Tornei-me fã de Call Of Duty desde o COD 3, para Xbox 360 e joguei a série até ao COD: Modern Warfare 2, que na minha opinião teve o maior impacto na série, contudo, parei de jogar os seguintes porque não só senti que a fórmula não estava a evoluir para onde eu queria, como também na altura voltei a jogar mais Playstation 3. Ainda assim continuei a ser fã da série, jogando sempre os seguintes, embora nunca de uma forma tão profunda. Após o COD dediquei-me a outros shooters como o Battlefield 3 e 4, Rainbow Six Siege, e na série Titanfall.

Como muitos devem ter aproveitado, foi disponibilizado o Call Of Duty: Black Ops 3 no mês de Junho, para subscritores da ps plus, durante a E3 de 2018, e decidi voltar a experimentar o jogo, tendo o jogado no lançamento de uma forma muito breve.

Após algumas horas, senti a nostalgia do que é jogar um COD, com um gameplay frenético, rápido, e com scoretreaks. Uma experiência que apenas COD consegue oferecer. Mesmo com a diferença dos saltos e com operadores que possuíam habilidades únicas, o gameplay e gunplay mantiveram-se fantásticos.

Agora tendo experimentado o Call Of Duty: Black Ops 4, esta é uma análise da beta numa perspetiva de alguém que abandonou a série por alguns anos, voltando agora e enfrentando estas mudanças.

Não importa o quanto o ambiente de jogo mude, sendo durante a Segunda Guerra Mundial, numa época moderna, ou até mesmo num futuro, COD sempre teve um gameplay muito similar, oferecendo uma experiência familiar. Há quem diga que difere bastante no ambiente futurístico com saltos e correr pelas paredes, com a criação de operadores e especialistas, mas defendo que em core gameplay, o jogo nunca teve grandes diferenças. Isto é, a jogabilidade sempre foi familiar e única, e é por isso que os jogadores fãs da série, se mantiveram.

Call Of Duty: Black Ops 4 muda bastaste aquilo que conhecemos e estamos familiarizados.

Para alguns, esta mudança deverá ser algo desconfortável, mas para quem já estava farto da fórmula, esta talvez muito bem-vinda, e uma boa altura de revisitar a série.

Se tiveste oportunidade de jogar um pouco da beta que ocorreu durante este final de semana exclusivamente para a PS4, notas logo as diferenças, um jogo mais tático, mais em equipa, sendo que os especialistas e as usas habilidades têm mais ênfase no jogo em relação aos scoretreaks.

A beta cobriu os modos tradicionais do multi jogador, com o modo Blackout a caminho em Setembro. Zombies apenas poderão ser experimentados quando jogo for lançado e talvez se pareça mais com o tradicional modo, mas até lá é apenas especulação.

Jogos da Treyarch normalmente têm tendência a introduzir mudanças na série, e o resultado desta beta é um jogo mais parecido com Rainbow Six Siege e Overwatch. Mas não fique assustado, quando digo parecido, ainda assim são quilómetros de diferença.

Ainda é muito cedo para dizer se esta nova fórmula irá agradar e suceder nos objetivos, mas por agora, embora diferente, continua divertido.

Tendo a Treyarch feito alterações naquilo introduzido por eles, os especialistas, agora com o iniciar de cada partida, seleciona-se um personagem com habilidades únicas, sendo de combate, armas especiais, suporte, e de defesa.

O meu favorito é o Nomad, que tem habilidade de chamar uma unidade K-9, um cão meio cyborg, que dá suporte ao jogador matando os oponentes com um único golpe, e patrulha a área. Pode ver no vídeo seguinte, um jogo em que exploro as habilidades de Nomad, numa partida de TDM, no mapa Payload.

Diferente dos scorestreaks, cada habilidade tem um contador (cooldown meter) que não é reiniciado com a morte do jogador, o que essencialmente pode ser usado uma vez por partida. Tendo ainda uma habilidade secundária, que tem uma taxa de disponibilidade muito maior, isto é, pode ser usado de forma frequente.

Todos os especialistas têm também uma seringa que serve para regenerar o HP ao máximo, sendo que esta já não regenera de forma automática como nos jogos passados. E esta é uma grande mudança, influenciando principalmente a velocidade de jogo, e a tomada de decisões do jogador.

Um novo modo também foi introduzido, Control, em que cada equipa tem de capturar pontos do mapa, alternando na defesa e ataque. O jogo é definido por rondas até uma equipa vencer 3, existindo um limite de vidas.

Basicamente, se tentar jogar Control como um modo típico de COD vai ser obliterado, principalmente jogando sozinho, sem comunicação. Este modo envolve mais tática e pode terminar muito rapidamente. Escolher os especialistas corretos e forma balanceada, controlar as entradas e saídas de forma coordenada é a chave para vitoria.

Caso este não seja o teu estilo de jogo, os modos clássicos irão continuar populares, como TDM, Domination, e Hardpoint. Embora estes irão ser afetados pelo balanceamento das equipas com a escolha dos operadores, não será tanto, a não ser que enfrentes uma squad completa de adversários com bastante coordenação.

Mesmo com estes modos familiares, as novas mecânicas de Black Ops 4 fazem com que estes se sintam diferentes, de uma forma que acredito ser positiva. Para os novos jogadores e outros que sempre tiveram dificuldades em fazer killstreaks para conseguir scorestreaks, têm agora as habilidades dos especialistas para usar e apreciar. Embora tal como disse, terá de haver uma consideração tática mesmo nos modos tradicionais. Mas de uma forma geral, é mais Call Of Duty, um jogo frenético e intenso.

A beta possui alguns erros e bugs que acredito que serão corrigidos com o lançamento do jogo, mas nada que impeça de jogar. Algum feedback dos jogadores já esta a ser levado em conta de acordo com a Activision.

Com estas mudanças, ainda não é claro se irão influenciar positivamente o futuro da série, mas devo dizer que estas novas mecânicas dão um ar diferente ao jogo, de uma forma divertida e acredito que algumas delas tenham potencial. Volto agora ao mundo do Call Of Duty ansioso para ver o que virá com o lançamento do jogo.

Call Of Duty: Black Ops 4 ainda terá uma beta no próximo fim de semana, para PS4, Xbox One, e PC, sendo que o jogo será lançado no dia 12 de Outubro de 2018.

 

Subscreve
Notify of
guest

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments