Mais...
    InícioAnimeMiyazaki - "Desenhar Maomé foi um erro"

    Miyazaki – “Desenhar Maomé foi um erro”

    Miyazaki - "Desenhar Maomé foi um erro"

    Numa entrevista ao programa “Day Catch!” da TBS Radio o famoso diretor  vencedor de um Oscar Honorário comentou o atentado terrorista ao Charlie Hebdo do qual resultaram 12 mortos e 11 feridos.

     afirmou:

    Eu acho que é um erro caricaturar as figuras veneradas por outra cultura. Não devemos fazê-lo. Em vez de fazer algo como isso, devem fazer mais caricaturas dos políticos do próprio país.

     é conhecido por não passar ao lado de uma boa polémica como por exemplo quando culpou os Otakus pelos problemas da indústria anime.

    O que acham? Concordam com a opinião de ? As caricaturas de Maomé foram um erro?

    Helder Archer
    Helder Archer
    Fundou o OtakuPT em 2007 e desde então já escreveu mais de 50 mil artigos sobre anime, mangá e videojogos.

    Artigos Relacionados

    25 COMENTÁRIOS

    Subscreve
    Notify of
    guest

    25 Comentários
    Mais Antigo
    Mais Recente
    Inline Feedbacks
    View all comments
    GodSoul
    GodSoul
    14 , Julho , 2019 2:44

    acho estupidez matar pessoas em nome de deus.

    primeiro porque nao existe provas cientificas de nem um gênero ou forma que prove que o universo tem consciência ou que existe um “mundo espiritual”.

    segundo,na maioria das religiões(atuais) os deuses sao contra a violência,jesus mesmo sempre ensinou a nao violência(que ao longo da historia foi ignorada pelos cristãos),e maomé dizia que violência deveria ser usada para levar os ensinamentos de alá,mas que alá preferia que os homens vivessem em paz.

    terceiro todas as religiões ocidentais tem algum tipo de ligação,o islã foi uma copia do judaísmo,o judaísmo incorporou muita coisa das religiões sumérias,o cristianismo copiou muito do mitraísmo e da religião grego-romana como inferno(grego),o paraíso(romano),o diabo/Arimã(Zoroastrismo),mas nem tudo no cristianismo foi copiado,o Purgatório,batismo,apocalipses sao originais do cristianismo(eu acho).

    Lucio
    Lucio
    14 , Julho , 2019 2:45

    como esse mundo tá perdido……….

    Inexorável
    Inexorável
    14 , Julho , 2019 2:45

    Miyazaki, vá fazer animes meu velho, por que sua opinião nessas horas não é tão boa quanto você ser diretor de anime…

    Respeitar algo que não respeita a ninguém e só impõe medo me parece paradoxal, religão ou fé não é desculpa para sair matando pessoas por ai, uma ofensa não se compara nem de longe a morte, estamos na época da liberdade de expressão, nós já estamos no século 21.

    Dani Milky
    Dani Milky
    14 , Julho , 2019 2:45

    Eu concordo. Tem que respeitar as crenças das pessoas… Claro que os terrorista foram longe demais – Mas aquela religião já era conhecida por seus atos insanos e os franceses tbm foram longe demais em difamar a religião desses loucos. Deve-se respeitar qualquer crença. Tudo tem q ter um limite, inclusive a liberdade de expressão. Respeito é bom e todo mundo gosta!

    Mateus Gott
    Mateus Gott
    14 , Julho , 2019 2:45

    Tirando o dele da reta

    Hijikata
    Hijikata
    14 , Julho , 2019 2:45

    Não vejo o por que de desenhar esses caras ae (Maome,deus, seja que merda for)Afinal eles não existem.As pessoas por religião fazem de tudo ate mesmo matar em nome do seus deuses de merda.Vão estudar e para de matar alguem so pq ele desenhou a porra do seu amigo imaginario.Agora se realmente querem acreditar no parça invisivel e melhor fazer igual o Miyazaki falou.

    Lucio
    Lucio
    Reply to  Hijikata
    14 , Julho , 2019 3:53

    é como o cara disse eu respeito as ideias dos outros de boas , mais só peço o mesmo deles eu creio em Deus mais não vou impor isto a vc agora por favor mão é necessário ofender né , da maneira que vc falou agora pareceu que vc estava respondendo alguém que humilhou os ateus.

    Hijikata
    Hijikata
    Reply to  Lucio
    15 , Julho , 2019 20:52

    Mano vc e outro cara legal.Liga pra essa discursão não.Sim eu estava respondendo.

    Isaninha
    Isaninha
    14 , Julho , 2019 2:45

    Mas em ?

    Guest
    Guest
    14 , Julho , 2019 2:45

    Ele no geral parece ser bem arrogante, seja pelo sucesso profissional ou simplesmente da natureza japonesa mesmo. Mas ainda assim deveria medir suas palavras, ainda mais com o Japão já sendo alvo de terroristas. É aquela frase ne, “Nem tudo o que você pensa você deve dizer.” e nesse caso se encaixa perfeitamente.

