Gintama: Silver Soul Arc – Ep. 21 e 22: Efeito Final Fantasy

Gintama: Silver Soul Arc – Ep. 21 e 22: Efeito Final Fantasy

Gintama: Silver Soul Arc chegou aos episódios vinte e um e vinte e dois e nestes episódios vemos o que aconteceu com Edo dois anos após a intensa batalha contra Utsuro, a decisão para o futuro de cada membro do trio do Yorozuya, o que aconteceu com diversos personagens e retorno de uma nova ameaça a Terra.

Se existe uma coisa que não existe em Gintama são coisas previsíveis, toda vem que parece que a série ira te entregar alguma coisa que parece ser previsível a cena muda drasticamente para algo que ninguém esperava. Isso ocorre muito no decorrer destes dois episódios e apesar de ter se passado apenas dois anos após a batalha contra Utsuro muita coisa mudou entre os personagens, a principal mudança claramente foi a decisão de Gintoki, Kagura e Shinpachi em se separarem e seguirem com novos objetivos.

Foi interessante ouvir Gintoki contar o motivo que o levou a criar o Yorozuya, saber que após a Guerra do Joil o personagem não tinha nenhum objetivo pessoal e por esse motivo decidiu fazer de tudo até encontrar um novo objetivo de vida, algo que ocorreu após derrotar seu antigo mestre. Kagura decidiu retornar seu planeta junto de sua família e aguardar Sadaharu acordar após ter sua energia espiritual quase esgotada durante a luta final. Shinpachi revelou que havia decidido ficar em Edo para ajudar na reconstrução da cidade e realizar a reabertura do dojo de seu pai, porém o que vemos do personagem no presente atual é que ele tenta manter o Yorozuya aberto e aguarda o retorno de seus companheiros.

Diferente do que vemos em outros personagens, Shinpachi é o único que não teve grandes mudanças nesta nova fase da série. Acaba ficando sub entendido no decorrer destes episódios que o personagem não seguiu com os seus objetivos e que eles eram apenas uma válvula de escape para não revelar que o que ele realmente desejava era os dias de aventura junto de Gintoki e Kagura não acabacem.

Gintama: Silver Soul Arc – Ep. 21 e 22: Efeito Final Fantasy

Outros personagens da série também tiveram algum tipo de mudança, mas o legal é que a comédia, com muitas referências a jogos, personagens de outros animes e filmes, foi utilizada para dar o contexto do que aconteceu com estes personagens durante os últimos dois anos e isso fez com que a clássica estrutura de comédia da série voltasse com toda a força a partir destes dois episódios. O destaque fica para a cena de Shinpachi no bar da Otose, aonde temos uma boa discussão sobre a estrutura de final de anime aonde normalmente a história se encerra com os personagens formando casais.

Mesmo que o arco de Utsuro tenha unido diversos personagens que anteriormente eram inimigos, creio que esta parte final da série terá novamente Takasugi como principal antagonista. O encontro do personagem com Gintoki no local aonde anteriormente era a escola de Yoshida Shoyo foi o suficiente para saber que ele voltou a ter sua áurea sombria e as informações dadas por Hijikata mostram que existe alguma atividade suspeita relacionada ao retorno de Takasugi, agora a expectativa é saber quais as motivações para fazer o personagem continuar agindo mesmo após queda do antigo Bakufu e a ascensão de um modelo democrático tendo Katsura como primeiro ministro.

A animação destes dois episódios foram bem trabalhadas e no ponto certo para episódios voltados para a comédia. O corte rápido ajudou no momento em que as piadas eram executadas, a trilha sonora e a atuação dos atores de voz também foram essenciais nestes momentos, com destaque principalmente para a atuação do ator de voz Daisuke Sakaguchi. O novo visual de diversos personagens também foi outro ponto a favor destes episódios pois conseguiu mostrar a passagem de tempo destes dois anos através deste artificio.

No geral, os episódios vinte e um e vinte dois de Gintama: Silver Soul Arc iniciam uma nova fase da série após os acontecimentos envolvendo a batalha contra Utsuro na Terra, nestes episódios a comédia foi um ótimo artificio de roteiro para contextualizar o que aconteceu com os personagens neste período de dois anos após a batalha e ainda iniciar os acontecimentos para o retorno de um antigo antagonista. A animação foi um ponto a favor destes episódios principalmente para gerar cenas de comédia em conjunto da trilha sonora e a atuação do elenco de voz.

Gintama: Silver Soul Arc – Ep. 21 e 22: Efeito Final Fantasy

Um fã de animes, cinema, games, séries e com um gosto musical incomum. Membro brasileiro do OtakuPT e formado em Processos Fotográficos.