dos EUA impôs sanções adicionais às empresas chinesas que trabalharam com o estúdio ou atuaram como intermediárias, uma vez em 2021 e novamente em 2022.

    Esta descoberta levanta questões sobre ética e transparência na indústria do entretenimento. Embora não tenham sido encontradas provas de conhecimento por parte das empresas ocidentais contratantes, o facto de os animadores norte-coreanos estarem a trabalhar em produções internacionais sem o conhecimento dos contratantes realça as complexidades e os riscos da subcontratação global na era digital.

    Os ficheiros diziam respeito a uma série de projetos, sugerindo que vários animadores provavelmente estiveram envolvidos no trabalho. Ao longo do período de observação, a aparente identidade de alguns dos projectos tornou-se clara. Entre eles estavam:

    • A terceira temporada de “Invincible”, uma série Amazon Original produzida pela Skybound Entertainment, com sede na Califórnia. Um documento no servidor listava o nome da série e “Viltruminte Pants LLC”, que parece fazer parte do grupo Skybound.
    • “Iyanu, Child of Wonder”, uma série animada de super-heróis criada pela YouNeek Studios, com sede em Maryland, e produzida e animada pela Lion Forge Entertainment para exibição em 2024 na HBO Max.
    • “Dahliya In Bloom” (Madougushi Dahliya wa Utsumukanai), uma série anime que vai estrear em julho de 2024.
    • Ficheiros com o nome “猫” (Gato) que também recebem o nome de Ekachi Epilka, um estúdio de animação em Hokkaido, Japão.
    • Ficheiros de vídeo que parecem pertencer a “Octonauts”, um desenho animado infantil da BBC. Os arquivos não continham informações adicionais de identificação e pareciam estar finalizados, portanto é possível que os animadores não tenham trabalhado neles.
    • Uma série animada não identificada com documentos a fazer referência a “Dalian’s Shepherd Boy Animation (大连牧童动漫)”.
    SourceWired
    Helder Archer
    Helder Archer
    Fundou o OtakuPT em 2007 e desde então já escreveu mais de 50 mil artigos sobre anime, mangá e videojogos.

    Artigos Relacionados

    2 COMENTÁRIOS

    Subscreve
    Notify of
    guest

    2 Comentários
    Mais Antigo
    Mais Recente
    Inline Feedbacks
    View all comments
    Sakura Hibiki
    Sakura Hibiki
    23 , Abril , 2024 16:43

    Qual é o problema de subcontratar empresas norte-coreanas?
    Eles não contratam empresas chinesas? É a mesma coisa.

    A diferença é que a China é militarmente e economicamente poderosa e a Coreia do Norte só sobrevive na base da corda bamba.

    As empresas do ocidente deveriam aproveitar essa chance pra tentar abrir a economia da Coreia do Norte e ver o que acontece depois com acordos diplomáticos e não criar mais sanções pra deixar o regime controlar tudo. Impressionante como os EUA fazem tudo ao contrário.

    Kuya
    Kuya
    23 , Abril , 2024 20:07

    Mais isso e normal quando vi a animação de invincible instantaneamente me lembrou aquele desenho do Dota dragons blood na netflix que e feito por um estudio coreano tambêm não que seja a melhor coisa do mundo e so que da pro gasto a animação do invincible numa escala de 0 a 10 e provavelmente 6/10 em geral e so uma questão de tempo ate descobrirem mais disso em series animadas de serviço de streaming não tem como eles esconderem que estudios coreanos ou seja la que estudio em que parte no oriente que trabalham nessas produções.

    - Publicidade -

    Notícias

    Populares