Os Xbox Game Studios anunciaram que a 343 Industries mudou o seu nome para Halo Studios e que todos os seus futuros projetos, que incluem alguns atualmente em desenvolvimento, vão ser produzidos através do motor de jogo Unreal Engine 5.
Pierre Hintze, o diretor dos Halo Studios, comentou o seguinte:
Se analisarmos Halo em pormenor, verificamos que existiram dois capítulos bem diferentes. Capítulo 1: Bungie. Capítulo 2: 343 Industries. Neste momento, penso que temos um público que está ansioso por mais. Por isso, não vamos tentar melhorar a eficiência do desenvolvimento, mas mudar a receita da forma como criamos os jogos Halo. Por isso, começamos hoje um novo capítulo.
Anteriormente, os jogos Halo eram executados no Slipspace Engine, que exigia uma grande parte da equipa para ser mantido.
Acreditamos que os hábitos de consumo dos jogadores mudaram – as expectativas quanto à rapidez com que o conteúdo está disponível. Em Halo Infinite, estávamos a desenvolver um conjunto de tecnologias que nos preparava em simultâneo para os jogos e para o seu futuro.
Elizabeth van Wyck, a diretora de operações dos Halo Studios acrescentou:
A forma como anteriormente criámos os jogos Halo já não funciona na visão que queremos criar jogos no futuro. Por isso, parte da conversa que tivemos foi sobre como ajudar a equipa a concentrar-se na criação de jogos, em vez de criar as ferramentas e motores.
A adoção do Unreal Engine 5 também significa que os Halo Studios podem criar jogos com um foco para satisfazer os fãs, mesmo que seja na configuração e criação de vários jogos em simultâneo.