Finalmente a PlayStation 5 começou a chegar às mãos dos jogadores e com ela o muito aguardado remake do jogo Demon’s Souls de Hidetaka Miyazaki pelas mãos da Sony Interactive Entertainment Japan Studio e da Bluepoint Games.

Demon’s Souls foi originalmente lançado em outubro de 2009 exclusivamente para a PlayStation 3 pela FromSoftware e muito rapidamente se tornou popular entre os jogadores quer pela sua atmosfera sombria, como também pelo seu gameplay que dava espaço a poucos erros. O jogador é colocado no coração de Boletaria, um reino de guerreiros que foi destruído após o aparecimento de uma névoa que trouxe consigo bestas e demónios que se alimentam das almas dos mortais.

Na sua demanda pelo poder, o 12.º Rei da Boletaria, o Rei Allant, apelou às Artes das Almas ancestrais, despertando um demónio do princípio dos tempos: The Old One. Com a invocação do The Old One, um nevoeiro incolor varre a terra, libertando criaturas tenebrosas que se banqueteiam com as almas dos mortais. Aqueles cujas almas lhes foram roubadas, perdem a cabeça restando-lhes apenas o desejo de atacar aqueles que ficaram saudáveis. Agora, Boletaria está isolada do mundo exterior e os cavaleiros que se atrevem a penetrar no denso nevoeiro para libertar a terra do seu sofrimento, nunca mais são vistos. Na pele de um guerreiro solitário que se aventurou no funesto nevoeiro, os jogadores têm de superar o maior de todos os desafios para conquistar o título de “Assassino de Demónios” e enviar o The Old One de volta para o seu trono.

Demon’s Souls é o sucessor espiritual de King’s Field que foi lançado para PlayStation 1 em 1994

Começam o jogo por selecionar o vosso tipo de corpo, são dadas duas opções A ou B, mulher ou homem. Depois irão ter de escolher entre 10 classes cada uma com os seus próprios atributos, vão encontrar desde o “soldado” com alta vitalidade e armadura, ao “caçador” com o seu machado, passando pelo “cavaleiro” apto para combate corpo-a-corpo, o “bárbaro” com a sua vida abundante, o “mágico” com os seus feitiços, “ladrão” para ataques indiretos, “realeza” com o seu anel raro, etc… e claro terminamos com a “oferta inicial” que atua como uma espécie de habilidade passiva oferecendo determinado beneficio ao longo do jogo, vão poder escolher entre 9 ofertas.

Partem depois para a configuração da aparência da personagem, sendo oferecido aos jogadores um robusto sistema de personalização onde se quiserem vão perder muito tempo a ajustar ao pormenor a aparência da vossa personagem.

Depois de tudo isto e de ajustarem todos os parâmetros estão prontos para a grande aventura, começam com uma espécie de tutorial básico e quando entram na grande aventura… morrem!

A aventura começa com a tua morte!

O gameplay continua tal como o seu original imperdoável e vão através da tentativa e erro aprimorar a vossa técnica, aprendendo a melhor maneira de ultrapassar os adversários, estudando os seus padrões de ataque e as suas fraquezas. Claro está que os subscritores Playstation Plus mais atrapalhados para ultrapassar determinada área do jogo se quiserem têm acesso no jogo a pequenos vídeos que mostraram como superar algumas áreas.

Para aqueles que nunca jogaram o original e não estão familiarizados com as mecânicas do jogo fica de seguida um breve resumo do que podem esperar. Em Demon’s Souls a principal moeda do jogo são as almas dos inimigos derrotados que vão utilizar para melhorar a personagem e comprar artigos. Devem estar preparados para a frustração de morrer, e depois morrer e depois morrer novamente, e embora seja penalizador para o jogador este conceito faz parte da base do jogo e do que o torna especial e desafiante, a morte é basicamente o preço que têm de pagar por conhecimento.

A morte é o preço que têm de pagar por conhecimento!

Demon’s Souls vai premiar os jogadores que perdem mais tempo a explorar o seu ambiente pois encontraram muitos atalhos escondidos que facilitarão a vossa progressão. Devem igualmente estar atentos ao vosso inventário, ele é finito e está associado ao peso que podem carregar. Todos os itens têm um peso associado e devem ponderar muito bem o que vale a pena carregar, pois vão ficando mais lentos à medida que vão carregando mais itens e na derradeira altura de se desviarem de um ataque isso vai influenciar se se desviam a tempo ou nem por isso.

Importante também será dominar o sistema de bloqueio do ataque do inimigo e consequente contra-ataque poderoso. Para os novatos uma abordagem de ataque à distância com magia poderá ser a melhor solução enquanto que os veteranos e os menos pacientes quererão especializar-se com combate corpo-a-corpo.

