A GOG anunciou o GOG Preservation Program, uma iniciativa para garantir a compatibilidade de vários videojogos com configurações de PC modernas e futuras. A GOG está a utilizar os seus próprios recursos para tornar esta possibilidade uma realidade.
Em última análise, trata-se de um esforço conjunto para preservar a história dos jogos. Os jogos afectados são marcados com um selo “Preserved by GOG”, comunicando a sua compatibilidade para o futuro.
Até os manuais, DLC e outras funcionalidades em falta vão ser preservados ao máximo para oferecer as versões mais completas possíveis destes jogos. Adicionalmente, o compromisso da GOG com a instalação offline vai permitir que os jogadores continuem a ter acesso a estes títulos.
Maciej Golębiewski, o diretor-geral da GOG disse o seguinte num comunicado:
A GOG, fundada há 16 anos para preservar jogos, tornou 2024 fundamental com a restauração de Alpha Protocol e dos jogos clássicos de Resident Evil. Estes lançamentos incorporam o nosso trabalho: ressuscitar jogos construídos com tecnologia ultrapassada e sob medida que os criadores originais não podem mais manter. Com o Programa de Preservação da GOG, continuamos a nossa missão de fazer com que os jogos vivam para sempre.
Atualmente, mais de 100 jogos clássicos foram submetidos a este programa, sendo que a lista completa pode ser visualizada no sítio Web da GOG e ordenada no separador “Good Old Games.