Funimation comprou a Crunchyroll

Confirmado: AT&T vai vender a Crunchyroll à Sony por 1.175 bilhões de dólares

Funimation buys Crunchyroll

Hoje, dia 9 de dezembro, a Sony em comunicado à imprensa revelou que a que a AT&T concordou em vender o seu serviço de streaming Crunchyroll à Funimation Global Group, LLC.

A Funimation é uma joint venture entre a Sony Pictures Entertainment Inc. e a subsidiária da Sony Music Entertainment (Japão) Inc., Aniplex Inc.

No seu comunicado a Sony descreve a Crunchyroll como um serviço principal de anime direto ao consumidor no segmento WarnerMedia da AT&T, com mais de 3 milhões de assinantes SVOD e a crescer. Ela serve 90 milhões de utilizadores registados em mais de 200 países e territórios, oferecendo AVOD, jogos mobile, mangá, merchandise e distribuição.

Segundo a Sony, a combinação de Crunchyroll e Funimation oferece a oportunidade de ampliar a distribuição para os seus parceiros de conteúdo e expandir as ofertas aos consumidores.

Tony Goncalves, Chief Revenue Officer da WarnerMedia afirmou:

A equipa da Crunchyroll fez um trabalho extraordinário não apenas no crescimento da marca Crunchyroll, mas também na construção de uma comunidade apaixonada de fãs de anime. O sucesso da Crunchyroll é um resultado direto da cultura da empresa e do compromisso com os seus fãs.

Combinando-a com a Funimation, continuarão a nutrir uma comunidade global e levar mais anime para mais pessoas. Estou extremamente orgulhoso da equipa da Crunchyroll e do que eles foram capazes de realizar no espaço da mídia digital num período tão curto de tempo. Eles criaram um ecossistema global de ponta a ponta para esta forma de arte incrível.

Tony Vinciquerra, CEO da Sony Pictures Entertainment, comentou:

Estamos orgulhosos em trazer a Crunchyroll para a família Sony. Por meio da Funimation e dos nossos fantásticos parceiros da Aniplex e da Sony Music Entertainment Japan, temos um profundo conhecimento dessa forma de arte global e estamos bem posicionados para fornecer conteúdo excepcional para públicos em todo o mundo. Juntamente com a Crunchyroll, criaremos a melhor experiência possível para os fãs e maiores oportunidades para criadores, produtores e editores no Japão e em outros lugares. A Funimation faz isso há mais de 25 anos e esperamos continuar a alavancar o poder da criatividade e da tecnologia para ter sucesso neste segmento de entretenimento em rápido crescimento.

No comunicado ficamos também a saber que a Crunchyroll foi comprada por 1.175 bilhões de dólares, abaixo dos 1.5 bilhões de dólares que a AT&T queria.

A Crunchyroll foi lançada em 2006 como um serviço de streaming que oferecia títulos de anime sem autorização. O site garantiu um financiamento de 4,05 milhões de dólares da Venrock e começou a licenciar títulos para streaming em 2008.

O Chernin Group adquiriu uma participação majoritária na Crunchyroll em dezembro de 2013. O Chernin Group e a AT&T formaram a joint venture Otter Media em 2014, e a Otter Media investiu outros 22 milhões na Ellation, a companhia mãe da Crunchyroll em novembro de 2015. A AT&T anunciou em agosto de 2018 que adquiriu toda a Otter Media.

Em Abril de 2020 a Crunchyroll que se tinha tornado na proprietária maioritária da VIZ Media Europe renomeou a companhia passando a editora a chamar-se também Crunchyroll.

VIZ Media Europe passa a chamar-se Crunchyroll

Tal como noticiámos anteriormente em setembro de 2019, a Sony Pictures Television juntamente com a Aniplex consolidou três empresas de aquisição e distribuição de anime de propriedade da Sony numa joint venture, são elas a Funimation nos Estados Unidos, a Wakanim na França e a Madman Anime Group na Austrália.

A Sony Pictures Television Networks adquiriu uma participação majoritária na distribuidora norte-americana Funimation por 143 milhões de dólares em 2017. A Funimation deu por terminada a sua parceria de partilha de conteúdos com a Crunchyroll em novembro de 2018 e assinou um contrato de streaming inicial com a Hulu.

Sony Pictures Television e Aniplex consolidam Funimation, Wakanim e Madman

Em março de 2019, a Funimation e a plataforma chinesa de streaming bilibili anunciaram uma nova parceria para adquirir licenças de anime em conjunto “nos próximos anos”. A Funimation comprou a Manga Entertainment, que distribui principalmente animes no Reino Unido e na Irlanda, em maio de 2019.

Além da Funimation, a Sony é proprietária dos estúdios de animação  (Sword Art Online, Magi) e CloverWorks (DARLING in the FRANXX, PERSONA 5 the Animation) através da Aniplex. A Aniplex estabeleceu uma subsidiária com sede em Xangai em abril de 2019, com a intenção de iniciar uma produção de animação chinesa em “escala total”, além de vender merchandising.

FONTEComunicado à imprensa da Sony
Fundou o OtakuPT em 2007 e desde então já escreveu mais de 40 mil artigos sobre anime, mangá e videojogos.