Estão agora abertas as inscrições para as Bolsas de Estudo MEXT no Japão 2026. Esta é uma bolsa para realização de pesquisas em universidades japonesas, que oferece ao interessado a oportunidade de cursar o mestrado e/ou doutorado, caso venha a ser aprovado no exame de admissão da universidade japonesa. Inclui curso de língua japonesa nos seis primeiros meses do programa.
Regulamento para o Processo de Seleção 2026
- Partida em abril: 2 anos (abril de 2026 a março de 2028)
- Partida em outubro: 1 ano e 6 meses (setembro/outubro de 2026 a março de 2028)
–> Geralmente é oferecido um curso de Língua Japonesa para aqueles que não têm o domínio do idioma nos 6 primeiros meses da bolsa, no Japão (conforme a universidade escolhida).
Requisitos:
- Nível superior completo ou apto a se formar até junho de 2026;
- Idade até 34 anos em 01/abril/2026 (nascidos após 02/abril/1991);
- Conhecimento avançado da língua inglesa ou japonesa (necessário para apresentações acadêmicas e redação de trabalhos e relatórios);
- Os candidatos devem estar dispostos a aprender a língua japonesa, ter interesse no Japão e estar disposto a aprofundar sua compreensão acerca do país depois de chegar no Japão. No entanto, candidatos que obtiverem nota zero no exame de língua japonesa serão desclassificados. É recomendável um conhecimento básico da língua japonesa para participar da seleção.
- Estar apto física e mentalmente para desenvolver pesquisas em universidades japonesas;
- Disponibilidade de embarque entre 1 a 7 de abril de 2026 ou em até duas semanas antes do início do período letivo de setembro/outubro de 2026, conforme cronograma definido pela universidade;
- Excluem-se militares da ativa;
- Excluem-se estudantes que receberão bolsas de estudos de outras instituições durante o período de recebimento da bolsa MEXT;
- Excluem-se ex-bolsistas do MEXT com menos de 3 anos de retorno, exceto ex-bolsistas de Língua e Cultura Japonesa;
Áreas de Estudo:
- Deverá estar relacionada com a área de formação do candidato.
- Áreas de pesquisa oferecidas em universidades japonesas
- Esta bolsa não proporciona estágios em indústrias.
Benefícios:
- Bolsa no valor de 143.000 ienes mensais; 144.000 ienes mensais (para estudantes de mestrado); 145.000 ienes mensais (para estudantes de doutorado). Dependendo da região, o valor mensal poderá ser acrescido de 2.000 a 3.000 ienes. Valores sujeitos à alteração.
- passagem de ida e volta, do aeroporto internacional mais próximo de sua residência até o Aeroporto Internacional de Narita. Não estão inclusas taxas aeroportuárias, taxas de embarque e transportes dentro do Japão.
- Isenção de taxas académicas.
Seleção:
1ª Fase: Análise documental, provas escritas e entrevista
- Após análise documental de todos os documentos entregues na inscrição, os candidatos melhores classificados serão selecionados e convocados para as provas escritas.
- Os modelos das provas passadas de inglês e japonês estão disponíveis na página da Study in Japan: https://www.studyinjapan.go.jp/en/planning/scholarship/application/examination/index.html
- As provas escritas de inglês e japonês são obrigatórias.
- Provas escritas: 02/06/2025
- Os candidatos selecionados na análise documental, receberão um comunicado por e-mail, com informações sobre as provas escritas.
- Entrevista: data a definir
2ª Fase: Envio de documentos ao Japão para análise do MEXT
- Os candidatos aprovados na entrevista devem contatar as universidades desejadas, cada qual com o departamento da área de seu interesse, informando os seus dados pessoais, anexando o mesmo conjunto de documentos entregues à Embaixada após a aprovação na entrevista (projeto de pesquisa, histórico escolar e diploma traduzidos para inglês ou japonês, cartas de recomendação e uma cópia do Atestado de Aprovação da 1ª Fase emitido pela Embaixada), e solicitar que seja encaminhado ao professor competente (contatar preferencialmente, as universidades públicas, nacionais e locais). O candidato deverá verificar se o professor trabalha na área de seu interesse e, somente então, solicitar o preenchimento do formulário da Carta de Aceitação (seráentregue aos candidatos aprovados na 1ª Fase). O preenchimento da carta de aceitação deverá ser solicitada para no máximo 2 (duas) universidades.
- 1ª avaliação: Todos os documentos serão encaminhados ao MEXT que analisará o processo.
Aprovação Provisória: é a aprovação do MEXT, normalmente é divulgada, até a primeira quinzena de janeiro do ano seguinte da seleção.
- 2ª avaliação: Documentos avaliados pelas universidades japonesas.
Aprovação Final: definição da universidade japonesa, divulgada até um mês antes da data de partida.
Obs.: Há casos, muito raros, em que o candidato não recebe a Aprovação Final.
Podem saber mais sobre a inscrição aqui.