    Marcio Hoglhammer Moreira
    Marcio Hoglhammer Moreira
    14 , Julho , 2019 2:45

    Eu discordo, nós mesmos cristões chegamos a satirizar Deus e a Jesus Cristo vira e mexe, ( no Novo testamento Jesus fala: devemos perdoar não 7 vezes mas 70 vezes aqueles que nós ofendem¨. A eles e a corrente que eles representam, tem todo o direito de explodir uma imagem de Buda. Pode se criar uma Mesquita no Ocidente, mas não uma igreja no Irã. Pode-se um cristão se converter ao Islã, mas tente um cristão converter um muçulmano e ambos sofreram. Um muçulmano pode andar com o Alcourão no braço. Mas tente um cristão andar com ele na bagagem em certos paises. Pronto e foi dito. PS para terminar, deve se ter cuidado sempre afinal mesmo agora há os que acham que ¨animes¨ é senão ¨desenho para crianças¨, coisa mas sem valor, uma total perda de tempo não é mesmo sr. Miyazaki ~~

    Qualquercoisa
    Qualquercoisa
    Reply to  Marcio Hoglhammer Moreira
    14 , Julho , 2019 3:53

    Não entendi VC !tipo algo que todo cristão sabe é que não se deve fazer chacota com Deus e VC fala isso se dizendo cristão , tipo alguém de fora falar isso pode ate me chocar mas alguem que se diz cristão ai já e de mais .Mas isso ai do perdoar n tem nada a ver não é desculpa para fazer todo tipo de coisa que se tem vontade , existe pecado que Deus n perdoa , mas é algo contra Deus do tipo blasfêmia ,mas é claro que ele n leva em conta aquilo que foi feito no tempo da ignorância, bom n dá para saber quem Deus perdoa ou n , eu pelo o menos n sei.Mas quanto ao resto concordo tipo eles fizeram algo ruim posso tentar mostrar minha indignação de outra forma que não seja violência e deixa que Deus faça sua justiça ,não cabe a min fazer isso ,e ainda bem que n sou imperfeito de mais para tal função!! precisaria saber do coração ,do passado do futuro e não ter duvida alguma entre outras coisas ,resumo perfeição!

    Marcio Hoglhammer Moreira
    Marcio Hoglhammer Moreira
    Reply to  Qualquercoisa
    15 , Julho , 2019 20:51

    Bem começando.. sou cristão, pois é a vertente principal do cristianismo, sou batizado na Igreja Apóstolica Romana, como poderia ser na Ortodoxa ou Luterana ou Greco copta ^^. Todas advém do cristianismo ^^
    O senhor (não vou dizer você já que não somos intímos) usou a palavra blasfêmia, certo, que existe para certas circuntâncias e eventos.
    Mas acredito que na religião devemos relevar certas coisas, o que não acontece praticamente em algumas vertentes do Islamismo e também do Católicismo que só agora parece ter amadurecido (século XX em diante). ( leia-se Inquisição e perseguição aos não Católicos )
    Deixo aqui uma passagem da biblia: ¨Jesus fala a Pedro Tú serás a pedra que erguerá MiNHA Igreja,¨ Após isso Jesus também fala a Pedro: ¨Antes que EU acenda aos Céus, Tú por TRÊS vezes negará ter ME conhecido¨.
    PS gosto mais do Antigo Testamento ^^ E Adoro livros de História, enquanto minha classe lia sobre a Primeira Missa no Brasil, eu imaginava como seria o Palácio de Versalhes, onde estava sendo assinado o Fim da Primeira Guerra Mundial hehehe

    ? 2000
    ? 2000
    14 , Julho , 2019 2:45

    Concordo com ele, pois “cada um no seu quadrado”.

    Guilherme MS
    Guilherme MS
    14 , Julho , 2019 2:45

    O fera diz tudo, ele está correto no que diz, não que esteja apoiando atos terroristas nem coisa do tipo até o papa se pronunciou sobre o assunto e disse quase a mesma coisa, tem um limite para a liberdade de expressão também vide essa proposta de redação antes de julgar o que digo http://educacao.uol.com.br/bancoderedacoes/ha-limites-para-a-liberdade-de-expressao.jhtm

    Slam
    Slam
    Reply to  Guilherme MS
    14 , Julho , 2019 3:53

    Mas que mal há em fazer caricaturas de deuses? As pessoas é que têm problemas por levar isso tão a peito, chega a ser doentio

    Guilherme MS
    Guilherme MS
    Reply to  Slam
    15 , Julho , 2019 20:52

    Justamente. não tem nada que possa ser feito quanto a isso, e por isso mesmo que não se deve provocar o pessoal do islâ é muito extremista e fazer caricatura não é muito diferente de cutucar uma casa de abelha e não pedir para ser picado nesse caso se deve evitar. liberdade todos tem mas de insultar os outros não. você até pode mas tem consequências dependendo para quem se dirige o jeito é respeitar mesmo e ser responsável. os cara lá do charlie ebdo não colocaram em risco somente eles mas várias pessoas e não acho que liberdade de expressão(nesse caso especifico do islâ) vale o risco, tem tanta coisa para criticar e deixar os cara com as doideiras deles por lá, porque matar em nome de Deus ou seja o que for não justifica o ato mas eles fazem e não tem jeito mesmo de mudar isso.

    B
    B
    Reply to  Slam
    15 , Julho , 2019 20:52

    Fato

    Mateus Gott
    Mateus Gott
    Reply to  Guilherme MS
    14 , Julho , 2019 3:53

    Papa fez isso para não comprar briga, assim como ele. Normal

    Whindalf
    Whindalf
    14 , Julho , 2019 2:45

    Oxe, quando foi que teve essa porra ai?
    (eu não ligo a tv tem uns 2 anos)

    lorZ
    lorZ
    Reply to  Whindalf
    14 , Julho , 2019 3:53

    O atentado terrorista? Foi em janeiro deste ano. E a internet foi inundada por notícias e comentários sobre o mesmo.

    Giovannabolo
    Giovannabolo
    14 , Julho , 2019 2:45

    Masoq???????????

    Giovannabolo
    Giovannabolo
    Reply to  Ryulion
    15 , Julho , 2019 20:51

    Annn tá…é sobre isso!Obrigado colega!

    Pyown
    Pyown
    Reply to  Ryulion
    15 , Julho , 2019 20:52

    ‘-‘ oq isso tem ave ?

    - Publicidade -

    Notícias

    Populares