Em Demon’s Souls vão encontrar a “Tendência do Mundo”, basicamente mostra a vossa posição no mundo consoante o vosso comportamento no jogo. De uma gradação que vai do Puro Preto ao Puro Branco, a “tendência” é influenciada diretamente pelos vossos atos, derrotar um boss ou ajudar outro jogador no multiplayer inclina a tendência para o Branco, enquanto que matar um jogador ou NPC inclinar a tendência para o Preto, e terão de lidar com as suas consequências. A Tendência Branca torna o jogo mais fácil, quanto mais próxima estiver do Branco Puro, os inimigos causam menos dano e têm menos vida, mas também oferecem menos almas e itens. A Tendência Preta torna o jogo mais difícil, os inimigos têm mais vida, mas também deixam cair itens mais valiosos e oferecem mais almas quando são derrotados.

Morrer, combater,  aprender, morrer, repetir…

Série Souls:

Demon’s Souls – 2009

Dark Souls – 2011

Dark Souls II – 2014

Bloodborne – 2015

Dark Souls III – 2016

Dark Souls Remastered – 2018

Demon’s Souls Remake – 2020

Tal como é necessária muita perícia para ultrapassar a dificuldade de Demon’s Souls também a Bluepoint Games teve a perícia de conseguir com sucesso recriar um ambiente icónico mantendo-se fiel ao material de origem sem afetar negativamente a experiência. Mas tal não implica deixar de fora a inovação, foram introduzidas novas armas, armaduras e até um sistema de resistência a danos temporários como veneno ou fogo.

Demon’s Souls foi completamente reconstruido para poder tirar partido de todo o potencial que a PlayStation 5 tem para oferecer, o que significa gráficos em alta resolução que são disponibilizados ao jogador em duas opções, o modo “Cinemática” que coloca o jogo a correr a 4K a 30 frames por segundo ou então o nosso preferido neste jogo, o modo “Desempenho” com o jogo a correr a 60 frames por segundo num 4K dinâmico. A velocidade da Playstation 5 é também algo a ter em conta, os loadings são escassos segundos e nem chegam a perder o ritmo quando morrem e passado um par de segundos já estão novamente a correr.

As funcionalidades do DualSense, o comando da Playstation 5, também são utilizadas em Demon’s Souls, com o comando a transmitir os ataques, danos e perigos que nos esperam naquele mundo tenebroso, e até a fricção da nossa espada com o metal e os inimigos. No jogo podemos escolher no modo de vibração três modos, desligado, normal e para aqueles que não têm medo de sentir as sombras na ponta dos dedos, o modo “imersivo”. Podem também numa barra selecionar a intensidade da vibração do comando como também desligar o altifalante do Dualsense. Não recomendamos desativar nenhuma destas opções pois estarão a passar completamente ao lado de todo o potencial que este jogo tem para oferecer.

Falando ainda da componente visual Demon’s Souls não possui a badalada tecnologia ray tracing sendo que os efeitos visuais foram conseguidos utilizando outras técnicas de iluminação e podemos atestar que com sucesso, o mundo de Demon’s Souls é deliciosamente belo e tenebroso, e para isso muito contribui o seu jogo de luzes. Graficamente mantendo a fidelidade ao original podem esperar um mundo muito detalhado e definido que vão gostar de explorar e até tirar alguns screenshots.

Demon’s Souls é o mais belo jogo de lançamento da Playstation 5

Outro ponto que também recebeu a atenção da Bluepoint Games foi a componente musical deste remake de Demon’s Souls. A tarefa pela frente era certamente difícil e recriar a banda sonora de Shunsuke Kida não seria fácil, mas o resultado final faz justiça ao jogo de 2009, com uma banda sonora atualizada, moderna, mas ao mesmo tempo fiel ao original mergulhando o jogador naquele mundo de sobras.

Remake de Demon’s Souls - Análise

Em Demon’s Souls poderão sentir a falta de algumas mecânicas encontradas em alguns RPG modernos, mas devem ter em consideração que o objetivo estabelecido pela Bluepoint Games nunca foi a criação de um jogo completamente novo utilizando apenas o nome “Demon’s Souls“, mas sim respeitar a obra original (incluindo as suas mecânicas) e trazer para a nova geração um icónico jogo amado por muitos e isso podemos atestar com certeza de que foi conseguido em pleno.

Obrigatório para os fãs da série Souls

Demon’s Souls é assim um jogo obrigatório para os fãs da série Souls, é um belo e competente remake que faz justiça ao original, modernizando o jogo, mas não se afastando dos seus valores e “alma”.

Subscreve
Notify of
guest

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments