
O criador do manga Bokutachi wa Benkyou ga Dekinai (We Never Learn), Taishi Tsutsui, comentou o cancelamento do manga Act-Age após a prisão do autor Tatsuya Matsuki por abuso de menores.
Tsutsui escreveu em uma mensagem já apagada em seu Twitter que:
“No caso do Act-Age, quando se trata das vítimas e da Usazaki-sensei e considerando os sentimentos do departamento editorial e daqueles envolvidos na peça de teatro, as palavras não podem expressar arrependimento, ressentimento , e a tristeza que sinto como fã … Isso me faz perceber vivamente como é necessário ter em mente como as pessoas importantes ao seu redor se sentem o tempo todo. “
O manga Act-Age foi finalizada no capitulo 123 que foi publicado na edição da revista Weekly Shonen Jump do dia 11 de agosto após decisão do departamento editorial da revista ter consultado a ilustradora Shiro Usazaki.
Em baixo podem ler o comunicado oficial.
Matsuki Tatsuya, o escritor de Act-Age, foi preso em 8 de agosto de 2020.
O departamento editorial leva esta situação muito a sério, e depois de confirmar o assunto e discuti-lo com Shiro Usazaki Sensei, a artista da série, chegamos à conclusão de que é impossível continuar com a sua serialização. O capítulo que está na edição combinada 36/37 da Weekly Shonen Jump será o capítulo final.
É extremamente lamentável ter que terminar uma série que tem recebido tanto apoio de tantos leitores desta forma. No entanto, esta decisão foi tomada devido à natureza do incidente e porque a Weekly Shonen Jump reconhece o peso de sua responsabilidade social.
Oferecemos os nossos mais profundos pesares e desculpas aos nossos leitores. Este é um momento difícil para Usazaki Sensei, mas o departamento editorial oferece a Usazaki Sensei o nosso apoio e incentivo para trabalhos futuros.
Informações sobre volumes de novels e publicações e eventos relacionados serão anunciados assim que forem decididos.
10 de agosto de 2020
Departamento Editorial da Shonen Jump
O incidente ocorreu no dia 18 de junho, por volta das 20h. Matsuki de bicicleta aproximou-se por trás tocou e assediou uma menina do ensino médio que tinha entre 12-15 anos de idade. Aproximadamente 1 hora depois, ele assediou outra menina da mesma forma.
Tatsuya Matsuki, quando apresentado com a filmagem CCTV dos dois incidentes com ele supostamente a agredir sexualmente duas meninas, confirmou que “não há dúvida” de que o homem na filmagem era ele.
Footage of Tatsuya Matsuki's arrest https://t.co/TUw5mkWbIh pic.twitter.com/UTrFY6DfLo
— Act-Age? (@ActAgeManga) August 9, 2020
Act-Age é um manga que começou a ser publicado em janeiro de 2018 fazendo parte da iniciativa JUMP START que tem como objetivo criar as próximas grandes obras da Jump. A obra é publicada com historia de Tatsuya Matsuki e arte da ilustradora Shiro Usazaki.
A história acompanha Kei Yonagi que vem de uma família pobre cujo pai a abandonou juntamente com os seus dois irmãos mais novos, deixando-a encarregue de cuidar da família depois da morte da sua mãe. Quando apareceu a oportunidade de perseguir o seu sonho de se tornar atriz, Yonagi aproveita a chance. Chamando a atenção do diretor Sumiji Kuroyama, a oportunidade de Yonagi brilhar tinha chegado. No entanto, o talento de Yonagi para atuar vem da sua habilidade extrema e inata para o Método de Atuação, que várias pessoas notam como potencialmente auto-destrutivo.
esse caso vai dar mais confusão ainda, se os politiocs de fora do japão, ficarem sabendo,ai sim vão dizer que mangas incentivam a pedofilia e toda sua argementação vai gerar mais prejuizos a Jump
Basicamente ele ficou decepcionado com o Triste fim da Obra, é tenso mesmo ter que engolir o Cancelamento uma Boa Obra por causa de uma Bosta que o autor fez.
Tenso.?
por que será que ele apagou? Acho que algum pessoal da Jump pediu pra ele não comentar sobre, se for, sem motivo isso.
é bem possivel,a jump quer que esse caso seja esquecido o mais rapido possivel.
Já que isso afeta a imagem da editora como um todo
Eu prefiro não entrar em maiores detalhes, porque não tenho nada de bom pra falar sobre esse autor, as atitudes dele e tampouco os desdobramentos delas. Foi um verdadeiro efeito dominó de tragédias.
Autor desgraçado (do Act-Age) nunca vou conseguir esquecer a desgraça que essa anta fez
Cara eu não sei não, esqueceram o lance com o Shimabukuro que foi bem mais grave que esse aí, o cara voltou até a publicar na própria Jump(Toriko no caso), espero sinceramente estar enganado e que os tempos tenham mudado em relação a esse tipo de coisa. Mas os precedentes não são favoráveis a uma punição contínua e nem pesada.
Explica ai esse caso do Shimabukuro??
Ele publicava desde 1996 Seikimatsu Leader den Takeshi!(Weekly ShonenJump), e foi preso em 2002(lógico que encerraram o mangá), acusado de aliciamento para prostituição infantil, ele pagou uma menor de idade por sexo, foi preso e tudo mais, ele foi solto posteriormente e advinha, em 2008 começou a lançar Toriko, pela mesma revista!