Turma da Mônica terá revista para preparar crianças para estudar no Japão

6

Turma da Mônica terá revista sobre para preparar crianças para estudar no Japão

Através de uma parceria entre a Mauricio de Sousa Produções e a Fundação Internacional de Hamamatsu (HICE) foi anunciada a criação de uma revista da Turma da Mônica focada na preparação de crianças brasileiras que irão estudar no Japão. Intitulado como Turma da Mônica – Como preparar seu filho para estudar no Japão, a revista serve para preparar as crianças brasileiras para uma melhor integração na sociedade japonesa, e para que elas não sejam interpretadas como crianças sem uma educação correta ou com atrasos no desenvolvimento por conta das diferenças culturais.

Todo o conteúdo da publicação foi supervisionado pelo prof. Naoya Hosoda, especialista em educação infantil da Universidade Christopher, e a expectativa é que a revista se torne um material de referência aos brasileiros sobre como os pais japoneses educam seus filhos durante os primeiros anos de vida. A revista será distribuída nas creches brasileiras e japonesas, no Centro Intercultural de Hamamatsu, Centro de Apoio ao Estudo para Estrangeiros de Hamamatsu, consulados, conselho de educação, e demais entidades de apoio aos estrangeiros.

A ideia da criação da revista veio em 2017, após a HICE realizar uma pesquisa voltada aos pais estrangeiros e aos professores japoneses, percebeu-se certa carência de conhecimento de ambas as partes relativas às diferenças na educação infantil. Assim veio a chance de criar um material de referência aos brasileiros e japoneses (há versão em idioma japonês) para as crianças brasileiras que ingressarem nas escolas japonesas, estejam melhor preparadas para acompanhar os estudos.

A Mauricio de Sousa Produções entrou no projeto quando Ricardo Okino, representante da empresa brasileira no Japão, participou como júri do XIII Concurso de Oratória em Língua Portuguesa, realizado pela HICE e o Consulado-Geral do Brasil em Hamamatsu. E, durante uma conversa informal, após o Concurso de Oratória, o representante do Instituto disse a coordenadora da HICE, Lissa Kikuyama, que teria interesse em criar projetos sociais para a comunidade brasileira no Japão. Assim, nasceu a grande parceria com o apoio das autoridades brasileiras e japonesas.

O lançamento oficial da revista Turma da Mônica – Como preparar seu filho para estudar no Japão será realizado no Japão no dia 20 de abril, das 18h30 às 20h30, em Hamamatsu-shi, Naka-ku, Hayauma-cho 2-1, Prédio CREATE Hamamatsu 2º andar – Japão. O evento irá contar com a presença especial do desenhista Mauricio de Sousa, representantes da embaixada do Brasil em Tóquio, dos cônsules-gerais do Brasil em Hamamatsu, Nagoia e Tóquio e do prefeito de Hamamatsu.