Mais...
    InícioJogosAniversário de 15 anos de Silent Hill

    Aniversário de 15 anos de Silent Hill

    Silent-Hill-niver

    Quem diria que no dia 31 de janeiro de 1999 seria criada pela konami, uma das maiores franquias de survival horror, tornando se assim um ícone nesse género. Com sua história envolvente sobre um pai que se vê perdido em uma cidade desconhecida e tenebrosa, sem saber do paradeiro de sua filha, e ainda tendo que enfrentar criaturas assustadoras em meio a uma névoa.

    Embora o aniversário tenha ocorrido mês passado, este jogo merece ser lembrado. Pois ele marcou o género pelo seu estilo de terror psicológico, ao não dar de imediato aos jogadores as respostas criadas pela trama . Apesar do sucesso, seu começo se deu a insatisfação de alguns funcionários que estavam prestes a deixar a Konami, por falta de oportunidades de desenvolvimento de ideias próprias.

    Pela falta de direção, a franquia foi vista pelos executivos da companhia como um caso sem esperança, resultando na equipe um certo isolamento da empresa. Apesar dessa atmosfera a Team Silent, ainda possui liberdade de criação para tentar experiências novas no jogo.

    Com o sucesso do primeiro jogo, a Konami lançou a continuação “Silent Hill 2” em 2001. Esse novo jogo foi lançado inicialmente para o Playstation 2, mas posteriormente ganhou uma versão para Xbox.

    O título apresentava uma história dez anos após os acontecimentos do primeiro jogo, e com poder daquela geração, os gráficos se tornaram melhores, apesar de conservar a atmosfera muito similar ao seu antecessor. Com boas críticas, Silent Hill 2 obteve uma vendagem superior  1 milhão de cópias.

    Em 2003 outro título foi lançado, agora para as plataformas PS2 e PCs, e trazendo como protagonista a  criança do primeiro jogo, fez o título ter um salto na evolução dos seus controles, apesar da similaridade com os dos jogos anteriores.

    No ano de 2004 o título Silent Hill 4: The Room, foi lançado, e com a novidade do jogo não se passar na tenebrosa cidade de Silent Hill, mas sim na cidade de South Ashfield, colocando o protagonista Henry Townshend preso em seu apartamento, em busca de meio de escapar. E assim ele acaba passando por versões sombrias do seu prédio, até encontrar um serial Killer.

    Posteriormente outros títulos foram lançados (Silent Hill: Origins – 2007, Silent Hill:Homecoming – 2008, Shattered Memories – 2010, Downpour), mas já com produção de outras equipes. Seu último título foi Silent Hill: Book of memories, para PS Vita.

    Mas o jogo teve sua versão no cinemas, com o título Silent Hill: Revelação, apesar dos recursos 3D e de ser levemente baseado em Silent Hill 3, ele foi severamente criticado pela imprensa especializada e pelos fãs, os quais se queixaram da atuação dos atores, da história, da direção e dos efeitos. Tais coisas que tem sido recorrente na maioria de filmes baseados em jogos.

    Quanto a futuro de ainda está em suspenso, pois parece que a Konami colocou a franquia em modo de espera, pois a empresa está tentando encontrar uma maneira de reapresentá-la aos fãs e um novo público. Então vai levar um tempo até os fãs jogarem outro título da franquia.  

    Helder Archer
    Helder Archer
    Fundou o OtakuPT em 2007 e desde então já escreveu mais de 50 mil artigos sobre anime, mangá e videojogos.

    Artigos Relacionados

    1 COMENTÁRIO

    Subscreve
    Notify of
    guest

    1 Comentário
    Mais Antigo
    Mais Recente
    Inline Feedbacks
    View all comments
    Thiago Master
    Thiago Master
    15 , Julho , 2019 19:24

    um dos melhores survival horror q eu já joguei

    - Publicidade -

    Notícias

    Populares