InícioJapãoThe Pokémon Company doa 100 milhões de ienes às vítimas do terramoto...

The Pokémon Company doa 100 milhões de ienes às vítimas do terramoto no Japão

Pokémon visual 30 anos

O terramoto de magnitude 7.1 que atingiu a prefeitura de Kumamoto a 28 de julho já levou várias grandes empresas japonesas a anunciar apoios financeiros às vítimas, e a The Pokémon Company está entre as primeiras a fazê-lo com um valor que se destaca, 100 milhões de ienes, o equivalente a cerca de 551 mil euros.

O sismo atingiu a intensidade máxima da escala sísmica japonesa, o nível 7, e provocou uma das maiores tragédias naturais do país nos últimos anos. Os relatos mais recentes apontam para dezenas de mortos, centenas de feridos e mais de dez mil pessoas que tiveram de ser retiradas para abrigos temporários, além de danos graves em infraestruturas locais. Um centro comercial na cidade de Yatsushiro chegou mesmo a colapsar após uma explosão associada ao sismo, com pessoas a ficarem presas no interior do edifício, enquanto um incêndio foi registado na vizinha cidade de Uki e um comboio descarrilou na sequência do abalo.

Foi neste contexto que a100 milhões de ienes divulgou, a 30 de julho, um comunicado oficial nas redes sociais a anunciar a doação:

“Estendemos as nossas mais sentidas condolências a todos os afetados pelo terramoto de Kumamoto de 2026. A The Pokémon Company decidiu disponibilizar um total de 100 milhões de ienes em donativos à Prefeitura de Kumamoto, à Cruz Vermelha Japonesa, e a organizações de apoio, para ajudar nos esforços de socorro de emergência e na recuperação e reconstrução das áreas afetadas. Desejamos sinceramente uma rápida recuperação e reconstrução da região atingida pelo desastre”.

O valor será, assim, repartido entre a administração da prefeitura, a Cruz Vermelha Japonesa e outras organizações humanitárias que já estão no terreno a lidar com as réplicas constantes que se têm seguido ao sismo principal.

Não é a primeira vez que a marca ajuda a região

Esta não é a primeira vez que a The Pokémon Company se mobiliza perante uma catástrofe natural no Japão, nem a primeira vez que o faz especificamente por Kumamoto. A fundação POKÉMON with YOU nasceu em 2011, depois do grande terramoto e tsunami que atingiu a região de Tohoku, mas viria a alargar o seu trabalho a outras zonas do país atingidas por desastres nos anos seguintes, incluindo os sismos que devastaram Kumamoto em 2016. Nessa altura, a iniciativa distribuiu junto das crianças da região o já conhecido Pikachu Kabuto, um capacete de papel em forma de samurai com a imagem de Pikachu, pensado para trazer algum alívio e distração às famílias afetadas.

A mesma fundação voltou a repetir a iniciativa mais recentemente, depois do terramoto da península de Noto em 2024, o que mostra que este tipo de resposta faz parte de uma estratégia de responsabilidade social mantida ao longo de mais de uma década pela empresa por trás de uma das franquias mais lucrativas do entretenimento japonês.

A The Pokémon Company não foi a única gigante do entretenimento japonês a reagir. A Sony também anunciou uma doação, no valor de 50 milhões de ienes, além de ter aberto a possibilidade de os seus próprios funcionários contribuírem com donativos que a empresa se comprometeu a igualar. Vale ainda referir que a Sony mantém em Kumamoto um dos seus centros tecnológicos, cujas operações foram suspensas devido ao sismo, embora sem registo de vítimas entre os trabalhadores.

Este tipo de resposta rápida por parte de grandes empresas japonesas não é invulgar perante catástrofes desta dimensão, e a história recente mostra que, nos dias seguintes a este tipo de acontecimento, é frequente surgirem mais anúncios semelhantes por parte de outras companhias ligadas à indústria do entretenimento, dos jogos e da tecnologia no Japão.

Helder Archer
Helder Archer
Fundou o OtakuPT em 2007 e desde então já escreveu mais de 60 mil artigos sobre anime, mangá e videojogos.

Artigos Relacionados

Subscreve
Notify of
guest

0 Comentários
Mais Antigo
Mais Recente
- Publicidade -

Notícias

Populares