Mais...
    InícioNacionalJapan Week por Ouroboros

    Japan Week por Ouroboros

    Aqui colocamos um artigo enviado pelo utilizador Ouroboros sobre a sua visita ao Japan Week que este ano se realizou na cidade do Porto.

    A seguir à entrada podem ver um conjunto de vídeos e galeria de fotos da sua autoria.

    Foi dia 23 de Novembro que visitei a Japan Week, uma terça feira. Algo que reparei quando lá cheguei é que havia um considerável movimento de pessoas dentro da Galeria, a exposição realizou-se nas Galerias da Biblioteca Municipal Almeida Garett.

    Pessoas de várias idades, estavam até a entrar vários grupos de crianças acompanhadas por educadoras e professoras, circulavam e pediam de quando em vez informações aos prontamente prestáveis guias que se encontravam á porta. A primeira parte que visitei encontrava-se no piso superior da galeria, lá estavam em exposição várias caligrafias do Instituto de Investigação Shodo Jornal num espaço muito amplo e bem aproveitado, permitindo uma maior atenção a cada uma das caligrafias.

    De volta ao piso inicial encontravam-se do lado direito duas bancas, aquelas que me chamaram mais a atenção pela negativa devido a não terem lá ninguém a representar o grupo, uma arte em comida por assim dizer pois aquele era o modo de preparar os pratos no restaurante e outra de arranjos florais. Depois destas bancas seguia-se a mesa mais colorida e, provavelmente, a mais visitada da exposição, a mesa de Origami.

    Sentadas estavam várias voluntárias que muito simpaticamente ajudavam e ensinavam qualquer pessoa a fazer simples, ou mais complexas figuras de origami, depois de um volta à mesa rapidamente me convidaram a sentar e aprender um pouco mais da arte de dobrar papel. Em pouco mais de meia hora aprendi a criar três figuras de origami, uns sapinhos saltites, uma girafa/lama que infelizmente saiu veado porque errei um pequeno passo e um morcego, este apenas seguindo um dos livros que se encontravam na mesa. Durante as horas em que estive na mesa, depressa surgiu a ideia de criar um mini jardim zoológico de origami por parte de uma das voluntárias, a criar animais de papel vi muitas pessoas, mais de duas dezenas sentarem-se e com mais ou menos experiência todas criarem algo e com um sorriso de levantarem carregando a sua figurinha de origami. Depois desta mesa encontrava-se mais uma com arranjos florais muito belos.

    Do outro lado da sala estavam uma \”banca\” onde se podia pedir o nosso nome escrito em caligrafia japonesa, também esta muito concorrida e sendo sempre atendidos por voluntários com enormes sorrisos apesar de nem sempre perceberem o que os visitantes diziam. Ao lado a exposição da Câmara Municipal de Nagasaki era talvez a mais séria mas também uma das mais interessantes, para além das muitas fotografias e ilustrações podiam-se ler pequenos trechos de texto, alguns como legendas da imagens, com curiosidades e factos históricos contando um pouco vida da Cidade Nagasaki.

    De seguida viam-se pequenas exposições da \”Escola Shoto – Arranjos Florais (Ikebana)\”, \”ARTEAR\”, \”Colecção de ilustração e poesia de Kyoto Miyama\”, e \”Atsuko Kitamura – Atelier OPA – One Point Art\” onde pude ver verdadeiras obras de arte, sempre ao estilo tradicional japonês. Infelizmente tenho a impressão que me está a faltar o nome de uma das exposições e por isso peço desculpa. Na última exposição, a ARTEAR a representante foi muito simpática ao conversar comigo e me explicar um pouco do grupo e que muito do que era visível tinha sido feito por crianças.

    A fundação MOA de Portugal tinha presença e contribuía em várias das pequenas exposições, uma das quais sobre arranjos florais no qual os participantes tinha direito a uma flor e ao conhecimento de um pouco da filosofia de Mokichi Okada. Por fim, no ponto mais afastado da sala, existia um espaço, que viria a encher completamente, reservado á Cerimónia do Chã que apenas teria lugar às 18:30. Durante esta, também dirigida pela Fundação MOA pelo que percebi, houve sempre o acompanhamento e explicação passo a passo da história e importância desta para além da explicação do que estava a acontecer. Quem estivesse inscrito na cerimónia tinha direito a provar o chã que era preparado.

    Do ponto de vista mais pessoal achei uma excelente exposição quer para quem não conhece minimamente a cultura japonesa quer para quem já sabe um pouco mais sobre esta. O acompanhamento dos visitantes por parte da organização/voluntários era sempre presente e sempre muito prestável. A Cerimónia do Chã foi muito interessante, particularmente porque há alguns anos que queria assistir a uma, apesar de não ter sido no estilo tradicional como aparentemente foi no Domingo anterior. Do meu prisma uma boa iniciativa para promover o Japão e a sua cultura no nosso país. Para além destas actividades na Galeria da Biblioteca Municipal existiam uma exposição \”Festival de Arte Japonesa\” no Museu Nacional Soares dos Reis e vários espectáculos de entrada gratuita no Teatro Municipal Rivoli.

    thumbs_japanweek-1

    thumbs_japanweek-2

    thumbs_japanweek-3

    thumbs_japanweek-4

    thumbs_japanweek-5

    thumbs_japanweek-6

    thumbs_japanweek-7

    thumbs_japanweek-8

    Helder Archer
    Helder Archer
    Fundou o OtakuPT em 2007 e desde então já escreveu mais de 50 mil artigos sobre anime, mangá e videojogos.

    Artigos Relacionados

    3 COMENTÁRIOS

    Subscreve
    Notify of
    guest

    3 Comentários
    Mais Antigo
    Mais Recente
    Inline Feedbacks
    View all comments
    Ouroboros
    Ouroboros
    5 , Dezembro , 2010 23:47

    Peço imensa desculpa por ter demorado tantos dias para conseguir um pouco de tempo para escrever o texto. Espero que as fotos façam jus ao excelente trabalho e arte que encontrei lá.

    Bushido
    Bushido
    5 , Dezembro , 2010 21:55

    foi pena ter estado a trabalhar nesses dias 🙁

    Hyake
    Hyake
    5 , Dezembro , 2010 17:40

    =O

    - Publicidade -

    Notícias

    Populares