A adaptação para série anime do mangá Dandadan, escrito e ilustrado por Yukinobu Tatsu, é um dos animes mais aguardados do ano pelos fãs e a sua estreia não desiludiu com Hideo Kojima, o famoso criador de Metal Gear e Death Stranding, a recomendar publicamente a série anime.
Kojima escreveu:
Fiquei um pouco cansado de ler, por isso procurei na minha subscrição. Vi que o anime “Dandadan” estava no ar, por isso decidi ver o primeiro episódio. Não li o mangá original, mas sendo da geração que adora o ocultismo e os OVNIs, também costumava folhear a revista “Mu”.
Gosto da utilização única de lentes e do seu estilo de animação pela Science SARU. É também reconfortante saber que Naoyuki Onda, alguém da minha geração, está a tratar do design das personagens. Shion Wakayama também está presente. Vou continuar a ver isto.
A animação é do estúdio Science SARU (DEVILMAN crybaby, Scott Pilgrim Takes Off, Keep Your Hands Off Eizouken!), a direção é de Fuuga Yamashiro (produção de DEVILMAN crybaby, direção de episódios de Time Machine Blues), o argumento é de Hiroshi Seko (Attack on Titan The Final Season, Chainsaw Man, Jujutsu Kaisen, Mob Psycho 100) e o design de personagens é de Naoyuki Onda (Gantz, Rage of Bahamut, Berserk), com o design dos yokai a ser de Yoshimichi Kameda. A música é da responsabilidade de Kensuke Ushio (Chainsaw Man, DEVILMAN crybaby, Liz and the Blue Bird).
O elenco principal do anime é composto por:
- Shion Wakayama como Momo Ayase
- Natsuki Hanae como Okarun
- Mayumi Tanaka como Turbo-Granny
- Kazuya Nakai como Alien Serpo
- Nana Mizuki como Seiko.
- Ayane Sakura como Aira Shiratori.
- Kaito Ishikawa como Jin “Jiji” Enjoji.
Dandadan começou a ser publicado na Shonen Jump Plus da Shueisha em abril de 2021. Yukinobu Tatsu foi assistente de Tatsuki Fujimoto em Fire Punch e Chainsawman, e também foi assistente de Yuuji KAKU em Jigokuraku. Tatsu também é autor de outros trabalhos serializados como Seigi no Rokugou e Fire Ball!, além de one-shots como Yamada Kiki Ippatsu em 2019 e Renai Saibaihou em 2015.
Na descrição de Dandadan podemos ler:
Depois de ser rejeitada agressivamente, Momo Ayase fica com raiva quando esbarra num rapaz que está a ser intimidado. Salvo pela sua bondade imprudente, o rapaz obcecado pelo ocultismo tenta conversar com ela sobre interesses sobrenaturais que ele acha que eles compartilham. Rejeitando as suas alegações, Ayase proclama que ela acredita em fantasmas, provocando uma discussão entre os dois sobre qual deles é real, alienígenas ou fantasmas. Numa aposta para determinar quem está certo, os dois decidem visitar separadamente lugares relacionados ao ocultismo e ao sobrenatural: Ayase visita o primeiro e o rapaz o segundo.
Quando os dois chegam a seus respectivos lugares, verifica-se que eles estavam meio certos, tanto alienígenas como fantasmas existem. Isto marca o início da aventura de Ayase e do rapaz, que compartilha um nome com o ídolo favorito de Ayase, Ken Takakura, enquanto tentam consertar os elementos sobrenaturais e de ficção científica surreais ao seu redor para regressar a uma vida normal.
Ta ja deu pra entender ele elogia tudo que e estranho e esquisito que nem a forma de produção dele agora pela amor sera que alguem poderia parar de fingir que se importa com o que celebridade palpita ou deixou de palpitar tipo por favor.
as moscas que seguem ele se importam, se ele diz que X coisa é boa, certamente quem (nem todos) vão lá provar, ainda mais numa era que as pessoas não conseguem ter opinião sem a opinião anterior de seus guias