Autora de Ranma 1/2 e Inuyasha recebe medalha do Japão com fita roxa

Rumiko Takahashi
Rumiko Takahashi

O governo japonês anunciou na segunda-feira (2 de novembro) que a mangaká Rumiko Takahashi vai receber aa medalha de outono de 2020 com fita roxa. A medalha é concedida a “indivíduos que contribuíram para o desenvolvimento académico e artístico, melhorias e conquistas”.

Rumiko Takahashi estreou-se como mangaká em 1978 e criou mangás como Urusei Yatsura, Maison Ikkoku, Mermaid Saga, Rumic Theater, Ranma 1/2, One-Pound Gospel e Inuyasha.

na sua carreira de mais de quatro décadas, muitos dos seus trabalhos tornaram-se internacionalmente populares e inspiraram animes e adaptações live-action.

Rumiko deu por terminado o seu mangá RIN-NE em dezembro de 2017 na revista Weekly Shonen Sunday. O 40º e último volume do mangá foi lançado no Japão em janeiro de 2018. Ela lançou um novo mangá intitulado MAO em maio de 2019.

O mangá Inuyasha de Rumiko também está a inspirar um spinoff anime atualmente em exibição intitulado Yashahime: Princess Half-Demon (Hanyō no Yasha-hime), que estreou em 3 de outubro.

Receberam anteriormente a medalha com fita roxa:

  • Mangaká Shigeru Mizuki em 1991
  • Fujio Akatsuka em 1998
  • Cofundador do Studio Ghibli, Isao Takahata em 1999
  • Mangaká Leiji Matsumoto em 2001
  • Mangaká Tetsuya Chiba em 2002
  • Compositor e colaborador do Studio Ghibl, Joe Hisaishi em 2009
  • Harumi Miyako em 2010
  • Mangaká Ryohei Saigan em 2010
  • Mangaká Moto Hagio em 2012
  • Mangaká e diretor anime Katsuhiro Otomo em 2013
  • Mangaká Keiko Takemiya em 2014
  • Diretor anime Keiichi Hara em 2018
  • Mangaká Osamu Akimoto em 2019

O presidente da Crypton Future Media e o “pai” figurativo da idol virtual Hatsune Miku, Hiroyuki Itō, também recebeu uma medalha com fita azul em 2013. A medalha é “concedida a indivíduos que fizeram esforços prósperos nas áreas do bem-estar público e educação.”

Subscreve
Notify of
guest

9 Comentários
Mais Antigo
Mais Recente Mais Votado
Inline Feedbacks
View all comments
Ronaldinho Gaucho
Ronaldinho Gaucho
3 , Novembro , 2020 3:55

Ela fez ótimos mangás, pena que os últimos não gostei muito.

Alnelo
Alnelo
3 , Novembro , 2020 3:55

Mais que merecido! Suas obras inspiraram milhares de artistas e futuras obras, tanto que até os dias atuais, muitos autores tentam imitar um pouco dessa “formula de bolo de chocolate” que a Rumiko, sabia bem fazer e desenvolver. Maison Ikkoku é um dos melhores animes de “comédia romântica” que eu já vi, com elementos que hoje em dia estão em falta no ramo dos animes modernos, recomendo fortemente para quem tem curiosidade e vontade de acompanhar um anime antigo.

Victor-san
Victor-san
Reply to  Alnelo
6 , Novembro , 2020 3:16

Maison é sensacional, sem forçar a barra, personagens carismáticos e trilha sonora perfeita, recomendo a qualquer um assistir.

Sasuke ペ ン ド ラ ゴ ン
Sasuke ペ ン ド ラ ゴ ン
Reply to  Alnelo
6 , Novembro , 2020 3:17

Vdd, ñ só Maison, como Urusei, Ranma e o própria Inu sãos obras q recomendo a qualquer um ler/assistir… Obras como Kimagure Orange Road, Yawara q tinha essas inspiração dela! Uma excelente autora.

♛ Mคster : Hirøshi ♛
6 , Novembro , 2020 3:16

Muito merecido, ela fez mangás bem Legais, em especial Inuyasha que Curti muito.

toygame
toygame
6 , Novembro , 2020 3:17

Espero que algum dia terminem o anime de Ranma 1/2 que ficou inccompleto

Fabricio Lucas
Fabricio Lucas
Reply to  toygame
14 , Fevereiro , 2021 23:07

ela pelo visto n ta interessada em terminar infelizmente, bem que ela poderia lançar mais ov´as ou fazer um filme cm o ultimo arco e pelo menos encerrar a obra achei uma puta sacanagem, deixarem incompleto o anime.

toygame
toygame
Reply to  Fabricio Lucas
16 , Fevereiro , 2021 16:59

Mas o manga foi finalizado ou não?Por que se sim,isso depende de algum estudio para animar a parte final que falta

Fabricio Lucas
Fabricio Lucas
Reply to  toygame
16 , Fevereiro , 2021 19:01

Vi que em 2014 a pierrot se ofereceu pra animar. mas ela se negou vender os direitos pq queria mais dinheiro por ranma, acho que na vdd ela n quer msm finalizar a obra em anime. e sim o manga foi terminado. Eu fico triste pq queria o final em anime tem tanta luta massa que ainda aconteceria. So o final que eu n gostei mas msm assim queria a continuação da serie.