Mais...
    InícioJmusicEntrevista aos Gaijin Sentai

    Entrevista aos Gaijin Sentai

    Entrevista aos Gaijin Sentai

    Com o aproximar do  (13 e 14 de Abril) e a vinda a Portugal dos , não perdemos a oportunidade e estivemos à conversa com esta recentemente premiada banda que lançou OST, o seu mais recente álbum.

    Para quem ainda não conhece os Gaijin Sentai são uma banda que participa de forma regular em eventos de cultura japonesa e que conquistou fãs de rock e cultura pop nipónica ao misturar músicas de Anime e Tokusatsu com heavy metal e alguns elementos de ritmos tradicionais brasileiros. Tornaram-se rapidamente no expoente do j-rock nacional sendo protagonistas de diversas reportagens e canais de televisão, incluindo a (principal canal de televisão japonês). Eles fizeram também uma turnê em Portugal em 2010.

     

    Em primeiro lugar gostávamos de vos dar os parabéns pelo prémio obtido no PROAC. Para os nossos leitores que não estão familiarizados com o concurso querem-nos explicar em que consistiu?

    Nordan: O PROAC é um edital de incentivo cultural do Governo. Foram mais de 500 projetos inscritos e apenas 20 selecionados. A Gaijin Sentai ficou entre os 14 primeiros. Foi uma surpresa muito grande quando soubemos que o governo iria financiar a produção de um CD cantado em japonês e inspirado no universo dos Animes/Games. Por conta desse apoio pudemos produzir um material com muita qualidade tanto sonora quanto gráfica.

    Kleber: Ter o reconhecimento e apoio do governo do estado de São Paulo foi um grande incentivo e uma enorme responsabilidade. Procuramos criar um trabalho realmente relevante e com personalidade.

     

    Como caracterizariam OST, o novo álbum que acabaram de lançar?

    Nordan: O OST é um álbum de canções originais, mas que faz referência ao universo dos Games/Animes/Tokusatsus. Misturamos influências dos Animes e Games Clássicos com uma roupagem mais moderna. Temos mais uma vez a participação do cantor japonês Eizo Sakamoto (Animetal, Jam Project, Anthem) em duas faixas. Além do Hard Rock também trabalhamos com instrumentos e ritmos tradicionais brasileiros e japoneses como Maracatu, Taiko, Shamisen etc.

     

    Quais foram as maiores dificuldades com que se depararam na sua elaboração?

    Nordan: Talvez conseguir encontrar nosso projeto artístico. Saber o direcionamento que daríamos para a obra.

    Ale: Acredito que tenha sido na criação dos arranjos e escolha do estúdio para mixagem.

     

    Onde podemos adquirir o álbum?

    Nordan: É possível fazer pedido pela www.diehard.com.br com envio para o mundo todo. Em Portugal vai ser possível adquirir no Iberanime e através da FNAC.

     

    Qual a vossa agenda para este ano? Por onde vão passar?

    Nordan: Temos concertos marcados em vários estados do Brasil: Manaus, Bahia, Espírito Santo, São Paulo, Rio de Janeiro, Porto Alegre etc. Além disso temos duas datas marcadas no Iberanime LX 2013, além de apresentações em 3 lojas da FNAC em Portugal. Também estamos fechando datas para Espanha, França e Itália.

     

    O futuro, o que estão a planear?

    Nordan: No momento estamos focados na Tour de lançamento e produzindo os Music Videos.

    Ale: Compor novas músicas e tocar bastante.

     

    Sabemos que vão dar dois concertos no Iberanime LX em Portugal (Lisboa – 13 e 14 de Abril) quais são as vossas expectativas?

    Nordan: Portugal é lugar mágico para nós. Nossa apresentação nos anos anteriores foram muito emocionantes. De lá pra cá um número de fãs da banda em Portugal cresceu muito. Tenho certeza que essas duas apresentações em 2013 irão superar todas as outras. Vai ser fantástico!

    Ale: Estou muito ansioso e contente por voltar a tocar em Portugal. Tenho certeza que esse concerto será o melhor.

    Dani: Estou muito feliz pela oportunidade de poder tocar novamente em Portugal. É um lugar muito especial para todos nós.

    Kleber: Estamos preparando um concerto especialmente para nosso público português, haverão muitas novidades em relação ao último concerto e várias músicas do nosso novo álbum.

     

    Tendo já atuado anteriormente em Portugal, quais são as diferenças que encontram entre os eventos de cultura japonesa brasileiros e portugueses?

    Nordan: Existe uma diferença no tamanho dos eventos. Como o Brasil é muito grande e a cultura pop japonesa já é muito difundida há muito tempo, o número de pessoas que frequentam acaba sendo maior. Entretanto ficamos maravilhados com a estrutura do Iberanime, e o crescimento da convenção a cada edição. 

    Ale: Eu vejo também que a diferença está na preferência por determinados animes e mangas.

     

    O que acham do OtakuPT?

    Nordan: O site é fantástico. Vejo sempre o OtakuPT para saber das novidades do universo dos Animes

    Ale: Também gosto muito!

    Dani: Muito bacana. Oferece muitas informações, além de ser bem estruturado.

    Kleber: É um site bastante completo. Muita informação a respeito desse universo.

     

    Considerações finais?

    Nordan: Esperamos encontrar com todos vocês nas apresentações na FNAC e no Iberanime para elevarmos juntos os nossos cosmos!

    Kleber: Não vejo a hora de sentar atrás da bateria no palco do Iberanime e sentir novamente toda vibração e energia do portugueses.

    Ale: Segurem-se, pois em Abril Portugal vai tremer.

     

     

    Agradecemos aos  pela sua disponibilidade e simpatia. Já sabem, dias 13 e 14 de Abril não percam dois concertos no .

    Helder Archer
    Helder Archer
    Fundou o OtakuPT em 2007 e desde então já escreveu mais de 50 mil artigos sobre anime, mangá e videojogos.

    Artigos Relacionados

    1 COMENTÁRIO

    Subscreve
    Notify of
    guest

    1 Comentário
    Mais Antigo
    Mais Recente
    Inline Feedbacks
    View all comments
    Raphael
    Raphael
    15 , Julho , 2019 0:54

    Excelente matéria !!! Parabéns a todos !!!

    - Publicidade -

    Notícias

    Populares