Revista Ribon deixa de ter mangás com cigarros

2

Revista Ribon deixa de ter mangás com cigarros

A indústria tabaqueira continua a ter uma forte presença no Japão e durante muito tempo era muito comum ver mangás com personagens que fumam, mas com o passar dos anos o cigarro foi desaparecendo e ficamos agora a saber que a revista Ribon proibiu a cigarros nos seus mangás.

A mangaká Chinami Tsuyama (High Score) revelou no seu twitter que não haverá mais cenas nos seus mangás onde os personagens seguram cigarros devido a restrições impostas pela revista Ribon. No mesmo tweet, ela também mencionou que há três anos lhe foi dito para ela não desenhar cigarros que emitissem fumo, e mesmo assim ela ficou surpresa com o quão apertadas eram as restrições.

Como Tsuyama achou os cigarros úteis como uma maneira de transmitir as personalidades dos seus personagens, ela decidiu perguntar aos seus leitores via Twitter que tipo de alternativa ela deveria tentar com os seus personagens.

Depois destes seus tweets serem relatados por vários meios de comunicação japoneses, Tsuyama escreveu um tweet mais tarde, salientando que ela está a falar apenas sobre o que lhe foi dito, e que ela não pode comentar sobre o que acontece noutras revistas, ou sobre como outros mangás serializadas na Ribon serão afetados.

Ela também revelou que, embora os cigarros tenham sido proibidos, os seus editores permitem que ela desenhe outras coisas que seriam consideradas arriscadas numa revista para meninas, como mostrar um personagem masculino apenas de cueca, declarando-se a uma menina num parque temático.