Gintama: Silver Soul Arc – Ep. 16 e 17: A queda do Xogum e o levantar dos reis

Gintama: Silver Soul Arc - Ep. 16 e 17: A queda o Xogum e o levantar dos reis

Chegamos ao decimo sexto e decimo sétimo episódio de Gintama: Silver Soul Arc e nestes episódios vemos a intensa batalha de Katsura, Sakamoto e Takasugi contra Enshou e a decisão de Nobu Nobu Tokugawa.

Se existe um item que sempre fez Gintama possuir um diferencial esse item é a forma como seus personagens são desenvolvidos no decorrer de sua história. Seja os personagens antigos ou novos, o roteiro da série sempre deixa um espaço para revelar o passado e os reais motivos que levaram aquele personagem a agir daquela forma. Nestes episódios somos apresentados ao passado de Enshou e descobrimos que o personagem possui muitos mais camadas do que apenas querer se vingar daqueles que causaram a destruição de seu planeta natal e a morte de sua companheira. Descobrimos que o personagem usa o campo de batalha como uma forma de fugir de suas angústias por ter amado a esposa de seu irmão e deixado ele para morrer em uma emboscada. Praticamente o Príncipe da Pólvora usava a guerra para esquecer de forma momentânea os terríveis atos que cometeu no decorrer de sua vida.

Apesar de ter uma história diferente, Enshou possui algumas semelhanças com Takasugi. Os dois perderam pessoas muito próximas, os dois desejavam destruir tudo alegando vingança, porém a diferença entre os dois está no que eles adquiriram durante este caminho. Enshou se manteve isolado mesmo tendo companheiros próximos, enquanto que Takasugi adquiriu novos companheiros que partilharam do seu ideial e que seguiram com ele em todos estes momentos.

Gintama: Silver Soul Arc - Ep. 16 e 17: A queda o Xogum e o levantar dos reis

Após uma intensa batalha e a derrota de Enisho, os soldados de Katsura, Sakamoto e Takasugi poderiam continuar a batalha contra os soldados do Exército de Liberação, mas o Xogum Nobu Nobu Tokugawa ordenou que os dois lados parassem com a batalha. Mesmo após ser ferido o Xogum manteve sua ordem e encerrou a era dos Tokugawa com uma bela cena. Nobu Nobu foi um personagem que passou por uma montanha-russa de desenvolvimento no decorrer de sua passagem pela série, ele começou inicialmente sendo odiado por feito parte do pacto da ações que ocasionara na morte de Shinge Shinge e depois usou de seu cargo para abusar das pessoas de Edo. Porém o personagem foi sendo desenvolvido no decorrer do tempo e descobrindo através das ações de Katsura, Sakamoto e de outros personagens a forma certa que ele deveria governar.

A animação nestes dois episódios foram melhor produzidos em comparação com o episódio quinze. Toda a sequência da luta contra Enshou foi muito bem trabalhada, porém fiquei um pouco incomodado com a grande quantidade no uso de cortes de câmera. O uso da trilha sonora foi muito bem executada no decorrer dos dois episódios, principalmente ao deixar apenas a trilha em destaque durante a luta principal.

No geral, estes dois episódios de Gintama: Silver Soul Arc mostrou nestes dois episódios novas camadas na história de Enshou e ainda fez um paralelo com a história de Takasugi. Por outro lado temos mais do desenvolvimento na história de Nobu Nobu Tokugawa e um final satisfatório para o personagem. A animação destes dóis episódios foi bem produzida, porém existiu um uso um pouco exagerado de cortes de câmera na cena de ação.

Gintama: Silver Soul Arc - Ep. 16 e 17: A queda o Xogum e o levantar dos reis

Um fã de animes, cinema, games, séries e com um gosto musical incomum. Membro brasileiro do OtakuPT e formado em Processos Fotográficos.