O filme de que encerra a história está a ter um bom desempenho nas salas de cinema do Japão e a Newtype recentemente publicou uma entrevista ao diretor onde este fala sobre a sua hesitação em continuar a história da série anime. Claro está em baixo vão encontrar SPOLIERS.

A entrevista à Newtype contou com a presença do diretor e do produtor Shinichiro Hatta.

Ishidate afirmou:

Na série anime se Gilbert vive ou morre não é mostrado, mas mesmo que Violet nunca mais o encontrasse, ela viveria. Pessoalmente falando, essa é toda a história que eu pretendia contar. Então, quando surgiram conversas sobre uma continuação, eu disse que não havia mais nada que quisesse fazer. Mas quando li o enredo que o roteirista Reiko Yoshida escreveu, era tão verossímil que fui estimulado a agir. Fiquei a pensar que para Gilbert estava tudo bem em viver. Isto foi há pouco menos de dois anos.

Por outro lado, houve alguns aspectos nos quais Ishidate não cedeu.

No entanto, se o foco fosse apenas Violet e Gilbert, então seria uma história de amor. Eu não criei a série anime com essa intenção. Enquanto me perguntava o que fazer, Hatta disse-se: ‘Esta é realmente uma história sobre o caminho da Violet’. Hatta explicou que acreditava que a história do filme deveria ser sobre o caminho que Violet segue ao longo da vida e como ela abre o caminho para as gerações futuras.

Ishidate também disse que teve o cuidado de colocar todos os clímax no final do filme para que os vários fios da história se unissem de maneira satisfatória. Ele esforçou-se para manter a história simples, embora após o primeiro rascunho tenha incorporado muitos comentários do diretor Taichi Ogawa. Ele descreve Violet Evergarden: The Movie como um trabalho em que todos contribuíram muito.

A entrevista também aborda o processo de redação do diálogo. O entrevistador disse que ficou surpreso ao descobrir que as falas não foram gravadas de antemão porque as falas eram repletas de espontaneidade e a animação parecia ter sido criada em torno da sua performance. Ishidate elogiou o trabalho dos atores de voz por serem capazes de fazer uma performance tão poderosa no final, e disse que parecia que eles eram capazes de fazer as suas falas numa única tomada. Grande cuidado também foi tomado durante a fase de elaboração do guião para garantir que as falas parecessem realistas.

Vê aqui os primeiros 10 minutos de Violet Evergarden: The Movie

Violet Evergarden é uma adaptação para anime da novel de (história) e (ilustração) pelo estúdio Kyoto Animation.

A direção da série anime é de , o design de personagens é de  e como animadores chave temos: Nami Iwasaki, Fumio Tada, Kohei Okamura, Shinpei Sawa, Nobuaki Maruki, Tatsuya Sato e Miku Kadowaki.