皆さんコロンブスのMV叩かないでください。コロンブスはコロンブス好きですよ#コロンブス #MrsGREENAPPLE#炎上 #ミセス炎上#コロンブスMV pic.twitter.com/zxGv4wqvKo
— コロンブス (@Columbus1451825) June 13, 2024
A banda Mrs. GREEN APPLE (abertura de Fire Force) envolveu-se numa polémica relacionada com “Columbus”, a sua nova canção cujo videoclipe foi apelidado de racista. A banda pediu desculpa e removeu o vídeo do youtube, sendo que em cima ainda podem ver o vídeo em questão.
O vídeo de “Columbus” mostra os três membros do grupo vestidos como figuras históricas, incluindo o explorador espanhol Cristóvão Colombo, a encontrar personagens semelhantes a macacos. Os Mrs. GREEN APPLE então educam e aparentemente controlam os homens símios, fazendo-os puxar carroças e a acenar.
A música “Columbus” foi lançada à meia-noite de quarta-feira, e o vídeo chegou mais tarde naquela noite. As críticas surgiram rapidamente. Online muitos expressaram o seu descontentamento, apelidando o vídeo de ignorante e a roçar o racismo.
O principal problema parece ser o retrato impreciso de Colombo, tradicionalmente visto como o navegador que descobriu a América do Norte, mas que também brutalizou as comunidades indígenas do continente. Outros apontaram como o tratamento dos homens símios se assemelhava à colonização e perpetuava estereótipos racistas. Alguns foram mais longe, questionando se os personagens símios pretendiam representar comunidades “primitivas” de outras terras.
Por volta das 15h, os Mrs. GREEN APPLE removeram o videoclipe “Columbus” do YouTube. A banda publicou um comunicado no seu site oficial logo depois, pedindo desculpas pelo vídeo e explicando que a sua intenção original era apresentar figuras históricas numa “festa divertida”.
A música e o vídeo faziam parte da iniciativa musical “Coke Studio” da The Coca-Cola Co., que permite que artistas famosos criem músicas e vídeos originais, muitas vezes apresentando produtos da Coca-Cola em locais de destaque.
Os Mrs. Green Apple foram criados em 2013 e nos últimos anos tornaram-se numa das maiores bandas de J-pop. O trio é formado por Ohmori, o guitarrista Hiroto Wakai e o teclista Ryoka Fujisawa. Para a indústria anime, eles apresentaram temas musicais para franquias como “Fire Force (Enen no Shouboutai)”, “Fastest Finger First (Nana Maru San Batsu)”, “Yu☆Gi☆Oh! Arc-V“ e “Boukyaku Battery“.