Roteiro inédito revela que Shigeru Mizuki queria retratar a derrota do Japão na Guerra

O mangaka e historiador Shigeru Mizuki criou obras como GeGeGe no Kintaro e Hitler e é considerado como um dos pioneiros por popularizar obras com temáticas de Yokais. Um de seus maiores sucessos foi o manga Onward Toward Our Noble Deaths, a obra retrata as experiências do mangaka durante a Segunda Guerra de “forma positiva” mas parece que Mizuki não gostaria de ter mostrado a historia da obra daquela forma.

A filha mais nova do mangaka descobriu no mês de maio um roteiro escrito a mão pelo próprio Mizuki enquanto estava arrumando o Mizuki Production Studios. No roteiro existem desenhos de flores e insetos em seu final, mas Mizuki também descreve como foi escrever sobre a Segunda Guerra para a revista Shonen Senki.

O mangaka escreveu que “Os meninos só lêem até o ponto da Batalha de Guadalcanal. Portanto, com isso em mente, eu devo descrever a guerra de forma positiva – caso contrario, os livros não venderão. Não é possível escrever o que você é realmente. Não é assim que os quadrinhos de manga são vendidos.” Mizuki também escreveu no roteiro que queria “criar um manga sobre a derrota [do Japão] na guerra” mas que ele não tinha permissão.

A filha mais velha de Mizuki e chefe da Mizuki Productions, Naoko Haraguchi, revelou achar que o desejo de seu pai era retratar a derrota do Japão na Segunda Guerra no manga Onward Toward Our Noble Deaths e disse que, após ler o roteiro do mangaka, percebeu que existia um conflito interno nele sobre este assunto. De acordo com a Mizuki Productions, este roteiro inédito de Mizuki pode ter sido escrito no final da década de 1960 para a revista Garo, mas a obra nunca chegou a ser publicada.

O roteiro inédito do mangaka Shigeru Mizuki será publicado pela Kodansha no dia 3 de outubro no livro Kashihon Senki Manga-shu 6 Zetsubou no Ozora Hoza, que faz parte da serie de livros Mizuki Shigeru Manga Taizen-shu (Shigeru Mizuki Manga Complete Works Collection).

Mizuki nasceu em Osaka em 1922 e cresceu na prefeitura de Tottori. Ele foi recrutado pelo Exercito Imperial durante a Segunda Guerra Mundial e durante um bombardeiro, das Forças Aliadas a Rabaul (na atual Nova Guine), Mizuki foi gravemente ferido no braço esquerdo, que posteriormente teve de ser amputado. Após a guerra o mangaka veio a retratar seu tempo nas forças armadas em diversas obras, principalmente em Onward Toward Our Noble Deaths. O mangaka veio a falecer em novembro de 2015 aos 93 anos.

Um fã de animes, cinema, games, séries e com um gosto musical incomum. Membro brasileiro do OtakuPT e formado em Processos Fotográficos.