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    O que estamos a ver – 11 de Março de 2024

    De uma forma resumida, falamos um pouco sobre o que vimos e deixamos o convite para em baixo nos comentários dizerem o que viram e jogaram na última semana.

    Bruno Reis

    Captain Tsubasa S2 (22)

    Retiro o que disse sobre o árbitro no episódio da semana passada, afinal o Sr. Juiz também soube ser isento e não ceder à pressão da equipa da casa. Estes desenvolvimentos deram azo a um desafio mais equilibrado com as seleções de juniores da França e do Japão de taco a taco enquanto exibem as suas melhores táticas. O episódio também ofereceu-nos uma visão mais profunda do que futebol é ou devia ser, isto porque no desporto rei não existem classes ou etnias. Também pode atuar como uma terapia porque como vimos com o capitão da seleção francesa o futebol foi uma forma de liberdade porque enquanto driblava não existiam classes sociais, apenas alegria e muitíssima liberdade. Na realidade gostei como Captain Tsubasa retratou esta realidade porque soube ser frontal, afinal também relata a realidade atual do bullying e pressão familiar para atingir objetivos que embora não exista muito nesta parte do mundo, no Japão continua a ser a causa de alguns suicídios entre os jovens.

    Urusei Yatsura (2022) (32)

    Urusei Yatsura concluiu o célebre episódio do fabricante de realidades Inaba. Apesar de ser um episódio bastante repetitivo em situações, existiu um acontecimento muito interessante que talvez tenha passado despercebido entre muita diversão alguma insanidade animada e humorada. Ataru finalmente assiste ao seu futuro ideal, ou seja, um Harém com todas as beldades de Tomobiki e galáxias nas suas proximidades. Contudo, neste verdadeiro paraíso na terra faltava um elemento, a Lum que após o Ataru desta realidade vender todos os seus pertences para proveito próprio, a jovem Oni abandonou o seu congestionado apartamento. Nesta realidade assistimos aos verdadeiros sentimentos que Ataru sente por Lum, tanto que entra em depressão e até diz em alto e bom som que se a Lum não estiver presente que não vale a pena nada. Estes momentos muitas vezes são apresentados fora das cortinas dado que a maioria é assistida pelos leitores/espetadores e não pelas outras personagens para demonstrar que a luxúria do Ataru é uma fachada e que afinal é um jovem com um grande coração, na verdade julgo que esta personagem é uma das mais complexas criadas pela Rumiko Takahashi e só mesmo no episódio da fantasminha que ficou presa ao mundo por nunca participar num encontro é que vamos presenciar a sua dimensão e benevolência, realmente espero que este episódio seja adaptado nos cours que restam porque é o que melhor faz jus ao Ataru. Para concluir esta viagem a um dos possíveis futuros, Ataru tenta a todo o custo salvar a realidade onde se casa com a Lum, simplesmente por vislumbrar que o seu interior assiste ao o sorriso de alegria da sua noiva, que soubemos que é bem poderosa! não faltaram momentos onde exibiu o seu poder de eletricidade, só gostava ter visto os seus movimentos fossem vistos na dimensão de Mad Max ou Hokuto no Ken, que infelizmente terminou demasiado cedo.

    Shangri-La Frontier (21)

    Certamente que nas vossas vidas de jogadores ou simplesmente numa conversa social que falaram de tudo e mais alguma coisa sem nexo, este episódio de Shangri-La Frontier foi focado basicamente neste elemento e apresentou Sunraku, Oikatzo e Pencilgon a estreitarem a sua relação num bar enquanto festejavam o seu triunfo sobre o monstro único Weathermon. No entanto, num fundo, mesmo no fundo senti que tivemos o final de um ciclo onde um grupo de três jogadores de vidas diferentes e gostos comuns se uniram para a abrir o próximo capítulo do jogo divino.

    Delicious in Dungeon (10)

    Embora Delicious in Dungeon não tenha preparado um prato principal requintado pudemos sem dúvida cheirar o seu aroma neste episódio que realmente teve de tudo. Desde um lore aprofundado da animosidade entre elfos e anões, comédia com fatos de sapos, diversos flashbacks do grupo atual e anterior, como a masmorra é uma necessidade, e a um agradecimento precoce de Laios para cada membro. Para a maioria este episódio não ofereceu grandes desenvolvimentos, mas se acompanharam o grupo na degustação dos controversos, porém deliciosos pratos, podem crer que até se vão sentir como parte do grupo, porque também acompanharam a sua viagem até ao seu destino e batalha final contra o poderoso Dragão Vermelho.

    Dragon Ball (59)

    Para agradecer à grande obra que Akira Toriyama proporcionou a todos nós vou ocasionalmente selecionar alguns dos momentos e episódios mais marcantes de Dragon Ball. Sempre senti que Tao Pai Pai desde sempre foi uma personagem um pouco esquecida, diria mesmo menosprezada. Este cruel assassino foi o primeiro grande perigo para Son Goku, mas como o seu fim foi um pouco “cómico” penso que ficou entre as entrelinhas. No entanto, não nos podemos esquecer como foi apresentado. O General Blue da Red Ribbon Army, foi uma personagem que conseguiu rivalizar com o poder de Krilin numa luta e Tai Pai Pai consegui terminar com a vida do excêntrico comandante ao recorrer apenas com a sua língua. Este efeito associado à crueldade e facilidade de como abalou o mundo do Goku, ou seja, ao invadir a Terra sagrada de Korin, acabar com a sua paz e assassinar Bora, o gentil e poderoso pai de Upa fez Goku pela primeira vez o espetador sentir que Son Goku tem finalmente um adversário à altura e imprimir perigo na vida do jovem rapaz, afinal até ao momento Goku era visto como um super-homem e nunca tinha enfrentado alguém que pudesse colocar a sua vida em perigo. Associado à icónica banda sonora de Kikuchi e às postcard memories no final do episódio dou por mim a pensar que este foi o primeiro, de muitos, onde Goku perdeu a sua inocência.

    Bruno Reis
    Bruno Reis
    Vindo de vários mundos e projetos, juntou-se à redação do Otakupt em 2020, pronto para informar todos os leitores com a sua experiência nas várias áreas da cultura alternativa. Assistiu de perto ao nascimento dos videojogos em Portugal até à sua atualidade, devora tudo o que seja japonês (menos a gastronomia), mas é também adepto de grandes histórias e personagens sejam essas produzidas em qualquer parte do globo terrestre.

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