Chainsaw Man key visual
Imagem promocional da série anime de Chainsaw Man

Ryū Nakayama, o diretor da adaptação para série anime do mangá Chainsaw Man de Tatsuki Fujimoto, revelou no seu blog que o estúdio MAPPA está a recrutar ativamente novos animadores para a equipa de Chainsaw Man e par os treinar.

Embora isto não seja nada fora do comum para a indústria de anime (especialmente para um prolífico estúdio de anime como o MAPPA), o post revela que são posições contratadas no estúdio – com espaço para se tornarem funcionários a tempo integral – com plenos benefícios, incluindo um salário mensal!

Nakayama explicou que, embora ele seja um freelancer a trabalhar com o MAPPA, ele está a trabalhar com os produtores para treinar novos animadores e assim cultivar novos talentos para trabalhar na sua equipa por um longo tempo.

O MAPPA está a procurar uma quantidade não especificada de pessoas para a posição de trainee. Os candidatos têm de morar no Japão e poder viajar para o novo estúdio de Ogikubo, onde Chainsaw Man está a ser produzido. Nakayama deseja que os novos membros da equipa sejam capazes de produzir layouts e animações como o teaser trailer de Chainsaw Man ao fim de dois anos de treino.

O salário inicial é de 230.543 ienes (2.102 dólares) por mês, com aumentos uma vez por ano em julho com base no desempenho e um bónus em março, dependendo de como os negócios estão a correr. Folga dois dias por semana (geralmente significa fim de semana), bem como todos os feriados, Obon e fim de ano. Licença parental e licença de condolências também são oferecidas. Toda a previdência social nacional, pensão e seguro são oferecidos juntamente com um subsídio de deslocamento (até 30.000 ienes [273 dólares]) e abono de família, que normalmente é de 10.000 ienes (91 dólares) para um cônjuge que não trabalha e 4.000 ienes (36 dólares) por criança. Os subsídios geralmente somam-se ao pagamento mensal.

Chainsaw Man vai ser animado por departamento do estúdio Mappa com foco nas condições de trabalho

O contrato é de dois anos, com um período experimental de dois meses. Depois de dois anos, com base no desempenho, o estagiário pode tornar-se funcionário em tempo integral. A diferença entre um funcionário contratado e um funcionário a tempo integral no Japão significa que o funcionário a tempo integral basicamente tem um contrato para sempre, sendo extremamente difícil para a empresa demiti-lo.

Uma oportunidade como esta é quase inédita na indústria anime, especialmente para estagiários, com a maioria dos estúdios usando apenas freelancers para animação chave ou contratos de curtíssimo prazo. Apenas alguns estúdios, como Kyoto Animation, Toei Animation e Studio Ghibli, são conhecidos por terem uma equipa de animação assalariada.

Para comparar, para novas contratações (não estagiários!), a Toei Animation oferece um salário base mensal de 233.900 ienes (2.131 dólares), com a Kyoto Animation a oferecer uma base de 172.000 ienes (1.567 dólares) por mês que aumenta para 202.000 ienes (1.841 dólares) para funcionários a tempo integral, e o Studio Ghibli oferece 200.000 ienes (1.823 dólares). Deve-se notar que Kyoto Animation está em Uji perto de Kyoto, que tem um custo de vida muito mais baixo do que Tóquio, onde os outros estúdios estão localizados.

As candidaturas para o cargo estão abertas apenas para aqueles que vivem no Japão, embora Nakayama mencione que animadores estrangeiros podem enviar-lhe um e-mail com o seu portfólio para trabalhar como freelancers em Chainsaw Man.

A animação de Chainsaw Man é claro do estúdio MAPPA (Attack on Titan 4, Jujutsu Kaisen), a direção é de Ryū Nakayama (Black Clover, episódios de Jujutsu Kaisen), o argumento é de Hiroshi Seko (Ajin, Attack on Titan The Final Season) e o design de personagens é de Kazutaka Sugiyama (Mushoku Tensei: Jobless Reincarnation).

A ação é dirigida por Tatsuya Yoshihara (Black Clover, Monster Musume: Everyday Life with Monster Girls), a direção técnica é de Makoto Nakazono (DARLING in the FRANXX, Little Witch Academia), os demónios foram desenhados por Kiyotaka Oshiyama (DEVILMAN crybaby, Space Dandy), a direção de arte é de Yūsuke Takeda (Eden of the East, Vinland Saga ) e a música é da responsabilidade de kensuke ushio (DEVILMAN crybaby, Liz and the Blue Bird, A Silent Voice).

Chainsaw Man começou a ser publicado na Weekly Shonen Jump em dezembro de 2018.

Sinopse de Chainsaw Man

A história acontece num mundo onde os demónios ameaçam a paz dos humanos, tornando-os alvos a serem eliminados. Denji é um jovem deprimido que vendeu vários dos seus órgãos e trabalha como lenhador e caçador de demónios para pagar a dívida do seu falecido pai.

Denji tem um cão (que também é um demónio) chamado Pochita, que tem motosserras e que ele usa para fazer o seu trabalho. Isto é explicado porque os humanos podem realizar contratos com demónios. Depois de voltar para casa do trabalho, Denji é chamado por um Yakuza para se infiltrar num prédio e matar outro demónio. No entanto, o plano era uma armadilha para assassiná-lo como parte de um contrato da Yakuza com o demónio, obtendo mais poder. Mas Pochita vem em auxílio de Denji e junta-se a ele, tornando-se meio homem meio demónio e adquirindo as motosserras de Pochita.

Subscreve
Notify of
guest
7 Comentários
Mais Antigo
Mais Recente Mais Votado
Inline Feedbacks
View all comments
Elivelton Silva
Elivelton Silva
19 , Agosto , 2021 16:18

2 mil dólares por mês… Mano, sei que a indústria tem todos os seus problemas e tal, porém as vezes acho que alguns animadores reclamam de barriga de cheia… Aqui no Brasil, além do salário ser baixo, o custo de vida é muito alto, fora os ambientes de trabalho tóxicos… Pelo menos Japão é um país de primeiro mundo. É igual Americano reclamando dos preços de seu país (EUA), esse povo não sabe o que é “VIVER BRASIL”.

⚡Spark⚡
⚡Spark⚡
19 , Agosto , 2021 15:57

Caralho agora o Mappa mandou bem, vai encher de gente querendo essas vagas, até porque é muito raro aparecer uma oportunidade dessas, ainda mais com todos esses benefícios que foram citados

Art
Art
19 , Agosto , 2021 17:10

Deveras interessante.

Ronie Peter
Ronie Peter
20 , Agosto , 2021 1:34

Rrsrsrsrs nada como passar muita vergonha internacional com escândalos de mal pagamento. Vexame faz milagres. Só espero que não seja só pra Chainsaw Man, mas para vários trabalhos no estúdio novo que fundou. Porque isso faria diferença.

Ryu é um cara legal, só não confio no MAPPA, mas ele é muito legal.

🍦Pico🍦
🍦Pico🍦
19 , Agosto , 2021 20:36

Ora ora, as coisas estão começando a mudar, aí sim hein, que continue mudando e pra melhor.🍦

Joe
Joe
19 , Agosto , 2021 20:05

O cara tá querendo revolucionar o Mappa, espero que dê certo.

Over persephine
Over persephine
19 , Agosto , 2021 21:53

Que legal da parte deles.